Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Curso Economia Comportamental e Nudging na Prática

Eventos para você

Curso Economia Comportamental e Nudging na Prática

18 nov - 2017 • 09:00 > 18 nov - 2017 • 18:00

Evento encerrado

Curso Economia Comportamental e Nudging na Prática

18 nov - 2017 • 09:00 > 18 nov - 2017 • 18:00

Evento encerrado

Descrição do evento


O que é a Economia Comportamental? Qual sua importância?


Pense nas últimas escolhas que você teve que fazer: a última vez que decidiu assinar uma revista ou jornal, se matricular numa academia, comprar um plano de saúde ou uma simples televisão. E quando tomou uma decisão pensando no bem-estar do próximo, economizou água ou simplesmente respondeu a um favor?

Você lembra o que pesou na sua decisão naquele momento? Quanto tempo demorou para tomar aquela decisão? O que acha que te influenciou bem ali?

As pessoas costumam fazer escolhas imediatistas, impulsivas e muitas vezes errôneas ao considerar que elas são influenciadas por fatores raramente determinantes. Elas agem de forma automática, em decorrência de hábitos ou por inércia. Ficamos paralisados diante de muitas escolhas ou sobrecarga de informação sobre um produto. Animais sociais e além de influenciados pelos outros no dia a dia, nós nos deixamos afetar por nossas identidades pessoais: como nos vemos e como queremos ser vistos.

Com a ascensão de pesquisas que demonstram a dimensão do impacto de influências cognitivas, sociais, econômicas e contextuais na preferência de compra, estilo de vida e consumo de mídia de consumidores, a área empírica ganha reconhecimentos dos seus processos e resultados.

Estudando decisões de compras, amplamente moldadas pelo contexto, além de crenças, experiências e interações sociais, os experimentos permitem desenvolver desenhos de estratégias efetivas para empresas, agências de publicidade ou consultorias, sendo preditivo ao se investigar o comportamento de consumo.

Um diferencial em diversos setores


Por ser uma área muito recente no país, a Economia Comportamental ainda não é explorada em todo seu potencial pelas organizações. Países como os Estados Unidos e Inglaterra já aplicam suas ferramentas nos mais diversos setores. O Nobel será um grande incentivo para que seus fundamentos sejam cada vez mais incorporados por empresas que estejam investindo em um entendimento cada vez mais profundo e realista de seus consumidores.

Nas últimas duas décadas a área e suas aplicações empíricas têm vivido seu auge no mundo, ganhando cada dia mais destaque tanto no meio acadêmico, quanto em áreas como marketing, sustentabilidade e políticas públicas.

Atualmente, departamentos de produtos e inovação em empresas e governo gastam milhões para entender e influenciar pessoas, com resultados mistos e a Economia Comportamental pode ser chave nesse desafio. 


O que é Nudging? Qual a importância de aprender esse conceito na prática?

"Um nudge é qualquer aspecto da arquitetura de escolha que altera o comportamento das pessoas de um modo previsível sem proibir quaisquer opções nem alterar significativamente seus incentivos econômicos. Para que uma intervenção seja considerada um mero nudge, deve ser fácil e barato evitá-la. Nudges não são imposições. Dispor as frutas ao nível do olhar é considerado nudge. Proibir junk food, não." Richard Thaler e Cass Sunstein (2008, p. 6).

É uma nova perspectiva para identificar problemas e desenhar soluções e produtos. Os estudos e cases na área tem mostrado como pequenos detalhes podem fazer uma enorme diferença. Veremos na prática como aplicar e se basear nesses estudos para entender o comportamento humano e assim criar soluções efetivas e inovadoras!


Algumas perguntas que iremos explorar durante o curso:


Quais os principais motores da decisão individual e organizacional?
Que fatores-chave consideramos quando fazemos escolhas?
Quais pequenos detalhes podem causar grandes mudanças?
Quanto o contexto da escolha afeta nossas decisões?
Que vieses sistematicamente observamos na decisão do consumidor?
E, mais importante, como agir para trabalhar esses vieses ou ajustar produtos e serviços usando a Economia Comportamental? 


Tópicos a serem abordados

• A Economia Comportamental e suas aplicações
• Como o cérebro toma decisões - Sistema 1 e Sistema 2
• Fatores emocionais, sociais e econômicos que afetam nossas decisões
• Principais conceitos e fundamentos.
• Ferramentas e experimentos na Economia Comportamental
• O que é Nudge e a Arquitetura de Escolha?
• Nudging: Guia prático para profissionais.
• Tendências e rumos futuros nas Ciências Comportamentais

Material incluso

• Material Didático
• Certificado
• Grupo no Facebook Exclusivo 


Local

Comfort Suites Brasilia

SHN Quadra 4, Bloco D

Sobre a Flávia Ávila

FAvila

Fundadora da consultoria InBehaviorLab e do site EconomiaComportamental.org. Coordenadora do MBA em Economia Comportamental da ESPM, primeira pós-graduação do tema no Brasil. Tem mais de 15 anos de experiência prática na condução de experimentos e estudos sobre comportamento do consumidor em empresas de grande porte. Formada em Economia pela UnB (Universidade de Brasília). Mestre em Behavioural Economics pelo CeDEx group (Center for Decision Research and Experimental Economics) da University of Nottingham, Inglaterra. Idealizadora e co-organizadora do Guia de Economia Comportamental e Experimental.

Valor promocional
De 890,00 por 590,00  

Para pagamentos à vista até o dia 12/11 com 10% de desconto, entrar em contato em contato@inbehaviorlab.com.

Inscrições à vista, dúvidas e informações
Para dúvidas, compras corportativas, grupos e/ou notas de empenho, entrar em contato em contato@inbehaviorlab.com.

Saiba mais em
www.inbehaviorlab.com.br/news
www.facebook.com.br/inbehaviorlab




Local

Comfort Suites Brasilia

Rua SHN Quadra , 4 Bloco D Sala Paineira, Asa Norte

Brasíla, DF

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

InBehavior Lab

A consultoria InBehavior Lab fornece cursos, workshops e consultoria com foco nos fundamentos e ferramentas das ciências comportamentais para investigação do comportamento do consumidor e processos de tomada de decisão. Composta por especialistas com mais de 15 anos de experiência em consultoria e condução de experimentos de laboratório e de campo, aplica os mais modernos avanços da Economia Comportamental para testar e propor soluções efetivas e criativas para o dia a dia, empresas de consumo, instituições financeiras, varejo, governo, terceiro setor, entre outras.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.