Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Desenho do Projeto de Vida 2020 - SO

Eventos para você

Desenho do Projeto de Vida 2020 - SO

26 mar - 2020 • 18:01 > 26 mar - 2020 • 20:00

Evento encerrado

Desenho do Projeto de Vida 2020 - SO

26 mar - 2020 • 18:01 > 26 mar - 2020 • 20:00

Evento encerrado

Descrição do evento

(Investimento à vista - R$100 por módulo)



DESENHO DO PROJETO DE VIDA 2020


O Que é?

O DESENHO DO PROJETO DE VIDA é uma jornada de aprendizagem para a liderança, empoderamento, empreendedorismo, que promove o protagonismo do jovem e do educador, visando ao cuidado de si, do outro, da sua comunidade e do Planeta Terra.

Itinerário formativo composto por 9 módulos, em um sábado por mês, durante 4h, num total de 36h presenciais. 


ASSISTA AO TEASER AQUI


Benefícios

  • Reconheça-se, realize seus sonhos de forma clara e objetiva. Reconheça sua rede de apoio e múltiplas ferramentas de desenvolvimento humano, visando ao cuidado de si, do outro, da sua comunidade e do Planeta.
  • Desperte seus sonhos, crie seu projeto de vida, fortalecido por rede de apoio, impactando positivamente o lugar onde vive.
  • Seja você em ação no mundo. Entenda o significado do trabalho e aprenda a fazer escolhas alinhadas à cidadania e colaboração, com liberdade, autonomia, criticidade, amorosidade e responsabilidade.


Para quem

  • Jovens a partir de 13 anos
  • Educadores e interessados em ser tutores de Projeto de Vida.


Programação (detalhamento de cada módulo ao final)

  • 28/02 - Módulo 1. LÍDER DE SÍ: Despertar dos Sonhos
  • 13/03 - Módulo 2. LÍDER DE SÍ: Ser em ação
  • 24/04 - Módulo 3. LIDERANÇA COMUNITÁRIA: Design de Projetos
  • 15/05 - Módulo 4. LIDERANÇA COLABORATIVA: Dimensão Social
  • 26/06 - Módulo 5. LIDERANÇA COLABORATIVA: Dimensão Econômica
  • 14/08 - Módulo 6. LIDERANÇA COLABORATIVA: Dimensão Ecológica
  • 18/09 - Módulo 7. LIDERANÇA COLABORATIVA: Dimensão Cultural
  • 16/10 - Módulo 8. LIDERANÇA COMUNITÁRIA: Design Regenerativo
  • 06/11 - Módulo 9. CIDADANIA PLANETÁRIA: Projeto de Vida


Agenda

  • 14h às 14h30: café da tarde + check-in + dinâmica de integração social
  • 14h30 às 18h: conteúdos do Módulo referente + checkout


Inclui

  • Material de apoio será disponibilizado no dia de cada encontro
  • Emissão de certificado reconhecido nacional e internacionalmente, ao final do módulo 9
  • Coffee-break
  • Alto valor social - parte da renda é destinada aos projetos da CORE - Comunidade Reinventando a Educação

Bônus

1. Participar da comunidade CORE JOVEM, com jovens do Brasil e da comunidade Cidades em Transição.
2. Tutoria on-line do Projeto de Vida para cada estudante participante da formação (atendimento de 2h, via Webconferência, entre módulos, somando 16h de tutoria online).


