Do espectro aos espectros do autismo infantil
Com
Adela Stoppel de Gueller
A ampliação dos critérios diagnósticos do autismo e sua transformação num largo espectro borraram as fronteiras do diagnóstico diferencial na infância e incrementaram de modo assustador o número de casos incluídos nessa nova categoria. Uma medicina pautada na prevenção e no diagnóstico precoce, procura encontrar sinais que permitam detectar e antecipar um fechamento autístico antes de sua configuração definitiva, isto é, num momento em que os indicadores do autismo são ainda nebulosos. Como resultado desse entrelaçamento têm chegado nos consultórios e nos equipamentos do SUS crianças que tiveram diagnóstico de autismo na primeira infância e cuja evolução não confirmou essa primeira suspeita. No entanto, mesmo passados alguns anos, os efeitos da nomeação precoce continuam pairando no discurso familiar e circulando entre os profissionais envolvidos nos atendimentos com uma presença espectral que resiste em ser dissolvida e implica um delicado manejo clínico.
Adela Stoppel de Gueller
Psicanalista. Formada em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires. Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Com Pós doutorado em Psicanálise sobre "Escritas da clínica com crianças: História e transmissão da experiência" na UERJ.
Autora de Vestígios do tempo: paradoxos da atemporalidade no pensamento freudiano (2005). Organizadora de Psicanálise com crianças na contemporaneidade: extensões da clínica (2007), Psicanálise com crianças: perspectivas teórico-clínicas (2008), Atendimento psicanalítico de crianças (2011) e Atendimento psicanalítico de gêmeos (2018). Coordena junto com Ada Morgenstern do grupo de pesquisa Gemelar uma parceria do setor clínica e pesquisa do departamento de psicanálise com crianças e a Faculdade de psicologia da USP e também é supervisora do SUSTENTAR, psicanálise, infâncias e Saúde Pública. Coordena o Departamento de Psicanálise com Criança no Instituto Sedes Sapientiae e ministra aulas no curso de formação assim como no curso de Teoria Psicanalítica da COGEAE-PUC-SP.
6/out/21, quarta-feira, 11h30
Atividade aberta e gratuita | On-line | Sala Zoom
Inscrições exclusivamente pelo Sympla
Necessário app Zoom instalado.
Acesso através do e-mail de confirmação da inscrição,
ou através de conta gratuita no site/app Sympla. Veja os detalhes abaixo*.
Informações na Secretaria da Sig
- E-mail: sig@sig.org.br
- Whatsapp das 7h30 às 16h30: (51) 98039-0115
- Whatsapp das 12h às 21h: (51) 99627-9382