(Investimento à vista - R$100 por módulo)
DESENHO DO PROJETO DE VIDA 2020
O Que é?
O DESENHO DO PROJETO DE
VIDA é uma jornada de aprendizagem para a liderança, empoderamento,
empreendedorismo, que promove o protagonismo do jovem e do educador, visando ao
cuidado de si, do outro, da sua comunidade e do Planeta Terra.
Itinerário formativo composto por 9
módulos, em um sábado por mês, durante 4h, num total de 36h presenciais.
ASSISTA AO TEASER AQUI
Benefícios
- Reconheça-se,
realize seus sonhos de forma clara e objetiva. Reconheça sua rede de
apoio e múltiplas ferramentas de desenvolvimento humano, visando ao
cuidado de si, do outro, da sua comunidade e do Planeta.
- Desperte seus sonhos, crie seu projeto de vida, fortalecido por rede de apoio, impactando positivamente o lugar onde vive.
- Seja
você em ação no mundo. Entenda o significado do trabalho e aprenda a
fazer escolhas alinhadas à cidadania e colaboração, com liberdade,
autonomia, criticidade, amorosidade e responsabilidade.
Para quem
- Jovens a partir de 13 anos
- Educadores e interessados em ser tutores de Projeto de Vida.
Programação (detalhamento de cada módulo ao final)
- 28/02 - Módulo 1. LÍDER DE SÍ: Despertar dos Sonhos
- 13/03 - Módulo 2. LÍDER DE SÍ: Ser em ação
- 24/04 - Módulo 3. LIDERANÇA COMUNITÁRIA: Design de Projetos
- 15/05 - Módulo 4. LIDERANÇA COLABORATIVA: Dimensão Social
- 26/06 - Módulo 5. LIDERANÇA COLABORATIVA: Dimensão Econômica
- 14/08 - Módulo 6. LIDERANÇA COLABORATIVA: Dimensão Ecológica
- 18/09 - Módulo 7. LIDERANÇA COLABORATIVA: Dimensão Cultural
- 16/10 - Módulo 8. LIDERANÇA COMUNITÁRIA: Design Regenerativo
- 06/11 - Módulo 9. CIDADANIA PLANETÁRIA: Projeto de Vida
Agenda
- 14h às 14h30: café da tarde + check-in + dinâmica de integração social
- 14h30 às 18h: conteúdos do Módulo referente + checkout
Inclui
- Material de apoio será disponibilizado no dia de cada encontro
- Emissão de certificado reconhecido nacional e internacionalmente, ao final do módulo 9
- Coffee-break
- Alto valor
social - parte da renda é destinada aos projetos da CORE - Comunidade
Reinventando a Educação
Bônus
1. Participar da comunidade CORE JOVEM, com jovens do Brasil e da
comunidade Cidades em Transição.
2. Tutoria on-line do Projeto de Vida para cada estudante participante da
formação (atendimento de 2h, via Webconferência, entre módulos, somando
16h de tutoria online).
Equipe de Tutores
- Gabriela Cilento Conti Montenegro
Graduada
em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Anhembi Morumbi e
especialista em Design de Comunidades Sustentáveis pelo Gaia Education
(GEDS 2013). Practitioner em Programação Neurolinguística. Empreendedora
social. Designer organizacional e de negócios sustentáveis e
regenerativos na Reconciliar Brasil, gestora e facilitadora de projetos
para o desenvolvimento comunitário, educadora para sustentabilidade.
Criadora e Tutora do Desenho do Projeto de Vida na CORE: Comunidade
Reinventando a Educação e parte da equipe do Gaia Jovem. Mãe das gêmeas
Helena e Beatriz.
- Aline Carvalho
Formada em
Estudos de Mídia pela UFF, mestre em Indústrias Criativas pela
Universidade Paris 8 e autora do livro “Produção de Cultura no Brasil:
Da Tropicália aos Pontos de Cultura” (Multifoco, 2008). Atualmente é
doutoranda do programa de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia
Social da UFRJ, onde desenvolve a pesquisa "Juventude, comunidade e
engajamento: Reflexões sobre produção de sentido e motivação na
contemporaneidade". Com experiência em políticas culturais e programas
de formação para a cultura, trabalhou em diferentes projetos na esfera
governamental e universitária. Tem se dedicado, nos últimos anos, a
estudar processos de colaboração e atuar como pesquisadora, facilitadora
de grupos e gestora de projetos na área de cultura, educação,
sociedade, tecnologia, sustentabilidade e novos modelos organizacionais.
