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2 Colóquio Junguiano do Triângulo Mineiro

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Evento encerrado

2 Colóquio Junguiano do Triângulo Mineiro

03 ago - 2024 • 08:30 > 03 ago - 2024 • 19:30

 
Evento Online via Zoom

Descrição do evento

ONLINE (via zoom): 02 de agosto: MINICURSO 1 (08h30 às 16h30) e MESA REDONDA (19h30). CONFERÊNCIA online no dia 03/08  às 17h.
(links de acesso serão compartilhados no grupo de whatsapp dos inscritos (ao final desta página)



SOMENTE PRESENCIAL: MINICURSOS 2 A 10 no dia 03/08 (em Uberlândia - Bloco 3Q da UFU) - confira opções na programação abaixo.
Cada participante poderá se inscrever para o evento online, e SOMENTE EM UM CURSO PRESENCIAL (caso tenha vagas disponíveis).


O 2º Colóquio Junguiano do Triângulo Mineiro: “Faces e interfaces na pesquisa e intervenção em Psicologia Analítica: As imagens da psique” nasce com o objetivo geral de apresentar temas e
  pesquisas que estão sendo desenvolvidas, além de intervenções possíveis quando se considera a importante e rica abordagem psicológica idealizada por Carl G. Jung e identificada como Psicologia Analítica.

A temática se justifica haja vista a necessidade de um maior e melhor conhecimento da referida teoria por parte dos profissionais da Psicologia, Medicina, Educação e demais áreas afins em virtude do impacto que tais conhecimentos podem, efetivamente, contribuir nos fazeres de tais profissionais. Trata-se de um evento com  palestras e minicursos  no formato online e presencial.  A carga horária total da atividade é de 20 horas e serão fornecidos certificados aos participantes.

Nesse sentido, é com imenso prazer e também nos sentimos honrados com a participação de  todos os interessados e apresentamos a seguir, a nossa programação completa:

Dia 02/08/24 – sexta-feira

Das 8h30 às 16h30

  • Minicurso 1 (online, plataforma Zoom da Vincere Solaris)

Título: Desafios da Contemporaneidade: abusos e violência junto às mulheres e às crianças a luz da Psicologia Analítica 

Resumo:
Este minicurso tem como objetivo provocar reflexões acerca dos fenômenos representados pela violência contra a mulher, bem como sobre os contínuos e numerosos casos de abuso infantil na sociedade atual. Para tanto, serão utilizados como parâmetros os conceitos oriundos da Psicologia Junguiana, como anima, animus, complexos, puer, mitos, deusas e deuses, processo de individuação e arquétipos, que serão campos de exploração para a compreensão de tais quadros presentes na contemporaneidade. A questão da violência contra a mulher será ilustrada pelo personagem do filme Alexandria como forma de exemplificar e clarificar tais conceitos, facilitando a compreensão dos mesmos diante da análise dos diversos e complexos motivos que levam a agressão de gênero. Também serão retratados os casos de abuso infantil e suas nuances a luz da Psicologia Analítica.


Ministrante:
Luciana de Souza Zumstein é Psicóloga e mestre em Psicologia (UFU). Tem especializações em Psicologia Analítica (Vincere Solaris) e Psicologia Médica, Arteterapeuta autodidata. Atuou como psicóloga na Secretaria  Municipal de Educação, Centro de Atenção Psicopssocial (CAPS – Monte Carmelo), Professora e Coordenadora do Curso de Psicologia da UNIFUCAMP, professora dos Cursos de Pedagogia, Letras, Administração, Biologia, Direito e de Pós-graduação em Ensino especial. Atua como psicoterapeuta desde o ano de 1995 até o momento atual.


