CURSO PESQUISA DE MERCADO:
COMO REVELAR OS COMPORTAMENTOS E TENDÊNCIAS DOS CONSUMIDORES?
A melhor maneira de uma empresa criar valor em seu mercado e se destacar dos seus concorrentes é conhecer o seu consumidor mais do que qualquer um.
Esta é uma vantagem competitiva difícil de ser copiada.
Por isso, a Markka Consultoria reuniu um time de acadêmicos e profissionais atuantes no mercado para oferecer um curso amplo e profundo, com as principais ferramentas de pesquisa.
O curso, dividido em 7 módulos, irá capacitar os profissionais a elaborarem suas estratégias de marketing baseadas em dados sobre o mercado, o consumidor e os concorrentes tornando o processo decisório mais analítico, consistente e com riscos minimizados.
Um profissional com habilidade na elaboração e análise de pesquisa gera mais valor para a empresa e aumenta o seu valor no mercado.
A quem se destina o curso:
• Tomadores de decisão: gestores de marketing, empresários e empreendedores.
• Analistas e Assistentes de Marketing que precisam elaborar pesquisas ou contratar o serviço de um fornecedor.
• Estudantes de Marketing, Comunicação, Administração.
Objetivos do curso:
• utilizar dados primários e secundários para tomada de decisão mais embasada
• solicitar pesquisas de forma mais correta e precisa
• analisar relatórios de pesquisa
• elaborar e executar um projeto de pesquisa, da primeira à última etapa do processo
• selecionar ou avaliar a adequação do método e técnica de pesquisa para cada uma das situações e contextos de negócio
Quando: de 09/01/18 até 30/1/18 (terças e quintas), das 19h às 22h
PROGRAMA DO CURSO:
Módulo I: Por onde começar? 9/1
Palestra de Abertura: Professor: Everardo Rocha
Professora do módulo: Karine Karam
Everardo Rocha é Professor-Associado do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ. Mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação da UFRJ. Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ. Graduado em Comunicação Social pela PUC-Rio. Publicou 20 livros e dezenas de capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Atua na área de Comunicação, com ênfase no estudo da Narrativa Publicitária e das relações entre Cultura e Consumo.
Karine Karam é professora da graduação, pós graduação e pesquisadora da ESPM Rio. Doutoranda em Comunicação Social pela PUC Rio, Mestre em Administração com Ênfase em Marketing pelo IAG PUC Rio e graduada em estatística pela UERJ. Foi executiva nas organizações Globo por 15 anos e hoje é sócia fundadora da Markka Consultoria e atende clientes como Fabrica de Bolos Vó Alzira, Pierre Fabre, Ovos Mantiqueira, Lojas Americanas entre outros.
Principais temas abordados no módulo:
• Como a pesquisa pode ajudar a revelar comportamentos, tendências?
• Conceito de pesquisa e sua relação com a tomada de decisão nas empresas
• Mitos e verdades sobre pesquisa de marketing
• Processo de Pesquisa (da identificação do problema gerencial à tomada de decisão)
• Tipos de pesquisa (quantitativa, qualitativa ou mista; conclusiva ou exploratória; descritiva; experimento)
• Quando usar cada tipo de pesquisa (qualitativa, quantitativa ou ambas)?
• Principais aplicações da pesquisa de marketing: pesquisa de segmentação, pesquisa de satisfação e pesquisa de posicionamento
• Briefing de pesquisa: estrutura, papel do cliente e do fornecedor de pesquisa
• Apresentação e discussão de cases
Módulo II: Pesquisa quantitativa: fazer pesquisa vai além do Google Forms . 11/1
Professor: Karine Karam
Professora da graduação, pós graduação e pesquisadora da ESPM Rio. Doutoranda em Comunicação Social pela PUC Rio, Mestre em Administração com Ênfase em Marketing pelo IAG PUC Rio e graduada em estatística pela UERJ. Foi executiva nas organizações Globo por 15 anos e hoje é sócia fundadora da Markka Consultoria e atende clientes como Fabrica de Bolos Vó Alzira, Pierre Fabre, Ovos Mantiqueira, Lojas Americanas entre outros.
