10 ago - 2018 • 18:30 > 01 set - 2018 • 12:30
10 ago - 2018 • 18:30 > 01 set - 2018 • 12:30
CURSO PREPARATÓRIO PARA A CERTIFICAÇÃO PMI-ACP® - TURMA 04
Período
De 10/08/2018 a 01/09/2018
Sextas de 18:30 às 22:30h
Sábados de 08:00 às 12:00h
Carga horária
8 aulas – 32 horas
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente neste site.
Objetivos
O PMI-MG oferece aos seus membros e à comunidade de interessados em Gerenciamento de Projetos o Curso Preparatório para o Exame de Certificação PMI-ACP® – Agile Certified Practitioner. Atualmente é a certificação que mais cresce entre as ofertadas pelo PMI®.
O relatório 2015 Pulse of the Profession® demonstrou que organizações que adotam práticas ágeis e que necessitam responder rapidamente às constantes mudanças de posicionamento de mercado, gerar inovações e se adaptar rapidamente, conseguem entregar seus projetos com maior índice de sucesso que organizações menos flexíveis e mais prescritivas.
A certificação PMI-ACP carrega um alto nível de credibilidade profissional, pois requer uma combinação de treinamento ágil, experiência de trabalho em projetos ágeis e o exame sobre os princípios ágeis, práticas, ferramentas e técnicas. Além disso, abrange muitas abordagens ágeis como Scrum, Kanban, Lean, programação extrema (XP) e desenvolvimento orientado a testes (TDD), não focando em um determinado framework, prática ou metodologia.
Este preparatório utilizará a metodologia e o material didático mais atualizado do mercado que provê as 21 horas mínimas de treinamento requeridos para prestar o exame PMI-ACP®.
Público alvo
A certificação PMI-ACP é indicada para os profissionais que utilizam princípios, práticas, ferramentas e técnicas ágeis em seus projetos, seja um executivo, gerente de projeto ou produto, líder de equipe ou membro de um time de projeto. Se você trabalha em equipes ágeis ou se sua organização está adotando práticas ágeis, o PMI-ACP é uma boa escolha para você.
Este curso é destinado aos candidatos que já possuem os pré-requisitos de elegibilidade para prestar o Exame PMI-ACP® (maiores informações - http://www.pmi.org/certifications/types/agile-acp). É intensivo para a certificação PMI-ACP® e não tem o objetivo de ensinar gerenciamento de projetos ágeis, por isso os candidatos devem possuir estudo prévio do assunto, de modo a promover um melhor aproveitamento de todos durante o curso. É importante que já tenham conhecimento e experiência anterior baseada, principalmente, no Manifesto Ágil (declaração pública sobre a filosofia de princípios ágeis), metodologias e frameworks ágeis (como Scrum, Extreme Programming - XP, FDD e Kanban) e conceitos como Lean, Business Value Focus, Continous Integration e Deployment, Value Stream Mapping, entre outras.
O curso
As aulas serão às sextas-feiras e aos sábados, totalizando 32 horas de preparação para o exame de Certificação PMI-ACP®, com início no dia 10 de agosto/2018 e término no dia 01de setembro/2018 (simulado final), conforme tabela a seguir.
Observação: Alterações podem ocorrer conforme disponibilidade dos professores e do local. Reservamo-nos o direito de adiar ou cancelar o evento, com a devolução do respectivo valor pago, caso não seja alcançado o número mínimo de inscritos para realização do curso.
Detalhamento das aulas:
Aula 1: O Exame
– Background
– O Exame
– Requisitos
– Application
– Ambiente do Teste
– Tempo Limite
– Formato das Questões
Aula 2: Domínio I: Princípios Ágeis e Mindset
– Problemas atuais;
– Processos definidos vs. empíricos ;
– Falhas da abordagem tradicional ;
– Origem das metodologias ágeis;
– Manifesto ágil: os 4 valores e os 12 princípios.
– Metodologias ágeis: Scrum, XP (Extreme Programming), Kanban, Lean, Crystal, FDD e DSDM;
– Simulado do capítulo
Aula 3: Domínio II: Entrega Orientada a Valor
– O que é Entrega Orientada a Valor?
– Apreciação de Valor
– Planejando a Entrega de Valor
– Entregando Valor
– Confirmando o Valor da Entrega
– Rastreando e Reportando Valor
– Simulado do capítulo
Aula 4: Domínio III: Engajamento das Partes Interessadas
– Por que Engajar o Stakeholder?
– Alinhando o entendimento dos Stakeholders
– Comunicando-se com os Stakeholders
– Habilidades Fundamentais
– Liderança Efetiva
– Simulado do Capítulo
Aula 5: Domínio IV: Desenvolvendo Equipes de Alta Performance
– Equipe de desenvolvimento multifuncional;
– Facilitador da equipe, Cliente e Patrocinador: envolvimento, comprometimento e colaboração;
– Liderança Servidora;
– Normas da equipe e acordos de trabalho: criação de um ambiente de confiança, aprendizagem e colaboração;
– Gerenciamento de conflitos e auto-organização da equipe;
– Facilitando reuniões.
– Simulado do capítulo
Aula 6: Domínio V: Planejamento Adaptativo
– Gerenciando o Backlog;
– Criando e estimando histórias de usuários (Userstories);
– Planejamento da Release;
– Planejamento das Iterações;
– Usando o Kanban;
– Inspeção e Adaptação;
– Monitorando a Release;
– Gerenciando as entregas;
– Encerrando a Release.