·       19h30 - Abertura (online, plataforma Zoom da Vincere Solaris)

Mesa Redonda: Imagens das margens: diálogos sobre Psicologia Analítica, Arte e Inclusão Social

Palestrantes: 

Denise Jorge é Psicóloga, membro analista da SBPA/IAAP. Mestre e Doutora em Psicologia Social pelo IP-USP. Professora de cursos de especialização em Psicologia Analítica, coordenadora de grupos de estudos e de supervisão clínica. Conselheira do Tear Junguiano. Autora do livro: “Jardim, Pedra, Mar: um lugar com alma”. Faz do Conselho editorial da Revista Junguiana, junto à SBPA. Tem prática clínica em São Paulo e em São José dos Campos, atendendo adolescentes, adultos e casais. Terapeuta de Sandplay.


Sergio Alecio Filho é Psicólogo (USP-RP), analista junguiano (IPAC), especialista em Psicologia Analítica (Unicamp) e supervisor colaborador do estágio de psicoterapia junguiana (USP-RP). Atua em consultório particular atendendo em psicoterapia.

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Dia 03/08/24 – sábado (minicursos presenciais e encerramento com conferência online)

Local: Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Campus Santa Mônica - Bloco 3Q
Av. João Naves de Ávila 2121 - B. Santa Mônica - Uberlândia/MG



Minicursos Presenciais  com 4 hs de duração – das 8h30 às 12h30
(todos acontecem simultaneamente, em salas diferentes)

  • Minicurso 2 -  sala: 3Q 107

Título: Sonhos  e imagens oníricas: contribuições da Psicologia Analítica 

Resumo: Sonhar é uma experiência humana universal.  Para a perspectiva junguiana, os sonhos expressam conteúdos do inconsciente por meio de uma linguagem simbólica e imagética e são considerados como dispositivos autorreguladores da psique.  Além de revelarem conteúdos dos complexos pessoais, revelam também conteúdos coletivos, culturais e ancestrais. Nesse sentido, podem ser utilizados como recursos facilitadores do processo psicoterapêutico. O objetivo do minicurso é favorecer o contato dos participantes com os fundamentos teóricos e técnicos referente ao trabalho com os sonhos e conteúdos oníricos na prática clínica.


Ministrante: Simone Rodrigues Neves é Psicóloga, mestre em Saúde na Comunidade (USP),  membro Analista do Instituto de Psicologia  Analítica de Campinas (IPAC/AJB/IAAP), especialista em Psicologia Analítica (UNICAMP),  coordenadora do Departamento de Literatura da AJB, docente e coordenadora  da  especialização em Psicologia Analítica da Vincere Solaris.

  • Minicurso 3 -  sala: 3Q 108

Título: Psicologia analítica e os lutos: um olhar teórico e arteterapêutico  para o processo vida-morte-vida

Resumo: O medo da morte é uma reação comum, sendo considerada uma resposta psicológica universal. O processo de luto é subjetivo, individual e vem sendo transformado coletivamente durante a História da Humanidade. De acordo com a literatura especializada, o processo de luto vem sendo pesquisado por diversas áreas do conhecimento, e mais recentemente por várias escolas da Psicologia. A Psicologia Analítica, bem como a Arteterapia, vem contribuindo tanto para a compreensão desse fenômeno, quanto para encontrar o manejo mais adequado nos diversos contextos. O objetivo do minicurso é possibilitar aos participantes o contato com as teorias de luto,  o manejo arteterapêutico e as reflexões sobre o papel da Psicologia no cuidado com pessoas enlutadas.

Ministrantes:
 

Ludymilla Zacarias é Psicóloga, mestre em Psicologia (UFU) e  doutora em  Psicologia (USP),  arteterapeuta (FIZO). Coordena o “Grupo Lado a Lado” – acolhimento ao luto - pais enlutados e  perdas diversas, tem experiência em Saúde Coletiva e atendimento individual. É autora do livro “As Moiras e a Tecelã”, além de diversos artigos e capítulos de livros.  Atua em consultório particular.

