1º Congresso Brasileiro de Diversidade, Equidade e Inclusão
A primeira edição do Congresso Brasileiro de Diversidade, Equidade e Inclusão (ConDEI) reunirá especialistas no tema com o objetivo de discutir a importância da diversidade no ambiente corporativo e no ambiente educacional, além de compartilhar práticas realizadas na academia e nas organizações.
Por meio de palestras, mesas redondas e apresentações de artigos, estamos propondo a construção coletiva de conhecimento e práticas para tornar as organizações, as escolas e universidades ambientes mais inclusivos.
Congresso100% on-line e ao vivo
20 a 22 de outubro de 2022
Emissão de certificado para participantes
Anais do evento publicados em formato de e-book
Linhas Temáticas:
Corporativa: análises de cases, discussões teóricas e práticas sobre diversidade e inclusão nas organizações.
Educacional: análises de cases, discussões teóricas e práticas sobre diversidade e inclusão nas escolas, universidades e no processo de ensino e aprendizagem.
Acesse o edital para submissão de trabalhos: clique aqui
Programação:
20 de outubro
14:00 - Sessão de abertura + Palestra: Os Princípios de Empoderamento das Mulheres (Maristella Ianusi)
15:00 - Sessões paralelas*
16:30 - Palestra: Educação Inclusiva (Mariana Rosa)
17:30 - Palestra: Mulheres na Liderança - Representatividade, Empoderamento e Desenvolvimento (Daniela Cardim Bardagi, Schneider Electric)
19:00 - Palestra: População LGBTQIAP+ e o mundo do trabalho: por que as organizações são o último armário? (Léo Drummond)
*20 de outubro - Sessões Paralelas
Diversidade e Inclusão no Ensino Superior
Moderadora: Clara Teixeira
15:00 - Inclusão LGBTQIAP+ no ambiente universitário: mapeamento de ações afirmativas e coletivos LGBTQIAP+ em universidades brasileiras (Samira Spolidorio)
15:20 - Diversidade nas Universidades: Um retrato das ações institucionais de diversidade e gênero nas IES brasileiras (Matheus Machado Laurini)
15:40 - O efeito borboleta da Diversidade e Inclusão na Anima Educação (Natália Dias de Andrade Faria e Cristina Freitas de Oliveira)
16:00 - Discussão
__________________________________
21 de outubro
14:00 - Palestra: Inclusão de pessoas trans nas organizações (Arthur Bugre)
15:00 - Sessões Paralelas**
16:00 - Mesa redonda: Formação de professores em Diversidade, Equidade e Inclusão (Moderador: Léo Drummond. Convidados: Ciça Melo, Jan Góes e Gael Benítez)
17:00 - Tecnologia Inclusiva para quebrar barreiras de comunicação (Luana Sales, Hand Talk)
18:00 - Palestra: Comunicação Inclusiva como posicionamento das organizações (Clara Teixeira)
19:00 - Painel: Metodologia 6D: um framework para a estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão nas Organizações (Léo Drummond, Samara Barbosa e Clara Teixeira)
**21 de outubro - Sessões Paralelas
Sessão Paralela 1: Comunicação, Arte e Diversidade
Moderadora: Clara Teixeira
15:00 - “Quando o invisível se torna visível, o olho demora a acostumar” - notas para um pensamento negro no cinema (Carla Ludmila Maia Martins)
15:15 - A questão do gênero no ensino das artes: da representação à potência da representatividade. (Flávia Virgínia e Silvia Michele)
15:30 - Tradução colaborativa, ativista e feminista: o papel da linguagem inclusiva no projeto de tradução do livro "Our Bodies, Ourselves" para o português (Samira Spolidorio)
15:45 - Discussão
Sessão Paralela 2: Diversidade, Inclusão e o Mundo do Trabalho
Moderadora: Samara Barbosa
15:00 - Diversidade enquanto potencial. Desenvolvimento Integral: do Pessoal ao Laboral (Carlos Daniel Moreira de Barros)
15:20 - Microagressões raciais a pessoas negras no ambiente de trabalho (Luiz Gustavo Lo Buono Moreira de Souza Lima)
15:40 - Discussão
__________________________________________
22 de outubro
09:00 - Palestra: Design Universal para acessibilidade (Samara Barbosa)
10:00 - Palestra: Mulheres e interseccionalidades, um recorte de gênero e raça (Tânia Chaves)
11:00 - Mesa redonda - Liderança e RH inclusivos: boas práticas no mercado de trabalho (Moderador: Arthur Fonseca. Convidados: Carolina Prado - Intel, Alessandro Ferreira - Grupo Pardini)
12:00 - Palestra: Vieses inconscientes no recrutamento, seleção e progressão de carreira - (Patrícia Martins)
As sessões paralelas são formadas por pesquisas e cases submetidos pelos participantes inscritos e passam por avaliação do comitê técnico científico do ConDEI. No dia 21 haverá duas sessões concomitantes. O participante devidamente inscrito deverá escolher qual quer assistir.