Equipe de Tutores

  • Gabriela Cilento Conti Montenegro
    Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Anhembi Morumbi e especialista em Design de Comunidades Sustentáveis pelo Gaia Education (GEDS 2013). Practitioner em Programação Neurolinguística. Empreendedora social. Designer organizacional e de negócios sustentáveis e regenerativos na Reconciliar Brasil, gestora e facilitadora de projetos para o desenvolvimento comunitário, educadora para sustentabilidade. Criadora e Tutora do Desenho do Projeto de Vida na CORE: Comunidade Reinventando a Educação e parte da equipe do Gaia Jovem. Mãe das gêmeas Helena e Beatriz.
  • Aline Carvalho
    Formada em Estudos de Mídia pela UFF, mestre em Indústrias Criativas pela Universidade Paris 8 e autora do livro “Produção de Cultura no Brasil: Da Tropicália aos Pontos de Cultura” (Multifoco, 2008). Atualmente é doutoranda do programa de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da UFRJ, onde desenvolve a pesquisa "Juventude, comunidade e engajamento: Reflexões sobre produção de sentido e motivação na contemporaneidade". Com experiência em políticas culturais e programas de formação para a cultura, trabalhou em diferentes projetos na esfera governamental e universitária. Tem se dedicado, nos últimos anos, a estudar processos de colaboração e atuar como pesquisadora, facilitadora de grupos e gestora de projetos na área de cultura, educação, sociedade, tecnologia, sustentabilidade e novos modelos organizacionais. Coordena o programa Gaia Jovem, onde vem desenvolvendo uma metodologia integrada de educação, sustentabilidade e desenvolvimento pessoal para jovens.
  • Daniel Koiti Nakasato
    Trainer em PNL e Master Practitioner em PNL sistêmica, Executive Coach, Coach de alta Performance, liderança e life coach, farmacêutico graduado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas pela USP. Atua desde 2007 com auditoria de dados, focado em entrega de resultados para a indústria farmacêutica e Organizações de Pesquisa Clínica (CROs). Business&Executive coach pelo IBC e Master Practitioner em PNL pela NLPU – via PACH. Um eterno apaixonado por pessoas e por desenvolvimento humano. Acredita no potencial que cada um tem e quer construir um mundo no qual todos queremos pertencer e viver.
  • Fábio Brendolam
    Arte-educador para musicalização infantojuvenil, especialista em Antropomúsica pelo Instituto Ouvir Ativo (Música para o Desenvolvimento Humano). Idealizador e líder do Projeto Semeando Em Canto (músicas socioambientais). Extensão Universitária: Introdução aos Elementos da Estrutura Musical. (UFSCAR Sorocaba (2010) – Extensão Universitária: Sustentabilidade e Cidadania. UNISO (2001) – Bacharel em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda. Pai de Íris Myatã e Sol Naeté.
  • Helenice Schiavon
    Educadora, graduada em Letras, Professora Língua Portuguesa, especializada em produção textual. Pedagoga com especialização em Psicopedagogia Institucional. Coautora de livros. Especializações focadas na multidisciplinaridade: literatura, gramática, escrita criativa, novelas, séries, ética, cidadania e saúde na escola, cultura da paz, empreendedorismo feminino, design thinking para educadores e estudantes, metodologias ativas, educação maker, transtornos de aprendizagem, narrativa de vida e memória em cena, entre outros. Com professores e estudantes, emprega a narrativa de vida e outras tecnologias sociais como mecanismos epistêmicos, capazes de criar e projetar cenários de aprendizagem, com foco na formação do sujeito. Promove vivências e palestras. Ministra cursos e aulas online com foco no aprimoramento da voz que narra: oral e escrita.
  • Irene Reis dos Santos
    Educadora, fundadora e presidente da CORE. Bacharel e Licenciada em Letras – Português e Espanhol, pela Universidade de São Paulo – USP. Especialista em tradução, tendo traduzido a obra de Edgar Morin e Carlos Delgado – Reinventar a Educação – abrir caminhos para a metamorfose da humanidade, inspiradora para a criação da CORE. Mestranda em Ciências da Educação, pesquisando a respeito do Sentido que a juventude atribui à sua Participação em Comunidade, por meio do Grêmio Estudantil. Yogaterapeuta. Neuropsicoeducadora. Autora de material didático, tradutora, leitora crítica, revisora, editora pedagógica. Professora de espanhol, examinadora do DELE no Instituto Cervantes. Professora de português e espanhol, tutora para organização de estudos, dificuldades de aprendizagem, EFII e EM. Colaboradora em editoras para a publicação de material didático de ensino de espanhol para brasileiros. Professora de produção de texto para fins específicos: concursos públicos; negócios; ENEM; vestibular; DELE etc. Palestrante, facilitadora de cursos para educadores e para jovens gremistas. Colunista do Observatório do Terceiro Setor.
