17 ago - 2020 • 17:00 > 17 ago - 2020 • 21:00
17 ago - 2020 • 17:00 > 17 ago - 2020 • 21:00
17 DE AGOSTO
DIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A cultura popular, seus mestres e a universidade nos 20 anos de Encontro de Culturas Tradicionais
A Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge acredita que o povo brasileiro possui mestres que são museus vivos e que merecem ser reconhecidos e valorizados em vida. Por este motivo, nestes 20 anos, sempre tratamos nossos convidados como uma rica fonte de saber.
É este sentimento que garantiu que o evento fosse reconhecido como o maior do país na discussão de políticas públicas em favor dos povos do Brasil e na valorização de suas festas, tradições e tecnologias sociais. Em 2010/2011, a Casa de Cultura obteve recursos do Programa Goyazes, do Governo do Estado de Goiás, para implementar o Projeto “Encontroteca”, um Museu Digital que reuniu o acervo dos 10 anos do Encontro de Culturas. Mais tarde, em 2014, com o apoio do edital Pontos de Memória, do Instituto Brasileiro de Museus, a instituição continuou o trabalho com o acervo produzido, além de ser reconhecido como ponto de memória brasileira. Em 2019, a Aldeia Multiétnica, um braço do Encontro de Culturas Tradicionais também foi reconhecida com o Edital de Dinamização de Espaços Culturais do FAC (Fundo de Arte de Cultura de Goiás), com o projeto “Aldeia Multiétnica: espaço de exposições permanente”.
Com a pandemia, temos perdido inúmeros mestres da cultura popular e estas sabedorias muitas vezes partem sem deixar registros para as gerações futuras. Isso tudo corrobora e reforça a nossa ideia de que precisamos cuidar das pessoas, as verdadeiras fontes de conhecimento e construção do saber. Para tanto, queremos construir com as universidades, os museus e o Estado os caminhos para que o saber destes povos seja acessado e valorizado.
Participam:
-Shirley Krenak (Jornalista e publicitária, atua na defesa dos direitos indígenas e dos rios sagrados contra a mineração. É escritora e coordenadora pedagógica de cursos de extensão voltada para a história indígena do Brasil, desenvolvido em parceria com Núcleo de Agroecologia da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares) - (MG)
-Fernando Schiavini ( Indigenista e parceiro da Aldeia Multiétnica - TO)
-Solange Ferraz (Museu do Ipiranga-SP)
-Patrícia Sueza (Escritora de livro sobre o Encontro)
-Augusto Almeida (UEG)
-Flávia Cruvinel (UFG)
-Geraldo Guarani m’Byá (RS)
-Lucilene dos Santos Rosa (Liderança do Sítio Histórico Kalunga, graduada em Turismo e pós graduada em história da cultura afro-brasileira)
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.