Obs.: A programação do evento poderá sofrer alterações.
Participações confirmadas:
É de Belo Horizonte, um homem negro retinto, transexual e neurodiverso. Ele é palestrante e mentor sobre diversidade e inclusão. Também é formado em jornalismo pela PUC Minas, fez o curso de história pela UFMG e é Fellow no ID_BR. Além disso, Bugre é colunista no Jornal Estado de Minas e ativista das causas negras e trans. No momento cursa pós-graduação em Diversidade e Inclusão nas Organizações. Ao longo de sua caminhada, Arthur Bugre aprendeu a ter orgulho de quem é e da sua essência. Ele transformou suas vivências e conhecimento em sua missão. Seu propósito é colaborar na construção de ambientes mais plurais e inclusivos por meio das Ilhas de Acolhimento!
Executiva da área de tecnologia para grandes grupos internacionais há mais de 25 anos, hoje atua na transformação da Experiência do Cliente e na Gestão e Operação da Diversidade e Inclusão na sua Consultoria a CMI Business Transformation, também é Consultora da ONU Mulheres responsável pelos Princípios de Empoderamento da Mulher WEPs e Conselheira Consultiva da Mauricio de Sousa Produções. É idealizadora da plataforma Rota VCM – voltada para ajudar vítimas da violência doméstica, é Diretora do Programa Mentoria Colaborativa Nós por Elas nas áreas de Estratégia e Curadoria, foi nomeada Embaixadora da OBME- Organização Brasileira de Mulheres Empresarias, Embaixadora da MNE – Mulheres no E-Commerce e também Embaixadora da AMMS – Sou Segura Associação das Mulheres no Mercado de Trabalho.
Graduada em comunicação e especializada no uso de tecnologias em comunicação social. Tem mais de 30 anos de atuação nas áreas de publicidade e marketing. Ela tem passagem tanto no marketing de forma generalista, sendo gerente e coordenadora de marketing, quanto de forma especialista, com foco em mídia off-line e em produção de conteúdo. Tânia passou por empresas de diferentes setores, como shopping centers, indústrias, agências de publicidade, entidades de classe, órgãos públicos e atualmente está Especialista de Diversidade na Globo. LinkedIn Top Voices 2022. Ela acredita que a visão voltada para a diversidade nas organizações é de fundamental importância.
Jornalista, educadora popular, mulher com deficiência e mãe da Alice. É integrante do Coletivo Helen Keller, uma organização feminista em busca da construção de uma pauta política para Mulheres com Deficiência. É palestrante pela plataforma Nova Geração de Pais (NGP) que apoia famílias, empresas, escolas e profissionais na humanização das relações.
Graduada em Letras Vernáculas e Português como língua estrangeira (UFBA). Mestra e Doutoranda em literatura e cultura (UFBA), professora universitária na Faculdade AGES de Medicina. Coordenadora de projetos de extensão e pesquisa em Diversidade (Ânima).
