16 mar - 2019 • 08:00 > 16 mar - 2019 • 18:00
16 mar - 2019 • 08:00 > 16 mar - 2019 • 18:00
Curso: Desmistificando o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para o estudante com necessidades
educacionais especiais
Dia 16/03 (sábado), de 8h às 18h.
Diversas escolas e educadores ainda têm dificuldades em elaborar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para o estudante com necessidades educacionais especiais. Fundamental para adaptar o currículo escolar às necessidades dos alunos no seu percurso pedagógico, o curso: Desmistificando o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para o estudante com necessidades educacionais especiais tem por objetivo esclarecer dúvidas, ajudar a trilhar caminhos e auxiliar as instituições de ensino no cumprimento da lei.
O PDI é amparado pela Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13146/2015) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/1996). Ele busca orientar a escola no atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Por isso, o PDI é uma ferramenta que contribui para garantir a acessibilidade na escola.
Programação:
8h00 às 8h30: Credenciamento e Coffee Break
8h30
às 12h30: Fundamentos legais que norteiam as políticas de
inclusão escolar / desafios e possibilidades na implementação das
adaptações razoáveis
12h30 às 13h30: Almoço incluído para os participantes
13h30 às 15h30: PDI: definição, fundamentação teórica e perspectivas
15h30 às 16h: Coffee Break
16h às 18h: Estudo de caso
Local: Teatro do Colégio Santa Dorotéia - Rua Chicago, 240, Sion
Investimento: R$ 80 (escola associada) / R$ 130 (escola não associada)
CURSO:
“DESMISTIFICANDO o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para o estudante com necessidades educacionais especiais”
CARGA HORÁRIA: 8 horas
MINISTRANTES:
Ms. Nivânia Melo Reis – terapeuta ocupacional
Dra. Márcia Bastos Rezende – terapeuta ocupacional
Luciane Campos – pedagoga
MINI CURRÍCULOS
Nivânia Maria de Melo Reis
Terapeuta ocupacional e mestre em educação pela UFMG, especialista em educação especial, e com formação em tecnologia assistiva, Bobath e Pediasuit. Consultora em acessibilidade, inclusão e tecnologia assistiva
Luciane Dias Campos
Pedagoga pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR (1999), mestranda em Ciências da Educação: Educação Especial, na Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Tem experiência com formação de professores, atuando principalmente nos temas: Educação Especial Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado, Deficiência Física e Tecnologia Assistiva.
Márcia Bastos Rezende
Terapeuta ocupacional (FCMMG – 1981), mestre e doutora em fisiologia (UFMG – 1991 e 1999), docente aposentada do curso de terapia ocupacional da UFMG (1985-2014), várias experiências administrativas na UFMG (vice-diretora da EEFFTO/UFMG, chefe de departamento, coordenadora de colegiado de curso de graduação, coordenadora do curso de especialização em terapia ocupacional), orientadora de alunos na graduação e na pós-graduação, banca de vários concursos públicos, banca examinadora para avaliação de TCC da graduação, especialização, mestrado e doutorado, autora de artigos, livros e capítulos de livros e palestrante. Atualmente diretora técnica da EFEITO – Consultoria para Inclusão Escolar (www.efeitoinclusaoescolar.com.br) e consultora de várias escolas para a implementação da política de inclusão escolar no contexto das escolas regulares.
Mais detalhes: http://lattes.cnpq.br/7003929395500284
OBS: A cobrança de inscrição para escolas sindicalizadas se refere aos custos com as palestrantes, logística e alimentação. O Colégio Santa Dorotéia cedeu gratuitamente o espaço para a realização do evento. Os participantes terão direito a um certificado de participação, a ser enviado posteriormente por e-mail.
Rua Chicago, 240 Sion
Belo Horizonte, MG
SINEP-MG
Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais. www.sinep-mg.org.br
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