20 fev - 2021 • 15:00 > 20 fev - 2021 • 16:30
20 fev - 2021 • 15:00 > 20 fev - 2021 • 16:30
Programação Paralela | Encontro online
Corpo intransigente, objeto intransigente
com Carla
Chaim
Sobre o encontro
A fala de Carla Chaim girará em torno do corpo. Diferente não poderia ser, o encontro de duas artistas que têm este objeto de estudo em comum. Na ocasião, Larissa Camnev, com sua exposição "Esboços de um corpo intransigente", no Adelina Instituto, apresenta cerca de 40 obras acerca do corpo mediado por instrumentos e elementos, refletindo também sobre a transposição do plano bidimensional da modelagem plana para estruturas tridimensionais, amparado pelo vestir, pelo uso do corpo fotografado. Performances, vídeos e fotografias da artista serão discutidos e pensados entre os aparatos técnicos e além disso, o conceito de usar o próprio corpo para assim criar uma nova natureza, um novo objeto. Que corpo é esse que ainda teima em existir, que se contorce dentro de finas matérias? Que corpo é esse que, desforme, com uma nova pele se coloca no mundo?
Quem
irá conduzir?
Carla Chaim, 1983 é artista, vive
e trabalha em São Paulo. Tanto em seus trabalhos em papel como em suas
fotografias e ações gravadas em vídeo, busca ultrapassar os limites da
concepção tradicional do desenho. Mais do que um suporte para o desenvolvimento
de uma ideia, ou um esboço inicial de um trabalho a ser criado, o desenho em
seu trabalho aparece essencialmente como um vestígio da ação de um corpo em um
determinado suporte, um rastro de sua presença, ou mesmo o remanescente sinal
de um gesto.
Graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (2004), onde também fez pós-graduação em História da Arte (2007), participou de diversas residências artísticas, entre elas AnnexB, Nova Iorque (2018) e The Banff Centre for the Arts, Canadá (2010). Entre seus projetos de 2020, destacam-se a individual Ella, na Fernando Pradilla Galería, em Madri, e a instalação da arena/palco para as apresentações de performances em Histórias da Dança, MASP, SP, quando teve sua obra adquirida pelo acervo do museu. Recebeu no Brasil prêmios como CCBB Contemporâneo e Prêmio FOCO Bradesco ArtRio, ambos em 2015, Rio de Janeiro e em São Paulo em anos anteriores: Prêmio Funarte de Arte Contemporânea e Prêmio Energias na Arte. Em 2016, foi nomeada para o Future Generation Art Prize, onde em 2017 apresentou instalações e fotografias no Pinchuk Art Centre, Kiev, Ucrânia e no Palazzo Contarini Polignac, Veneza, Itália, em um evento colateral à Bienal de Veneza. Sua obra faz parte de coleções como Ella Fontanals-Cisneros, Miami, USA; Museu de Arte do Rio – MAR, RJ, Brasil; Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil; e Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, Brasília, Brasil.
Para quem é
esse encontro?
Interessados em conversar sobre o corpo na arte contemporânea.
Informações
Encontro Online Corpo
intransigente, objeto intransigente
Data: 20 de fevereiro,
sábado das 15h às 16h30
Local: Online, ao
vivo, pela plataforma zoom. O link será disponibilizado um dia antes do
encontro.
Cadastre-se gratuitamente pelo App Zoom para celular
ou tablet ou pelo site www.zoom.us.
Inscrições gratuitas
pelo www.sympla.com.br/adelina
Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail
para oi@adelina.org.br ou ligue para (11) 3868 0050
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Adelina
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.