Principais temas abordados no módulo:
• Quando usar pesquisa quantitativa?
• Canais de coleta de dados quantitativos: procedimentos e particularidades
• Elaboração de questionário: fatores que influenciam na elaboração; o que fazer e o que não fazer no processo de elaboração das perguntas do questionário.
• Escalas de atitudes: principais tipos e quando usar cada um deles
• A importância do pré-teste: como executar
• Amostragem: com quantas pessoas falar e como localizar?
• Questionários preenchidos, e agora? Como executar a tabulação e ponderação de dados
• Análise e Interpretação dos dados
Módulo III: O que é, como e quando fazer uma desk research? 16/1
Professor: Thaís Rodrigues
Mestre em Administração com ênfase em Marketing pelo IAG PUC Rio e graduada em Comunicação Social pela UFRJ. Atua em áreas de planejamento, marketing e estratégia de relacionamento com clientes em empresas e atualmente é Gerente de Customer Experience da Oi.
Principais temas abordados no módulo:
• Em um mundo cercado de dados por todos os lados, como filtrar e aproveitar o que é relevante?
• Quando usar dados primários e/ou dados secundários para tomada de decisão ?
• Big Data x Small Data
• Dados secundários quantitativos
• Dados secundários qualitativos
• Principais fontes de dados
• Técnicas de busca e análise de dados secundários
• Como elaborar um relatório de desk research?
• Apresentação e discussão de cases
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Módulo IV: Utilizando a Pesquisa Qualitativa para a tomada de decisão - 18/1
Professor: Cláudia Pereira
Doutora e Mestre em Antropologia pelo PPGSA - IFCS/UFRJ. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio e, na graduação em Comunicação Social, ministra a disciplina de Pesquisa de Mercado. Atuando como Analista de Pesquisa desde 1997, atendeu a clientes como Unimed-Rio, Infoglobo, Globosat, entre outras empresas. Na pós-graduação, atualmente concentra suas pesquisas nos estudos da juventude, especialmente nas suas representações midiáticas, com foco na Publicidade. Teve projeto selecionado em 2015 para o Programa Jovem Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ. Autora do livro didático "Planejamento de comunicação: conceitos, práticas e perspectivas" (2017) e de dezenas de artigos publicados em revistas científicas, também é coautora, juntamente com Everardo Rocha, do livro “Juventude e consumo: um estudo sobre a comunicação na cultura contemporânea” (2009), e organizadora de coletâneas sobre juventude, cultura material e publicidade. Líder do Grupo de Pesquisa "Juventudes cariocas, suas culturas e representações midiáticas".
Principais temas abordados no módulo:
• As particularidades do método qualitativo e suas principais aplicações
• Conhecendo e comparando as principais técnicas qualitativas
• Como selecionar as pessoas que irão participar da pesquisa: elaborando a ficha de recrutamento
• Cuidados essenciais no processo de recrutamento
• Recrutamento digital é possível?
• Elaborando o roteiro de pesquisa qualitativa
• Entrevista em Profundidade: técnicas (laddering, técnicas projetivas) e aplicações
• Focus Group: técnicas e aplicações
• Focus group: dentro ou fora da sala de espelho?
• Focus group: moderação – fator-chave de sucesso
• Análise e interpretação de dados qualitativos: análise do discurso, análise de conteúdo
• Apresentação e discussão de cases
Módulo V: Ver, ouvir, escrever: observar o consumidor é também pesquisar 23/1
Professor: William Corbo
Antropólogo, Professor Substituto do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Doutorando e Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio. Graduado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Coautor do livro “O Paraíso do Consumo: Émile Zola, a magia e os grandes magazines” (Mauad X, 2016). Publicou diversos artigos e atua como como consultor e palestrante em empresas como PUC-Rio, ESPM, UVA, Reserva, Allianz AGCS, IBP, EloGroup e Youse, nas quais ministrou cursos, palestras e desenvolveu projetos integrando conceitos antropológicos e questões empresariais.