 
Maria Guilhermina Coelho de Pieri é Professora, graduada em  Artes Visuais (UFU), arteterapeuta e  membro fundadora da AMART- Associação Mineira de Arteterapia. É mestre em Educação (UNIUBE). Voluntária no projeto “Grupo Lado a Lado” – acolhimento ao luto - pais enlutados e  perdas diversas. Tem especializações em Psicopedagoga Clínica e Institucional (Sedes Sapientiae);  Arte e novas tecnologias (UnB/DF) e Paisagismo e Plantas Ornamentais (Faculdade Católica de Uberlândia).


  • Minicurso 4 -  sala: 3Q 109

Título: O processo de individuação pela eutonia facilitada por psicodélicos

Resumo: A integração entre o processo de individuação, por meio da prática da eutonia associada ao uso rigorosamente controlado dos psicodélicos tem sido uma abordagem cada vez mais estudada e aplicada nos contextos terapêuticos. Evidências teóricas e práticas mostram que tal experiência terapêutica pode ter seu potencial acelerado,  facilitando o autoconhecimento bem como o desenvolvimento pessoal, via expressão corporal e a emersão de conteúdos do inconsciente para o consciente, de modo a serem devidamente trabalhados em psicoterapias.


Ministrante: Eline Nicole Assad
é 
Médica (Uniube), tem residência em Psiquiatria (UFU) e especialização em Psicologia Analítica (Vincere Solaris).  Atualmente é psiquiatra do Hospital de Clínicas do Triângulo LTDA e atua como psiquiatra clínica e psicoterapia junto a Clinica Soma Saúde. 


  • Minicurso 5 -  sala: 3Q 110

Título: “Desvendando a Alquimia e Psicologia: O Caminho de C.G. Jung para o Autoconhecimento e a Transformação”

Resumo: O curso explorará a relação entre a alquimia e a psicologia analítica de Carl Gustav Jung. Iniciaremos com uma breve história da alquimia e sua importância no ocidente. Em seguida, desvendaremos seu simbolismo e influência na vida psicológica, ou seja, como os símbolos alquímicos, como o “ouro” e a “pedra filosofal”, representam etapas cruciais na jornada de autoconhecimento. Jung identificou na alquimia uma expressão simbólica rica do processo de individuação, onde o ser humano busca integrar seus conteúdos psicológicos para alcançar uma melhor harmonia na vida psíquica. Na fase mais madura de sua psicologia, Jung reconheceu a alquimia como um campo decisivo na compreensão simbólica do inconsciente coletivo e seus arquétipos. Ao final, os participantes terão uma visão abrangente de como a alquimia e a psicologia se entrelaçam, oferecendo caminhos valiosos para o desenvolvimento pessoal e terapêutico.


Ministrante: Tommy Akira Goto é Professor Associado I da Graduação, docente permanente da Pós-Graduação em Psicologia e da Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Doutor em Psicologia como Profissão e Ciência pela PUC-Campinas (2007), Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e Graduado em Psicologia pela Universidade São Marcos (1998). Membro do GT de Fenomenologia da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF); Membro-coordenador do grupo Brasil do “Circulo Latinoamericano de Fenomenologia” (CLAFEN) e Membro-assistente da Sociedad Iberoamericana de Estudios Heideggerianos SIEH. 


Minicursos  com 8 hs de duração – das 8h30 às 16h30
(todos acontecem simultaneamente, em salas diferentes)

  • Minicurso 6 -  sala: 3Q 111

Título: Mitologia Criativa e Imagens Arquetípicas

Resumo: O cenário cultural contemporâneo conta com um grande conjunto de obras que ecoam os mitos clássicos tradicionais. De acordo com Joseph Campbell, além de reconfigurar o antigo arcabouço mítico, a arte possui a capacidade de criar mitos. Essa seria uma característica de nosso contexto atual, na qual a produção artística pode assumir uma significação mítica, configurando-se como mitologia criativa. Assim, surgem “não uma, ou mesmo duas ou três, mas uma galáxia de mitologias – tantas, poderia se dizer, quanto a multidão de seus gênios” (Campbell, 2010, p. 19). Além disso, a mitologia criativa é uma importante fonte de expressão de imagens arquetípicas. Assim, a proposta desse minicurso é trabalhar a mitologia criativa, a partir das produções culturais contemporâneas, tais como o cinema, a literatura e outros, buscando pensar em suas potencialidades como meio de expressão para os temas míticos e imagens arquetípicas na atualidade.


