21 jun - 2021 • 18:00 > 22 jun - 2021 • 21:00
21 jun - 2021 • 18:00 > 22 jun - 2021 • 21:00
Curso na área da Educação inserido no Programa de Capacitação de Agentes
Políticos e Comunitários e de Formação para Cidadania da Escola do Parlamento
da CMSP em parceria com o Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora
(FEICE) e a Faculdade de Educação da USP (FEUSP)
DIRETOR RESPONSÁVEL: Rubem Davi
Romancini
COORDENAÇÃO:
João
Kleber Santana – FEICE
Alexsandro
Santos - Escola do Parlamento
Elie
Ghanem – Faculdade de Educação da USP
JUSTIFICATIVA/CONTEXTO:
Desde
que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou a pandemia mundial, em março
de 2020, os estados nacionais adotaram várias medidas para desacelerar as taxas
de transmissão, no intuito de preservar os sistemas de saúde e as vidas da
população; dentre tais medidas, a suspensão de aulas presenciais teve impactos
profundos sobre a vida de estudantes e famílias, e da equipe escolar, obrigando
a criar estratégias e modos por meio dos quais a escola poderia se fazer
presente, ainda que à distância.
Passado
quase um ano desde o início da crise, e a despeito das muitas dificuldades e
persistentes desafios (ligados também ao modo pelo qual a gestão da epidemia
tem sido feita no Brasil), é preciso reconhecer que foram produzidos
conhecimentos sobre a instituição escolar, o fazer pedagógico, o lugar da
escola nas redes de proteção, entre outros.
Entendemos
que tais conhecimentos são centrais para o desenvolvimento do próprio conceito
de educação integral, na medida em que evidenciam princípios, valores e
nexos aos quais ele se vincula. Por essas razões, entendemos que a constituição
de um espaço coletivo de reflexão é fundamental para sistematizar e colocar em
circulação algumas das aprendizagens realizadas ao longo dessa crise, tornando
possível, desde já, identificar desafios e possibilidades para o horizonte do pós-pandemia.
OBJETIVOS:
Este
curso tem como objetivo central constituir um espaço de diálogo e reflexão
sobre como garantir o direito à educação integral aos bebês, crianças,
adolescentes, jovens e adultos da cidade de São Paulo, num momento de crise
sanitária provocada pela pandemia de Covid-19 e suas consequências em termos
sociais e econômicos.
PÚBLICO ALVO:
Professoras e professores das redes públicas, gestoras e gestores de serviços públicos, integrantes de movimentos e associações da sociedade civil, estudantes dos cursos de licenciatura e interessados em geral.
ESTRUTURA DA ATIVIDADE:
Serão
realizados oito encontros formativos, sempre às terças-feiras, das 18h às 21h, conforme
cronograma disponível nesta programação. Os alunos acompanham a transmissão das aulas pelo canal da Escola do Parlamento no YouTube https://www.youtube.com/c/EscoladoParlamentoCMSP e respondem, ao final de cada encontro, um questionário para aferição de presença.
Ao final do Curso o aluno responde a um Questionário de Avaliação de Conteúdo composto de 10 questões e que será disponibilizado após a última aula.
Além
dos encontros formativos síncronos, o curso indicará leituras de estudo e todos os participantes deverão realizar atividade final de
avaliação, em formato eletrônico, para fazer jus à certificação relativa ao
curso.
CARGA
HORÁRIA TOTAL: 30
horas, sendo 24 horas de encontros síncronos e 6 horas para leitura de estudo e
atividade de avaliação.