Coordena o programa Gaia Jovem, onde vem desenvolvendo uma metodologia
integrada de educação, sustentabilidade e desenvolvimento pessoal para
jovens.
- Daniel Koiti Nakasato
Trainer em PNL e
Master Practitioner em PNL sistêmica, Executive Coach, Coach de alta
Performance, liderança e life coach, farmacêutico graduado pela
Faculdade de Ciências Farmacêuticas pela USP. Atua desde 2007 com
auditoria de dados, focado em entrega de resultados para a indústria
farmacêutica e Organizações de Pesquisa Clínica (CROs).
Business&Executive coach pelo IBC e Master Practitioner em PNL pela
NLPU – via PACH. Um eterno apaixonado por pessoas e por desenvolvimento
humano. Acredita no potencial que cada um tem e quer construir um mundo
no qual todos queremos pertencer e viver.
- Fábio Brendolam
Arte-educador
para musicalização infantojuvenil, especialista em Antropomúsica pelo
Instituto Ouvir Ativo (Música para o Desenvolvimento Humano).
Idealizador e líder do Projeto Semeando Em Canto (músicas
socioambientais). Extensão Universitária: Introdução aos Elementos da
Estrutura Musical. (UFSCAR Sorocaba (2010) – Extensão Universitária:
Sustentabilidade e Cidadania. UNISO (2001) – Bacharel em Comunicação
Social: Publicidade e Propaganda. Pai de Íris Myatã e Sol Naeté.
- Helenice Schiavon
Educadora,
graduada em Letras, Professora Língua Portuguesa, especializada em
produção textual. Pedagoga com especialização em Psicopedagogia
Institucional. Coautora de livros. Especializações focadas na
multidisciplinaridade: literatura, gramática, escrita criativa, novelas,
séries, ética, cidadania e saúde na escola, cultura da paz,
empreendedorismo feminino, design thinking para educadores e estudantes,
metodologias ativas, educação maker, transtornos de aprendizagem,
narrativa de vida e memória em cena, entre outros. Com professores e
estudantes, emprega a narrativa de vida e outras tecnologias sociais
como mecanismos epistêmicos, capazes de criar e projetar cenários de
aprendizagem, com foco na formação do sujeito. Promove vivências e
palestras. Ministra cursos e aulas online com foco no aprimoramento da
voz que narra: oral e escrita.
- Irene Reis dos Santos
Educadora,
fundadora e presidente da CORE. Bacharel e Licenciada em Letras –
Português e Espanhol, pela Universidade de São Paulo – USP. Especialista
em tradução, tendo traduzido a obra de Edgar Morin e Carlos Delgado –
Reinventar a Educação – abrir caminhos para a metamorfose da humanidade,
inspiradora para a criação da CORE. Mestranda em Ciências da Educação,
pesquisando a respeito do Sentido que a juventude atribui à sua
Participação em Comunidade, por meio do Grêmio Estudantil.
Yogaterapeuta. Neuropsicoeducadora. Autora de material didático,
tradutora, leitora crítica, revisora, editora pedagógica. Professora de
espanhol, examinadora do DELE no Instituto Cervantes. Professora de
português e espanhol, tutora para organização de estudos, dificuldades
de aprendizagem, EFII e EM. Colaboradora em editoras para a publicação
de material didático de ensino de espanhol para brasileiros. Professora
de produção de texto para fins específicos: concursos públicos;
negócios; ENEM; vestibular; DELE etc. Palestrante, facilitadora de
cursos para educadores e para jovens gremistas. Colunista do
Observatório do Terceiro Setor.
- Isabela Menezes
Arquiteta
e Urbanista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro | UFRJ. Formada
em design e desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis pelo
Gaia Education, programa inovador presente em mais de 54 países que
capacita agentes de regeneração para uma transição sistêmica em nossa
sociedade. Desenvolve projetos de educação em sustentabilidade,
regeneração de sistemas sociais, responsabilidade social e
desenvolvimento comunitário na Oficina da Sustentabilidade. Especialista
em Mapeamento e Diagnóstico do Território e Design Gráfico. Membro do
Hub Latino Americano do Systems Play - Plataforma internacional de
conexão e capacitação de Inovadores Sociais. Ativista entusiasta do
Movimento Transition Towns. Articuladora e facilitadora da rede Nacional
do Transition Towns no Brasil. Iniciadora do Movimento na Granja Viana,
Cotia -SP.