Ministrante: Thiago Destro Rosa Ferreira é Historiador,   Mestre em História (UFU) e  doutorando em Estudos Literários (UFU). Tem especialização em  Psicologia Analítica (Vincere Solaris). Atua como professor de Mitologia e professor de História da rede municipal de ensino de Uberlândia.


  • Minicurso 7 -  sala: 3Q 113

Título: O Jardim da Alma

Resumo: A arte e as diversas formas de expressão são ferramentas valiosas para a Psicologia Analítica. Um dos recursos oferecidos por essa abordagem é o Sandplay, que permite acessar conteúdos do inconsciente, por meio da confecção de cenários em uma caixa de areia, por meio do uso de miniaturas, de modo a criar um mundo correspondente à realidade pessoal e social do indivíduo. Funciona como uma forma de terapia sem regras, não-verbal e não-racional, capaz de atingir um nível pré-verbal profundo da psique, o que pode favorecer o autoconhecimento, além da  oportunidade de ser ou de agir livre de impedimentos. Esse minicurso pretende  explorar tal recurso, considerando os fazeres da Psicologia, em seus diferentes contextos de atuação.  Para tanto, serão evidenciados os conceitos básicos da Psicologia Analítica, atrelados à análise de  cenários presentes em estudo realizado pela autora junto à crianças  com sintomas de hiperatividade, impulsividade e/ou desatenção.


Ministrante: Mariana Rezende Spini é Psicóloga e mestre em Psicologia (UFU). Tem especialização  em Psicologia Analítica/Junguiana pela Faculdade (INESP/Solaris Educacional). Atuou como estagiária de Pós-graduação no setor psicossocial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em Psicologia Jurídica. Psicóloga clínica há quatro anos com atendimentos destinados a crianças, adolescentes e adultos.


  • Minicurso 8  -  sala: 3Q 114

Título: Educação para Alteridade

Resumo: A interface entre a educação e a psicologia analítica é o tema deste minicurso, que tem o objetivo de contribuir para a discussão e integração de conceitos junguianos em uma proposta de educação para a alteridade. Por meio de reflexões teórico-vivênciais, olharemos para os conceitos de consciência, autoconsciência, arquétipo da alteridade e processo de individuação e a construção de uma proposta de educação para a alteridade.


Ministrante: Silvana Maria de Jesus é Graduada  em Letras (UFMG) e em Psicologia (Faculdade Pitágoras). Tem doutorado em Linguística Aplicada (UFMG) e especialização em Psicologia Analítica (Faculdade INESP/Vincere Solaris). É docente do Bacharelado de Tradução da Universidade Federal de Uberlândia, no Instituto de Letras e Linguística (ILEEL).  Tem formação em Análise Transacional Organizacional (UNAT-BRASIL). É tradutora e coordenadora de projetos de extensão em Estudos da Tradução no par  inglês-português.  