Homem trans, branco, pansexual, endossexo e sem deficiência. Jornalista, consultor de diversidade e inclusão e coordenador de comunicação. Entusiasta e especialista em comunicação para a diversidade, marceneiro de final de semana, permacultor e otimista por um futuro com equidade.
Designer Organizacional e Facilitadora para Transformação Cultural dos negócios. Prepara pessoas e empresas para viver o Futuro do Trabalho envolvendo Propósito, Significado, Diversidade e Integralidade. Psicóloga, Consultora e Empreendedora traz para as organizações conhecimento, experiência e sensibilidade para ler o contexto, a cultura e as necessidades do atual cenário. Psicóloga pela UFMG, com pós-graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e em Gestão no Mundo Contemporâneo pela FIA/USP, Formação em Liderança Sociocrática e Autogestão. Co-Founder do RH Experience. Com atuação na área de Designer organizacional, Cultura, Propósito, Autogestão e Diversidade.
Possui mais de 16 anos de experiência com Recursos Humanos, com ênfase em aquisição e gestão de talentos. Hoje, na Schneider Electric, possui o papel de Líder de Talent Management, assim como de Diversidade, Equidade e Inclusão, para a América do Sul. Sua paixão por promover cada vez mais um ambiente inclusivo é algo que permeia todas as atividades de desenvolvimento e atração de talentos que promove dentro da empresa.
É fundadora do Movimento Paratodos, uma iniciativa que busca sensibilizar o maior número de pessoas sobre o universo da deficiência e levar o assunto para o cotidiano de todos. Formada em comunicação, é mestra em Psicologia Comportamental. Atua na área da pessoa com deficiência há mais de quinze anos, esteve na APAE DE SÃO PAULO e na Fundação Dorina Nowill. Hoje além do Paratodos, faz parte da diretoria do Instituto Apontar e do Banco da Providência.
Head de comunicação da Intel para a América Latina. Com mais de 15 anos de experiência na área de comunicação corporativa – atuando em marketing digital, endomarketing, marketing de influência, gerenciamento de crises, além de desenvolver estratégias e projetos em comunicação externa e interna, Carolina tem uma ampla experiência no mundo corporativo e no relacionamento com públicos estratégicos. Ela possui experiência em diversos segmentos da indústria de tecnologia e games, bem como passagens pelas áreas de turismo, entretenimento, energia e saúde. Atualmente, Carol também é responsável pelo Comitê de Diversidade e Inclusão (D&I) e líder do programa de voluntariado corporativo, Intel Involved, ambos no Brasil.
Atuou como Professor de Biotecnologia e Bioquímica em cursos de Pós Graduação Conduziu as áreas de Desenvolvimento e Inovação, Produtos, Integração e Processos Implantou a área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo Hermes Pardini. Possui Doutorado em Genética Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG Mestrado em Genética pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, MBA Executivo pelo IBMEC/BH. É Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais/ UFMG.
Mulher, feminista, educadora, tradutora e revisora textual. Formada em Letras, com especializações em língua portuguesa e língua inglesa, sempre se interessou pela relação entre língua(s), identidade(s) e cultura(s). Mestra em Linguística Aplicada, dedicou parte da sua pesquisa para a tradução como forma de acessibilidade audiovisual. Atualmente, é aluna de doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP e estuda formação crítica e cidadã de profissionais da linguagem. Atua como tradutora e revisora para vários projetos de tradução que levam em conta a linguagem inclusiva/não-sexista.
Homem LGBTQIA+, consultor e palestrante. Diretor da Diversifica, empresa de consultoria e treinamentos em Diversidade, Equidade e Inclusão. Coordenador e professor da pós-graduação em Diversidade e Inclusão nas Organizações da HSM University (São Paulo). Já atuou como professor de cursos de Diversidade e Inclusão na PUC Minas, Centro Universitário UNA e Universidade de Jyväskylä (Finlândia). Tem experiências com formações e consultoria em Diversidade, Equidade e Inclusão, apoiando organizações do Brasil e do exterior. Graduado em Jornalismo, tem pós-graduação em
Produção e Crítica Cultural. Em sua pesquisa de mestrado, desenvolveu um modelo para produção de conteúdo audiovisual para cursos de LIBRAS.