- Ives Alejandro Munoz
Educador,
bacharel e licenciado em filosofia, membro do Grupo Interdisciplinar de
Estudos e Pesquisas em Ética e Felicidade do Instituto de Psiquiatria/
Ambulim do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da
Universidade de São Paulo – FMUSP. Participa de pesquisas do Grupo de
Pesquisa em Gestão Democrática e Qualidade Social da Educação Básica do
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade
Municipal de São Caetano do Sul – USCS. Especialista em neurociência.
- Mônica Picavea
Jornalista,
pós-graduada em Marketing pela Faculdade Católica de Administração de
Empresas – FAE – Paraná, com mestrado em Negócios pela Baldwin Wallace –
Ohio – USA. Com passagem em diversas empresas de comunicação e
marketing. Há 8 anos vem desempenhando cargos de diretoria em
Organizações do Terceiro Setor. Cursou Design em Sustentabilidade pelo
Gaia Education na Escócia, e hoje atua com o desenvolvimento de
estratégias intersetoriais de desenvolvimento social. Treinadora Oficial
da Metodologia do Movimento Cidades em Transição. Traz em seu currículo
16 prêmios nas áreas de projetos sociais. Atuou como Superintendente da
Fundação Stickel, e fundou a Oficina da Sustentabilidade, que trabalha
com projetos sócioambientais para empresas e instituições. Representou o
Brasil nas Conferências de Cidades em Transição, em Newton Abbot 2010,
Liverpool 2011. Apresentou o case de Comunidades de baixa renda em
Transição a convite da UNITAR - no Fórum Mundial de Urbanismo do
UNHABITAT - em Napoli - 2012. Foi escolhida como Inovadora Social do
Brasil pelo Programa de Fellowship da Rockfeller Foundation 2016/2017.
Este programa é promovido pelo SRC - Stockolm Resilience Center, Bertha
Center - Canadá e Universidade De Cape Town. Mestranda em Gestão da
Competitividade - linha de pesquisa Sustentabilidade - na Fundação
Getúlio Vargas. Especialização em Design para Sustentabilidade.
Implantou o primeiro projeto de transição para sustentabilidade em
comunidade de baixíssima renda do mundo, o TT Brasilândia.
- Claudine Melo
- Educadora,
Historiadora, especialista em Educação, Cultura e Relações Étnico –
Raciais, pela ECA/USP. Com extensão em Psicologia da Educação, pela
FEUSP e em Estudos sobre África, pelo Centro de Estudos Africanos da
FFLCH/USP. Atua com movimentos sociais ligados aos Direitos Humanos;
Educação em Relações Étnico-raciais; Cultura de Paz e Justiça
Restaurativa. Mãe de João Paulo e Maria Beatriz. Fundadora e educadora
da EtnicoEduc. Reinventora na CORE.
- Gisela Sartori Franco
- Educadora, Psicóloga, Especialização em Psicodrama, Mestrado pela
UNICAMP. Co-Fundadora e ex-diretora da empresa Projeto Cooperação/Santos
e da ONG Coopera Brasil/Florianópolis. Participou do curso de formação
“Usina de Ideias” promovido pelo Artemísia em 2001; trabalhou no Projeto
Ancora/Cotia de 2014 a 2019. Foi focalizadora do Módulo Social:
“Convivência Cooperativa e Práticas de Transformação” na formação GAIA
EDUCATION/Botucatu em 2017. Atua na área clínica e acadêmica dando aulas
e oficinas em Universidades de SP, SC entre outras. Desenvolve
trabalhos junto ao Segundo e Terceiro Setor em Comunidades de Educação. É
professora no curso de Pós Graduação “Pedagogia da Cooperação e
Metodologias Colaborativas” desde 2000 e Educadora no “Programa
Clorofila” em Bertioga/SP desde 2013. É Co-criadora dos Jogos
Cooperativos: “Jogo da Carta da Terra” e jogo “Diálogo Com+Vivência”.
Atualmente dirige a empresa “O MÁGICO DE NÓS”,
coordenando projetos que visam despertar a riqueza das relações humanas
através de dinâmicas de Convivência Cooperativa e a aplicação dos Jogos
Cooperativos de Tabuleiro
Contatos:
Business WhatsApp (15) 99817-6450 -
Gabriela
Realização:
CORE- Comunidade
Reinventando a Educação
Siga-nos nas nossas redes sociais:
Instagram
Facebook
Youtube
Linkedin
Parceiros:
Gaia Education
Transitions Towns
Gaia Jovem
Reconciliar - Centro de Desenvolvimento Humano
Maiores informações
Referências que sustentam o percurso formativo:
1) BNCC: Competência n. 6: Projeto de Vida e
Trabalho. Transversalmente, são trabalhadas as demais competências da Base
Nacional Curricular Comum.