  • Isabela Menezes
    Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro | UFRJ. Formada em design e desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis pelo Gaia Education, programa inovador presente em mais de 54 países que capacita agentes de regeneração para uma transição sistêmica em nossa sociedade. Desenvolve  projetos de educação em sustentabilidade, regeneração de sistemas sociais, responsabilidade social e desenvolvimento comunitário na Oficina da Sustentabilidade. Especialista em Mapeamento e Diagnóstico do Território e Design Gráfico. Membro do Hub Latino Americano do Systems Play - Plataforma internacional de conexão e capacitação de Inovadores Sociais. Ativista entusiasta do Movimento Transition Towns. Articuladora e facilitadora da rede Nacional do Transition Towns no Brasil. Iniciadora do Movimento na Granja Viana, Cotia -SP.
  • Ives Alejandro Munoz
    Educador, bacharel e licenciado em filosofia, membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Ética e Felicidade do Instituto de Psiquiatria/ Ambulim do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Participa de pesquisas do Grupo de Pesquisa em Gestão Democrática e Qualidade Social da Educação Básica do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS. Especialista em neurociência.
  • Mônica Picavea
    Jornalista, pós-graduada em Marketing pela Faculdade Católica de Administração de Empresas – FAE – Paraná, com mestrado em Negócios pela Baldwin Wallace – Ohio – USA. Com passagem em diversas empresas de comunicação e marketing. Há 8 anos vem desempenhando cargos de diretoria em Organizações do Terceiro Setor. Cursou Design em Sustentabilidade pelo Gaia Education na Escócia, e hoje atua com o desenvolvimento de estratégias intersetoriais de desenvolvimento social. Treinadora Oficial da Metodologia do Movimento Cidades em Transição. Traz em seu currículo 16 prêmios nas áreas de projetos sociais. Atuou como Superintendente da Fundação Stickel, e fundou a Oficina da Sustentabilidade, que trabalha com projetos sócioambientais para empresas e instituições.  Representou o Brasil nas Conferências de Cidades em Transição, em Newton Abbot 2010, Liverpool 2011. Apresentou o case de Comunidades de baixa renda em Transição a convite da UNITAR - no Fórum Mundial de Urbanismo do UNHABITAT - em Napoli - 2012. Foi escolhida como Inovadora Social do Brasil pelo Programa de Fellowship da Rockfeller Foundation 2016/2017. Este programa é promovido pelo SRC - Stockolm Resilience Center, Bertha Center - Canadá e Universidade De Cape Town. Mestranda em Gestão da Competitividade - linha de pesquisa Sustentabilidade - na Fundação Getúlio Vargas. Especialização em Design para Sustentabilidade. Implantou o primeiro projeto de transição para sustentabilidade em comunidade de baixíssima renda do mundo, o TT Brasilândia.
  • Claudine Melo
  • Educadora, Historiadora, especialista em Educação, Cultura e Relações Étnico – Raciais, pela ECA/USP. Com extensão em Psicologia da Educação, pela FEUSP e em Estudos sobre África, pelo Centro de Estudos Africanos da FFLCH/USP. Atua com movimentos sociais ligados aos Direitos Humanos; Educação em Relações Étnico-raciais; Cultura de Paz e Justiça Restaurativa. Mãe de João Paulo e Maria Beatriz. Fundadora e educadora da EtnicoEduc. Reinventora na CORE.
  • Gisela Sartori Franco
  • Educadora, Psicóloga, Especialização em Psicodrama, Mestrado pela UNICAMP. Co-Fundadora e ex-diretora da empresa Projeto Cooperação/Santos e da ONG Coopera Brasil/Florianópolis. Participou do curso de formação “Usina de Ideias” promovido pelo Artemísia em 2001; trabalhou no Projeto Ancora/Cotia de 2014 a 2019. Foi focalizadora do Módulo Social: “Convivência Cooperativa e Práticas de Transformação” na formação GAIA EDUCATION/Botucatu em 2017. Atua na área clínica e acadêmica dando aulas e oficinas em Universidades de SP, SC entre outras. Desenvolve trabalhos junto ao Segundo e Terceiro Setor em Comunidades de Educação. É professora no curso de Pós Graduação “Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas” desde 2000 e Educadora no “Programa Clorofila” em Bertioga/SP desde 2013. É Co-criadora dos Jogos Cooperativos: “Jogo da Carta da Terra” e jogo “Diálogo Com+Vivência”. Atualmente dirige a empresa “O MÁGICO DE NÓS”, coordenando projetos que visam despertar a riqueza das relações humanas através de dinâmicas de Convivência Cooperativa e a aplicação dos Jogos Cooperativos de Tabuleiro