– Simulado do capítulo
Aula 7: Domínio VI e VII: Identificação e Resolução de Problemas e Melhoria Contínua
– Identificação contínua de problemas, impedimentos e riscos e priorização;
– Monitoramento e comunicação do status de resolução do problema;
– Implementação de melhorias de processo para impedir que estes ocorram novamente;
– Retrospectivas
– Compartilhamento do Conhecimento
– Análise e Adaptação de Processos
– Simulado do capítulo
– Simulado Final.
- Exame em inglês com 120 questões em 3 horas nos moldes da prova
- Correção Explicativa
Local
O curso será realizado em um dos prédios da PUC Praça da Liberdade. Apesar deste evento estar com o endereço da Rua Cláudio Manoel, a localização definitiva será informada alguns dias antes do início do curso por e-mail.
Certificado de Participação
Os alunos que tiverem frequência mínima de 75% das aulas e fizerem o simulado final terão direito a um certificado de participação no curso.
O certificado de participação poderá ser utilizado para a comprovação das 21 horas de educação recebida, especificamente na área de gerenciamento de projetos, que é uma das exigências para a submissão do processo de elegibilidade junto ao PMI.
Instrutores
Isabella Fonseca
É Certified Scrum Master (CSM) com 10 anos de prática de Scrum - gerenciamento ágil de projetos. Foi líder no SEPG, grupo de processos de Engenharia de Software, obtendo certificação MPS.BR Nível F em junho/2007 e MPS.BR Nível C em março/2010 e em 2013, incorporando grande nível de abrangência do Scrum, XP e Lean Principles. É também PMP-ACP. Atuou como Scrum Master e Product Owner participando de mais de 200 Sprints (iterações de desenvolvimento ágeis) rodados e aperfeiçoados ao longo dos últimos anos. É também professora de Engenharia de Software, Modelos de Qualidade (CMMI e MPS.BR) e Metodologias Ágeis em cursos de pós-graduação presenciais e à distância. Formada em Ciência da Computação pela PUC-MG em 1997 e com especialização em Redes de Telecomunicações pela UFMG em 2001. Desde 2010, atua também como consultora de processos de Desenvolvimento de Software e Serviços e consultora de implantação de modelos Lean em empresas brasileiras.
Junilson Souza
Mestre em Eng. Elétrica (Inteligência Computacional)-PUCMINAS, especialista em Eng. de Software - UFMG e Eng.Eletricista – PUCMINAS. PMI Agile Certified Practitioner PMI-ACP®. Project Management Professional, PMP; Certified Scrum Master, CSM; Implementador e Avaliador do MR-MPS/MPS.BR; ITIL V3 Foundation; Certified Tester Advanced Level – Test Manager CTAL-TM. Professor nas áreas Engenharia de Software e Gerência de Projetos em instituições como IGTI, Fumec, UNIBH, UNA, PUCMINAS e Pitágoras. Consultor em melhoria de processo de software da FUMSOFT. Gerente de projetos do Serpro.
Investimento
Política de Inscrições, Reembolso e Cancelamento
1 - Política de Inscrições e Condições Gerais de Cancelamento
a) A inscrição é individual e intransferível;
b) A inscrição poderá ser cancelada mediante solicitação por e-mail para certificacao@pmimg.org.br, incluindo envio de dados bancários para reembolso, de acordo com as regras abaixo:
- Em caso de cancelamento até 15 dias antes do início do evento, haverá cobrança de taxa no valor de 20% do valor pago;
- Em caso de cancelamento até 8 dias antes do início do evento, haverá cobrança de taxa no valor de 50% do valor pago;
- Em caso de cancelamento inferior ou igual a 7 dias antes do início do evento, não haverá reembolso do valor pago, mas poderá ser indicada uma outra pessoa para a vaga com até 3 dias corridos para o início do evento.
- O PMI-MG efetuará o reembolso em até 30 dias úteis após a solicitação formal.
O ingresso é individual e o valor não é reembolsável em caso de não comparecimento.
b) O não pagamento da respectiva taxa de inscrição até as datas previamente fixadas implicará no cancelamento automático da inscrição, ou seja, a vaga do participante no evento somente será reservada e concretizada após a devida comprovação de pagamento pela instituição financeira.
c) A escolha da categoria de inscrição é de responsabilidade do aluno e sua comprovação será solicitada pela Secretaria do PMI/MG. Caso o aluno não consiga comprovar que faz parte da categoria na qual se inscreveu, a diferença apurada de valor deverá ser quitada integralmente antes do início do curso.
2 - Direito e Uso de Imagem
a) O evento será documentado por fotógrafos e cinegrafistas profissionais. Como aluno você concorda desde já em ceder gratuitamente seu direito de imagem (fotos e vídeos) ao PMI.
O interessado, ao preencher e efetivar o Requerimento de Inscrição pela internet indica que leu e concorda, mesmo que tacitamente, com as informações e orientações disponíveis no site.
3. Autorizo a divulgação do meu correio eletrônico, para os organizadores e parceiros deste evento.
Contato e Informações Adicionais
+55 (31) 3280-3302
certificacao@pmimg.org.br
R. Santa Rita Durão, 1.160 Funcionários
Belo Horizonte, MG
PMI-MG
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.