2) ODS: Os 17 Objetivos do Desenvolvimento
Sustentável da ONU.
3) Mandala da Sustentabilidade Gaia Education,
presente em 54 países e o Movimento de Cidades de Transição.
4) Metodologia CORE: Leitura do Território, Jornada de
Aprendizagem, Reinventar em ação, Celebrar e Multiplicar
Apresentação dos módulos
1. LÍDER DE SÍ: Despertar dos Sonhos
Qual
é o seu sonho? Nesta oficina, a proposta é promover um espaço para
aprender a se conhecer, aprender a conviver, a importância das redes de
apoio, do desenvolvimento das habilidades socioemocionais, da construção
de valores e da cidadania planetária, enquanto Desenha seu Projeto de
Vida, a partir do que você quer e precisa aprender.
2. LÍDER DE SÍ: Ser em ação
Eu
me reconheço com o outro e celebro quem sou. Esta oficina é uma jornada
de autoconhecimento, um convite para experimentar as propriedades dos
elementos fogo, ar, água, terra e éter, através de meditações guiadas e
vivências em grupo. Juntos, vamos buscar compreender como ocupar nosso
lugar num grupo e conhecer pequenas práticas de reconexão para o seu dia
a dia.
3. LIDERANÇA COMUNITÁRIA: Design de Projetos
Como
atuo no mundo? Nesta oficina, a proposta é, através do Design integrado
de projetos, aprender sobre as 4 dimensões da Sustentabilidade e os
17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, como ferramenta para
transformação do lugar onde vive em um lugar melhor, começando por
buscar a convergência, o que nos une como ponte para promover o diálogo
entre todos os atores de uma Instituição de Ensino.
4. LIDERANÇA COLABORATIVA: Dimensão Social
Como
interajo com o mundo? Nesta oficina, a proposta é conhecer ferramentas
de construção de grupos, habilidades de tomadas de decisão, empatia,
resiliência, uso da CNV e de jogos cooperativos. Refletir sobre Ética e
Felicidade aplicada ao seu projeto de Vida.
5. LIDERANÇA COLABORATIVA: Dimensão Econômica
Como
transformo minhas habilidades e talentos em propósito e trabalho? Nesta
oficina, a proposta é conhecer o papel fundamental da economia no mundo
e provocar reflexões para escolhas conscientes de toda a cadeia
produtiva. Aprender que novas formas de economia, como a circular e a
colaborativa, já existem e estão promovendo transformações positivas na
transição para um modelo de negócio ganha-ganha-ganha, em toda e
qualquer profissão que exista e por existir.
6. LIDERANÇA COLABORATIVA: Dimensão Ecológica
O
que é ecologia profunda e como ela pode auxiliar na construção da minha
cidadania planetária? Nesta oficina, a proposta é vivenciar a ecologia
profunda e provocar reflexões que serão transformadas em pequenas ações
no projeto de vida de cada um, através do Jogo da Carta da Terra.
7. LIDERANÇA COLABORATIVA: Dimensão Cultural
Visão
de Mundo Sistêmica, Pensamento Complexo e Projeto de Vida. Nesta
oficina, a proposta é promover, através de vivências socioeducativas,
artísticas e culturais, a Reconexão com a Natureza, aprender a agradecer
e confiar, aprender sobre a importância de promovermos saúde pessoal e
planetária.
8. LIDERANÇA COMUNITÁRIA: Design Regenerativo
Como
faço e amplio a transição? Nesta oficina, a proposta é promover um
espaço para aprender a fazer, vivenciar metodologias colaborativas e de
Design, como o Design Thinking, e os 12 ingredientes da Transição,
partindo da realidade, potenciais e desafios do local onde atuam os
participantes do programa.
9. CIDADANIA PLANETÁRIA: Projeto de Vida
Como
posso multiplicar meus talentos e colocar minha cidadania planetária em
ação? Sendo você no mundo e reconhecendo que isso parte do seu sonho,
do que se quer e do que se precisa aprender para exercer seu projeto de
vida. Nesta oficina, a proposta é ancorar os aprendizados através da
neurociência e do pensamento complexo, construir a missão, visão,
valores pessoais de cada participante.