07 fev - 2024 • 15:00 > 07 fev - 2024 • 17:00
07 fev - 2024 • 15:00 > 07 fev - 2024 • 17:00
Os povos indígenas do Brasil lutam há anos por sua permanência em seus territórios e pelo direito de existir. Todos os dias. Para marcar essa contínua e árdua história de luta, o dia 7 de fevereiro foi instituído como o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, como homenagem e reconhecimento do papel histórico da liderança indígena, Sepé Tiaraju, que viveu no Sul do Brasil, onde lutou contra portugueses e espanhóis para seu povo Guarani não ser expulso do seu próprio território. Ele foi assassinado no dia 7 de fevereiro de 1756, quando proferiu a frase que ficou na História como uma marca da sua luta e de todos os povos indígenas: “Essa Terra tem dono!”.
Para falar sobre a importância de celebração desta data, a inspiração de Sepé, o reconhecimento e respeito às culturas indígenas e pontuar o protagonismo e autonomia dos povos originários, a permanência em seus territórios tradicionais, com boa qualidade de vida e efetivação dos seus direitos territoriais e de políticas públicas sociais, o MCI convida Pedro Pankararé.
Pedro Pankararé é morador de Guarulhos, membro da Associação Indígena Pankararé de Osasco, integra a Articulação dos Povos Indígenas do Sudeste (ARPINSUDESTE) e é Conselheiro no Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPISP).
Data: 07/02/2024
Local: Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca - São Paulo/SP) e https://www.youtube.com/@museudasculturasindigenas
Horário: das 15h às 17h
Vagas: 20 pessoas
Entrada: presencial gratuita, mediante inscrição antecipada
Classificação: Livre
Informações:
(11) 3873-1541 ou contato@museudasculturasindigenas.org.br
Observação: a atividade será realizada no formato híbrido, possibilitando a vinda de público presencial ao Museu ou acompanhamento virtual pelo canal do Youtube
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Dona Germaine Burchard, 451 Água Branca
São Paulo, SP
Museu das Culturas Indígenas
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.