Essa oficina tem o intuito de apresentar uma visão panorâmica sobre a direção de fotografia no audiovisual. Iremos discutir questões relacionadas à função deste profissional dentro da criação cinematográfica e de como se estrutura uma equipe de fotografia. Também iremos abordar elementos de composição e iluminação e faremos exercícios de estímulo à criatividade a partir da análise de um roteiro e da sua adaptação imagética.
Dias 24, 25 e 26 de fevereiro
Horário: 19h - 21h
Gratuito
Sobre Moema Pascoini
Doutoranda em Artes (linha: cinema) pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe - UFS e é formada em Direção de Fotografia e em Documentário pelo Centro de Formação Profissional do Sindicato da Indústria Cinematográfica Argentina (C.F.P del SICA). Foi professora substituta do curso de Cinema da Universidade Federal de Sergipe durante dois anos. Tem experiência na área de cinema atuando como Diretora de Fotografia em diversos curtas, tendo acumulado prêmios de Melhor Fotografia pelo trabalho nos filmes “Caixa D'água: Qui-lombo é esse?” (Dir.: Everlane Moraes, 2014) e “A mão que borda” (Dir.: Caroline Mendonça, 2013). Dirigiu em 2015 o documentário “Super Frente, Super-8”, contemplado pelo edital de Curta-Metragens do MinC e vencedor do prêmio de Melhor Direção do 16 Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe e na Mostra Sesc Serigy de Cinema. Possui experiência em televisão, assinando a fotografia da segunda temporada do programa “Estação Periferia” produzido pela TV Brasil, além de ter estagiado no Núcleo de Produção Especial da Aperipê TV (SE) durante dois anos. Tem atuado ministrando cursos relacionados ao cinema e à fotografia em instituições como o SESC Belenzinho (SP) e o SESC Aracaju (SE), desde 2010. Em 2009 iniciou suas pesquisas sobre a bitola super-8 gerando, como frutos deste trabalho, a monografia “Coração Selvagem, Tela Livre: O cinema super-8 em Sergipe” sobre a produção cinematográfica produzida na bitola super-8 no estado de Sergipe e a dissertação “Com o olho em punho: o cinema superoitista de Torquato Neto” pesquisa que aborda a produção cinematográfica do artista durante a década de 1970. Em 2018 recebeu da Assembléia Legislativa de Sergipe, em virtude do seu trabalho intelectual e social em defesa da cultura sergipana, a Comenda Cultural Maria Beatriz Nascimento.
Da palavra à imagem: a direção de fotografia enquanto construção imagética no audiovisual faz parte da programação da 09ª Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues. Entre em nossas redes e fique por dentro de toda a programação.
Curta nossa página no Instagram
Nossa página no facebook
Realização
Secretaria Municipal de Cultura e FUNDART do municipio de Araraquara
Apoio Cultural
SESC Araraquara
Parceria
ICine