PROGRAMAÇÃO:
4/5 - 18h às 21h
Escola em tempos de crise: desafios e
estratégias para agir na incerteza
Ítalo Dutra (Chefe de Educação – Unicef Brasil)
Priscila Kodama (Diretora da EMEF Emiliano Di Cavalcanti)
Fernando Padula (Secretário Municipal de Educação de São
Paulo)
Alexsandro Santos (Diretor-Presidente da Escola do Parlamento)
Mediador: Carlos Eduardo Fernandes Junior (Coord. Pedagógico EMEF Infante Dom Henrique/Espaço
de Bitita)
11/5 - 18h às 21h
Vigilância epidemiológica nas escolas em pandemia e pós-pandemia
Anaclaudia Fassa (Direção
da Abrasco)
Maria Tereza
Marcilio – (Diretora da Avante/BA)
Monica Laratta Vasconcelos (Coord. Pedagógica EMEF Infante
Dom Henrique/Espaço de Bitita)
Mediadora: Márcia Cordeiro (Supervisora Escolar DRE Pirituba)
18/5 - 18h às 21h
Currículo no território: como pensar os
processos de ensino aprendizagem neste contexto (parte 1)
Natacha Costa (Diretora do Aprendiz)
Dilma Ângela da Silva (Coord. Pedagógica EMEI
Monteiro Lobato)
Mediador: Cláudio Marques Neto (Diretor EMEF Infante Dom Henrique/Espaço de
Bitita)
25/5 - 18h às 21h
Currículo no território: como pensar os processos de ensino aprendizagem neste contexto (parte 2)
Kazuo Nakano (Professor da Unifesp)
Renata Pereira
Pardim (Supervisora Escolar DRE
Itaquera)
Fatima Antonio (Ex-Secretária Adjunta de Educação de São
Paulo)
Mediador: Marcos Manoel dos Santos (Diretor EMEI Cruz e Sousa e Membro do Ocupa
Cidade)
01/6- 18h às 21h
Metodologias: novos agrupamentos, práticas
integradoras e recursos pedagógicos
Julia Andrade (Fundadora Ativa Educação e profa. Instituto
Vera Cruz)
Márcia Calçada (Diretora da UME Leonor Mendes de
Barros/Santos)
Mediadora: Ana Paula Pietri (Formadora pela Associação Cidade Escola Aprendiz)
08/6- 18h às 21h
Articulação intersetorial:como
constituir condições para a proteção integral de todos os estudantes (parte 1)
Valdiosmar Vieira
Santos (Secretário de Assistência Social
de Lagarto/SE, e Vice-presidente do CONGEMAS)
Jorge Kayano (Médico sanitarista, Instituto Pólis)
Mediador: João Kleber Santana (Diretor da EMEI Gabriel Prestes)
15/6- 18h às 21h
Articulação intersetorial:como constituir condições para a proteção integral de todos os estudantes (parte 2)
Naomar Almeida Filho (IEA-USP)
Jaqueline Moll (Profa. Titular FACED e do PPG em Educação da
URI/RS, Membro Fundadora do Observatório Nacional de Educação Integral)
Mediadora: Miriam Tronnolone (Assistente Social e integrante das Redes Intersetoriais de Proteção
Integral à Criança e ao Adolescente do Centro e de Pinheiros/SP)
22/6- 18h às 21h
Avaliação e
Monitoramento do Plano Municipal de Educação e a Educação Integral em São Paulo
Eliseu Gabriel (Vereador SP. Presidente da Comissão de
Educação e Cultura e Esportes da Câmara Municipal de SP)
Maciel Nascimento (Coordenador do Fórum Municipal de Educação
SP)
Rose Neubauer (Presidente Conselheira do Conselho Municipal
de Educação de SP)
Minéia Fratelli (Secretária Adjunta de Educação de SP)
Elie Ghanem (Professor de Sociologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP)
Mediador: Alexsandro Santos (Diretor-Presidente da Escola do Parlamento)
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Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo
A missão da Escola do Parlamento (EP) da Câmara Municipal de São Paulo é aproximar o poder parlamentar da sociedade, com a formação e a capacitação de agentes públicos e munícipes. Por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a escola promove a difusão de conhecimentos socioeconômicos, políticos, ambientais, educacionais e culturais da cidade de São Paulo. Saiba mais em: http://www.saopaulo.sp.leg.br/escoladoparlamento/
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