Principais temas abordados no módulo:
• As várias formas de observar o consumidor
• As particularidades da observação participante e suas aplicações
• Cliente Oculto: quando usar e como fazer
• Etnografia: a inspiração que o marketing foi buscar na antropologia
• Pesquisa etnográfica: procedimentos e aplicações
• Apresentação e discussão de cases
Módulo VI: Observação em Ambiente Digital: entendendo o consumidor a partir de seus relacionamentos e conteúdos digitais 25/1
Professor: Ana Carolina Balthazar
Doutora em Antropologia pela University College London (UCL), mestre e graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio. Atualmente é pós-doutoranda e professora no Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, Honorary Research Associate do Departamento de Antropologia da UCL e pesquisadora associada do LAARES e NuCEC (IFCS e Museu Nacional/UFRJ). Já atuou como consultora em projetos da Coca-Cola Company, L’Oréal, Wonderboom, Instituto Dialog, entre outros.
Principais temas abordados no módulo:
• Os principais métodos de pesquisa em ambiente digital
• As principais aplicações dos métodos
• Netnografia x observação nas redes
• Ética na observação digital
• Painel de Clientes: procedimentos e usos
• Quando os números são o começo do processo de observação de pessoas: análise de redes
• Apresentação e discussão de cases
Módulo VII: Analisando e aplicando os resultados de pesquisa: a hora da verdade 30/1
Professor: Bianca Dramali
Doutoranda e Mestre em Comunicação pela PUC-Rio, graduação em Comunicação Social – Publicidade pela Universidade Federal Fluminense, MBA em Administração e Sistemas de Informação pela mesma Universidade e Formação de Líderes pelo IBMEC. É professora na ESPM-Rio e Instituto Infnet (graduação e pós). E é docente também de pós-graduação na Universidade Estácio de Sá. Consultora em marketing e comunicação, tendo atuado em projetos para Di Santinni, Proteste, LASA, Fábrica de Bolo Vó Alzira, entre outros. Trabalhou na Infoglobo durante 12 anos, como coordenadora de retenção, coordenadora de Soluções de Contact Center e ainda na Diretoria de Marketing Corporativo, como Gerente de Gestão de Clientes, onde ficou à frente da área de pesquisa de marketing e social e foi responsável pelo projeto CRM Corporativo e Clube de Relacionamento Sou+Rio O Globo. Atua com marketing de relacionamento e marketing de serviços desde o início da carreira.
Principais temas abordados no módulo:
• Tendências em pesquisa (pesquisa online, comunidades online, ZMET, Neuromarketing) x Métodos tradicionais: tudo depende da decisão que você precisa tomar
• Os métodos ditos clássicos ainda ajudam (e muito) vários gestores a tomarem decisões acertadas.
• Apresentação de modelos de relatórios: o que fazer, o que não fazer
• Como tomar decisões a partir dos relatórios de pesquisa?
• Apresentação e discussão de cases
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO:
- É indispensável a apresentação do ingresso recebido por e-mail no dia do evento em formato impresso ou em um dispositivo móvel.
- O organizador do curso se reserva o direito de alterar o local das aulas, mantendo a facilidade de acesso por transporte coletivo.
- O curso será realizado se atingir um número mínimo de participantes, número este definido pelo organizador. Caso o curso não aconteça na data prevista, os participantes inscritos terão o reembolso do valo pago.
- Caso o participante não possa comparecer ao curso, deverá solicitar o cancelamento com no mínimo, 7 dias de antecedência ao início do curso. O reembolso do valor já pago será feito em data combinada entre o organizador e o participante do curso.
- Os cancelamentos informados após o período estabelecido (7 dias antes), não serão reembolsados.
- Caso não tenha recebido o ingresso em seu e-mail, você pode acessá-lo a qualquer momento, através do menu – Meus pedidos – na ferramenta Sympla ou entre em contato com suporte@sympla.com.br
- Não será permitida a gravação de áudio e imagens durante as aulas do curso.
- O evento poderá ser filmado e fotografado pelo organizador do curso e o participante autoriza apublicação em quaisquer meios e mídias, inclusive na internet, para fins comerciais, institucionais, no Brasil e exterior.
- No final do curso será emitido um certificado digital para os participantes que tiverem acima de 15 horas de presença no curso.