10 set - 2021 • 19:00 > 10 set - 2021 • 21:00
10 set - 2021 • 19:00 > 10 set - 2021 • 21:00
O Evento
A
proposta de atividade de extensão será conduzida de forma a ampliar o diálogo a
respeito do Estágio Supervisionado na perspectiva do diálogo e das mediações. Para
a condução do estudo, propomos a exposição crítica diante do processo de
formação docente e pesquisa considerando os limites e possibilidades.
Justificativa
O processo e
desenvolvimento do Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia consiste no conhecimento
e reflexão
diante das situações específicas vivenciadas no campo de estágio. No contexto
de pandemia faz-se necessário um olhar apurado tendo em vista as nuances que
envolvem a relação teoria e prática. Para tanto, é fundamental fomentar as discussões
levando em conta o diálogo e a mediação.
Objetivo geral
Ampliar os conhecimentos sobre os
processos de mediação e diálogo no contexto do Estágio Supervisionado.
Objetivos específicos
- Refletir sobre o conceito e concepção de estágio observando
o contexto de pandemia;
- Direcionar esclarecimentos sobre as principais questões que
envolvem as relações entre a teoria e a prática dentro do campo de estágio;
- Fortalecer as relações entre o diálogo e a mediação no
contexto do estágio supervisionado.
Palestrantes
Profa. Dra. Marilza Vanessa Rosa
Suanno - PPGE/FE/UFG
Doutora
em Educação pela Universidade Católica de Brasília UCB (2015). Doutorado
sanduíche realizado na Universidade de Barcelona UB (2011/2012). Mestre em
Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás (2006)
revalidação do Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidad de La
Habana UH (2003). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás UFG
(1994). Professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade Federal de
Goiás UFG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG.
Líder do DIDAKTIKÉ Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões
Contemporâneas http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7805627761585698 -
DGP/CNPq. Membro dos Grupos de Pesquisa: a) Ecologia dos Saberes e
Transdisciplinaridade - Ecotransd/UCB; b) Rede Internacional Investigando
Escolas Criativas e Inovadoras UFT; c) Rede Internacional de Escolas Criativas:
construindo a escola do século XXI RIEC (UB/Espanha) e d) Pesquisas e Práticas
de Aprendizagem Integradora e Inovadora PAII/UFAL. Membro do Núcleo de Formação
de Professores da Faculdade de Educação FE/UFG. Membro da Asociación de
Escuelas Creativas ADEC (Barcelona/ES).
Ana Paula Aguiar
Fuzo
Possui graduação em Letras pela
Universidade Federal de Goiás (1999) e mestrado em Letras e Linguística pela
Universidade Federal de Goiás (2002). Atualmente é professora adjunta da
Faculdade Araguaia/Goiânia e professora na Educação Básica - RME Goiânia. Tem
experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em Línguas Indígenas,
Educação de Jovens e Adultos e Alfabetização e Linguística, atuando
principalmente nos seguintes temas: Educação Popular e Educação de Jovens e
Adultos, Linguagem, Alfabetização e Linguística, Ensino Superior e Pesquisa.
José Firmino de
Oliveira Neto
Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade
Federal de Goiás (UFG), mestre em Educação em Ciências e Matemática (2016)
também pela UFG, especialista em Formação em Educação à Distância pela
Universidade Paulista (Unip) e graduado em Ciências Biológicas (2013) pela
Universidade Estadual de Goiás (UEG) e em Pedagogia (2013) pela Unip. Foi
professor substituto do Instituto de Ciências Biológicas da UFG e atualmente é
professor/Pedagogo da Rede Municipal de Educação de Goiânia. Tem experiência em
Educação, com enfoque no currículo escolar, formação de professores e
movimentos de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia nos diferentes níveis
de ensino. Participa da pesquisa -O conhecimento produzido sobre o professor e
sua formação nas dissertações do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e
Matemática da UFG, 2009/2014-, vinculado à Rede de Pesquisadores sobre
professores no Centro-oeste (Redecentro). É membro da Associação Brasileira de
Ensino de Biologia/Regional4.
Metodologia
A metodologia utilizada será a de exposição dialogada e
problematizada a respeito da temática. As proponentes lançarão mão dos recursos
do google para trazer dinamicidade à reflexão. Como recursos, serão utilizados
Videos, textos e slides.
Conteúdo Programático
- Estágio
Supervisionado;
- Conceito
e concepções envolvendo teoria e prática;
- Conceito e concepções envolvendo diálogo e mediação.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
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NÚCLEO DE EXTENSÃO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - FARA
O Núcleo de Extensão e Pós-graduação, doravante NEPG, foi criado em 20 de outubro de 2004, pelo ato normativo n. 006/04, com base no Regimento da Faculdade Araguaia e atualmente estrutura seu projeto de Pesquisa, passando ser denominado, a partir de 16 de novembro de 2012, Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (NEPPG).
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