31 ago - 2019 • 08:00 > 31 ago - 2019 • 18:00
31 ago - 2019 • 08:00 > 31 ago - 2019 • 18:00
Estratégias para inclusão do aluno com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto escolar
Curso: Estratégias para inclusão do aluno com Transtorno do Espectro do
Autismo (TEA) no contexto escolar
Data: 31 de agosto de 2019
Carga Horária: 8 horas
Local: Colégio Padre Machado (Avenida do Contorno, 6475, Santo Antônio)
Profas.: Adriana Araújo Pereira
Borges (pedagoga, professora da Faculdade de Educação/UFMG) e Ana Amélia
Cardoso (terapeuta ocupacional, Professora do Departamento de Terapia
Ocupacional/UFMG)
Programa de Curso
- O que é o
transtorno do espectro do autismo?
- O aluno com autismo na escola
- Aprendizagem do aluno com autismo;
- Plano de Desenvolvimento Individual
(PDI)
- Estratégias para o ambiente escolar
- Estudo de caso.
Bibliografia básica:
BORGES, A.A.P.;
NOGUEIRA, M.L.M. Toda criança pode aprender: o aluno com autismo na escola. Campinas:
Mercado das Letras, 2018.
FERNÁNDEZ-ANDRÉZ, M.
I.; PASTOR-CEREZUELA, G., SANZ-CERVERA, P.; TÁRRAGA-MÍNGUEZ, R. A comparative
study of sensory processing in children with and without autism spectrum
disorder in the home and classroom environments. Research
in Developmental Disabilities, vol. 38, pp.202-212, 2015.
GRANDIN, T.; PANEK, R.
O cérebro autista: pensando através do espectro. Rio de Janeiro:
Record, 2015.
GREENSPAN, S. I.; WIEDER, S. Engaging Autism using Floortime Approach to Help, Children Relate, Communicate, and Think. Da Capo Press, 2006.
Avenida do Contorno, 6475 Santo Antônio
Belo Horizonte, MG
SINEP/MG
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.