Contatos:

Business WhatsApp (15) 99817-6450 - Gabriela


Realização:


CORE- Comunidade Reinventando a Educação


Siga-nos nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

Youtube

Linkedin


Parceiros:


Gaia Education

Transitions Towns

Gaia Jovem

Reconciliar - Centro de Desenvolvimento Humano


Maiores informações

Referências que sustentam o percurso formativo:

1) BNCC: Competência n.  6: Projeto de Vida e Trabalho. Transversalmente, são trabalhadas as demais competências da Base Nacional Curricular Comum.

2) ODS: Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

3) Mandala da Sustentabilidade Gaia Education, presente em 54 países e o Movimento de Cidades de Transição.

4) Metodologia CORE: Leitura do Território, Jornada de Aprendizagem, Reinventar em ação, Celebrar e Multiplicar



Apresentação dos módulos
1. LÍDER DE SÍ: Despertar dos Sonhos
Qual é o seu sonho? Nesta oficina, a proposta é promover um espaço para aprender a se conhecer, aprender a conviver, a importância das redes de apoio, do desenvolvimento das habilidades socioemocionais, da construção de valores e da cidadania planetária, enquanto Desenha seu Projeto de Vida, a partir do que você quer e precisa aprender.
 
2. LÍDER DE SÍ: Ser em ação
Eu me reconheço com o outro e celebro quem sou. Esta oficina é uma jornada de autoconhecimento, um convite para experimentar as propriedades dos elementos fogo, ar, água, terra e éter, através de meditações guiadas e vivências em grupo. Juntos, vamos buscar compreender como ocupar nosso lugar num grupo e conhecer pequenas práticas de reconexão para o seu dia a dia.
 
3. LIDERANÇA COMUNITÁRIA: Design de Projetos
Como atuo no mundo? Nesta oficina, a proposta é, através do Design integrado de projetos,  aprender sobre as  4 dimensões da Sustentabilidade e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, como ferramenta para transformação do lugar onde vive em um lugar melhor, começando por buscar a convergência, o que nos une como ponte para promover o diálogo entre todos os atores de uma Instituição de Ensino.
 
4. LIDERANÇA COLABORATIVA: Dimensão Social
Como interajo com o mundo? Nesta oficina, a proposta é conhecer ferramentas de construção de grupos, habilidades de tomadas de decisão, empatia, resiliência, uso da CNV e de jogos cooperativos. Refletir sobre Ética e Felicidade aplicada ao seu projeto de Vida.
 
5. LIDERANÇA COLABORATIVA: Dimensão Econômica
Como transformo minhas habilidades e talentos em propósito e trabalho? Nesta oficina, a proposta é conhecer o papel fundamental da economia no mundo e provocar reflexões para escolhas conscientes de toda a cadeia produtiva. Aprender que novas formas de economia, como a circular e a colaborativa, já existem e estão promovendo transformações positivas na transição para um modelo de negócio ganha-ganha-ganha, em toda e qualquer profissão que exista e por existir.
 
6. LIDERANÇA COLABORATIVA: Dimensão Ecológica

O que é ecologia profunda e como ela pode auxiliar na construção da minha cidadania planetária? Nesta oficina, a proposta é vivenciar a ecologia profunda e provocar reflexões que serão transformadas em pequenas ações no projeto de vida de cada um, através do Jogo da Carta da Terra.
 
7. LIDERANÇA COLABORATIVA: Dimensão Cultural
Visão de Mundo Sistêmica, Pensamento Complexo e Projeto de Vida. Nesta oficina, a proposta é promover, através de vivências socioeducativas, artísticas e culturais, a Reconexão com a Natureza, aprender a agradecer e confiar, aprender sobre a importância de promovermos saúde pessoal e planetária.
 
8. LIDERANÇA COMUNITÁRIA: Design Regenerativo
Como faço e amplio a transição? Nesta oficina, a proposta é promover um espaço para aprender a fazer, vivenciar metodologias colaborativas e de Design, como o Design Thinking, e os 12 ingredientes da Transição, partindo da realidade, potenciais e desafios do local onde atuam os participantes do programa.
 
9. CIDADANIA PLANETÁRIA: Projeto de Vida
Como posso multiplicar meus talentos e colocar minha cidadania planetária em ação? Sendo você no mundo e reconhecendo que isso parte do seu sonho, do que se quer e do que se precisa aprender para exercer seu projeto de vida.   Nesta oficina, a proposta é ancorar os aprendizados através da neurociência e do pensamento complexo, construir a missão, visão, valores pessoais de cada participante.

Local

Av. Washington Luiz, 685

Avenida Washington Luiz, 685, Auditório do ED. Mondrian, Jardim Emilia

Sorocaba, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

CORE - Comunidade Reinventando a Educação

A CORE é uma associação de educadores engajados e comprometidos em reinventar a educação, abrindo caminhos para a metamorfose da humanidade. Acreditamos na capacidade dos educadores e dos jovens de impactar seu entorno, reinventando soluções com suas comunidades, enquanto desenvolvem seu projeto de vida. A escola e a comunidade precisam estar integradas. Para isso criamos uma metodologia que facilita essa integração, de maneira que o núcleo escolar seja estruturado para gerar soluções complexas

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.