Filha de nordestinos, mãe atípica da Antonia e educadora. É cofundadora da Diversifica, onde atua como coordenadora do curso de pós graduação em Diversidade e Inclusão nas Organizações. Mestre em Engenharia de Produção, especialista em inclusão da pessoa com deficiência. Possui também Experiência em projetos de inovação, educação e inclusão, desenvolvendo cursos, palestras, workshops, e materiais didáticos em temas relacionados à diversidade e inclusão.
Mulher, bissexual, profissional de marketing e educadora. Consultora de diversidade e inclusão especializada em equidade de gênero e comunicação inclusiva. Foi professora universitária por 12 anos. É diretora de marketing e sócia fundadora da Diversifica. Graduada em Publicidade e Propaganda e mestre em Artes pela UFMG. Pós-graduada pela Universidade São Judas Tadeu e a Universidade de Tampere (Finlândia).
CODA (termo em inglês - Filha de Pais Surdos), mineira de Belo Horizonte/MG, Agente Ambiental formada, graduanda em Letras Libras na UFMG e apaixonada pelas descobertas da vida! Integrante da CIA ANANDA e do time comercial da Hand Talk, participando da constante evolução para quebrar as barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes por meio da tecnologia.
Política de descontos | Ações afirmativas
Regulamento:
Seguindo a nossa missão de construir uma sociedade mais justa e empresas com melhores resultados, a Diversifica apresenta a sua política para descontos e concessão de inscrições no ConDEI para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Esta ação tem como objetivo propiciar acesso à formação e ao desenvolvimento de pessoas para atuar na promoção da diversidade e inclusão, ajudando organizações e instituições de ensino a serem mais inclusivas e produtivas.
Nossa política de descontos é direcionada para pessoas que atuam em ONG´s ou projetos sociais sem fins lucrativos parceiros. Para serem elegíveis ao benefício de 50% de desconto na inscrição do Congresso, os interessados devem se comprometer a divulgar o ConDEI para a sua comunidade.
Como parte das nossas ações afirmativas, 10% das inscrições no Congresso serão disponibilizadas para o acesso gratuito ao evento de pessoas que fazem parte dos grupos historicamente minorizados no Brasil (mulheres, negros, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência e 60+) que comprovem estar em situação de desemprego ou baixa renda.
Para solicitar qualquer um dos dois tipos de benefício, basta preencher o formulário clicando aqui e aguardar o nosso contato por e-mail.
Todas as solicitações serão analisadas pela organização do evento e aprovadas (ou não) com base no perfil do candidato e nos dados adicionais fornecidos, obedecendo o limite de 10% das vagas e uma distribuição justa entre os grupos. O resultado será divulgado no dia 06/10/2022, vamos considerar na seleção todos os inscritos até 05/10/2022.
Certificação:
Faça a sua inscrição com muita atenção no preenchimento dos campos "Nome e E-mail", pois esses dados serão utilizados para a emissão do certificado ao final do curso. O acesso ao certificado estará disponível na plataforma Sympla em até 2 dias úteis após o término do evento. Para acesso basta realizar o login no Sympla e seguir o passo a passo: Downlod de Certificado Sympla.
Os dados solicitados na inscrição serão utilizados apenas para:
- Envio de e-mails sobre o evento
- Convite para outros eventos e ações promovidas pela Diversifica
- Haverá a opção para descadastrar caso não queira receber esses convites
A Diversifica não irá compartilhar seus dados com terceiros.
*Ingressos comprados nos dias do evento estão sujeitos à receber a programação e links de participação apenas para o dia seguinte. Exemplo: Ingresso comprado no dia 20 pode receber os links apenas para os dias 21 e 22.