  • Minicurso 9 -  sala: 3Q 115

Título: O amadurecimento psíquico do adolescente: Os percursos de Alice e Harry Potter


Resumo: Estudar o processo de amadurecimento psíquico do adolescente a partir do simbolismo presente na trajetória dos personagens Alice de Lewis Carroll e de Harry Potter de J. K. Rowling  e relacioná-la teoricamente à teoria dos complexos e da individuação de Jung. Seguindo as premissas de James Hillman, segundo quem, a juventude é o surgimento do espírito na psique, a proposta aqui é pensar uma amplificação simbólica para o entendimento do desenvolvimento psíquico do jovem a partir da puberdade, sendo esta vista como o gatilho de deintegração do self que abre o adolescente para experiências internas e externas. No minicurso vamos recorrer, tanto a obra literária quanto a adaptação cinematográfica, devido à riqueza das imagens trazidas por ambas formas narrativas, as quais nos remetem a um universo de significações.

Ministrante: Christina Martins é 
Psicóloga (UFU), Mestre em Psicologia (UFU). Atuou por 30 anos como Psicóloga Judicial no TJMG. Tem especializações em Psicologia Jurídica (CRP), Violência Doméstica contra crianças e adolescentes (LACRI/USP), Psicologia Analítica Junguiana (Vincere Solaris). Atualmente, atende em consultório particular.


·         Minicurso 10 -  sala: 3Q 116

Título: “Depressão à luz da Psicologia Junguiana”  

Resumo: A contemporaneidade tem sido marcada pelo crescente fenômeno da depressão, que assola um contingente imenso de pessoas e que  se apresenta em todos os estágios da vida humana. Assim, fornecer instrumentos dialógicos e reflexivos entre os preceitos básicos da psicologia criada pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung e o referido fenômeno é a proposta dessa apresentação. Tida como a doença do século, a depressão não identificada e, consequentemente não tratada, poderá ter um desfecho trágico presente no suicídio simbólico ou real dos seres humanos. Serão abordados os seguintes conteúdos sob o prisma teórico-vivencial: relação entre psique e corpo, inconsciente pessoal e coletivo, ego e Self, critérios médicos e psicológicos no diagnóstico e tratamento da depressão, o simbolismo dos sintomas e imagens surgidas na depressão, depressão e suicídio, processo de individuação e a importância do contato com as dores da alma no desenvolvimento e ampliação da consciência pessoal.


Ministrante: Valéria Paiva Casasanta Garcia é Psicóloga (UFU), Mestre em Psicologia (UFU), com especializações em Psicologia Junguiana (UNICAMP) e Psicopedagogia (UFU).  Tutora da Comissão de Residência Uni e Multiprofissional-COREMU da Faculdade de Medicina- FAMED e Vice-Coordenadora do Programa de Nutrição Clínica no PRAPS-FAMED-UFU. Atende no espaço terapêutico VENTURI como Psicóloga Clínica. Pesquisa o fenômeno humano a partir da interface entre Filosofia e Psicologia, na área de concentração epistemológica da História, Sociedade e Cultura.


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17h - Conferência (online)

A imagem como fator de conexão entre a clínica e a pesquisa


Conferencista: Walter Melo Júnior

Professor Associado IV da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSJ e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ambos no Mestrado e Doutorado. Coordenador do Caminhos Junguianos: Laboratório de Pesquisa em Psicologia Analítica, que integra as atividades do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (NEPIS), Grupo Caminhos Junguianos e Cátedra Nise da Silveira. Coordenador do Grupo de Estudos do Museu de Imagens do Inconsciente. Atuou por 10 anos na Casa das Palmeiras, clínica fundada por Nise da Silveira, sendo Coordenador Técnico nos anos de 1993-1994 e 2002-2006. Coordenou o GT Epistemologia e Interfaces da Psicologia Analítica, vinculado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) (2016-2020). Membro do Groupe dÉtudes Carl Gustav Jung de Paris, como integrante do Conselho Pedagógico (2021-2023). Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (1992), residência em Psicologia Clínico-Institucional pela UERJ (1997), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2000), doutorado em Psicologia Social pela UERJ (2005), pós-doutorado pela Sorbonne (2018) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, história da saúde, saúde coletiva, saúde mental, reforma psiquiátrica, Nise da Silveira e C.G. Jung.  



 
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