03 ago - 2024 • 08:30 > 03 ago - 2024 • 19:30
03 ago - 2024 • 08:30 > 03 ago - 2024 • 19:30
ONLINE (via zoom): 02 de agosto: MINICURSO 1 (08h30 às 16h30) e MESA REDONDA (19h30). CONFERÊNCIA online no dia 03/08 às 17h.
(links de acesso serão compartilhados no grupo de whatsapp dos inscritos (ao final desta página)
SOMENTE PRESENCIAL: MINICURSOS 2 A 10 no dia 03/08 (em Uberlândia - Bloco 3Q da UFU) - confira opções na programação abaixo.
Cada participante poderá se inscrever para o evento online, e SOMENTE EM UM CURSO PRESENCIAL (caso tenha vagas disponíveis).
O 2º Colóquio Junguiano do Triângulo Mineiro: “Faces e
interfaces na pesquisa e intervenção em Psicologia Analítica: As imagens da
psique” nasce com o objetivo geral de apresentar temas e pesquisas que estão sendo desenvolvidas,
além de intervenções possíveis quando se considera a importante e rica
abordagem psicológica idealizada por Carl G. Jung e identificada como
Psicologia Analítica.
A temática se justifica haja vista a necessidade de um maior
e melhor conhecimento da referida teoria por parte dos profissionais da
Psicologia, Medicina, Educação e demais áreas afins em virtude do impacto que
tais conhecimentos podem, efetivamente, contribuir nos fazeres de tais
profissionais. Trata-se de um evento com
palestras e minicursos no formato
online e presencial. A carga horária total da atividade é de 20
horas e serão fornecidos certificados aos participantes.
Nesse sentido, é com
imenso prazer e também nos sentimos honrados com a participação de todos os interessados e apresentamos a
seguir, a nossa programação completa:
Dia 02/08/24 – sexta-feira
Das 8h30 às 16h30
Título: Desafios da Contemporaneidade: abusos
e violência junto às mulheres e às crianças a luz da Psicologia Analítica
Resumo:
Este minicurso tem como objetivo provocar reflexões acerca dos fenômenos
representados pela violência contra a mulher, bem como sobre os contínuos e
numerosos casos de abuso infantil na sociedade atual. Para tanto, serão
utilizados como parâmetros os conceitos oriundos da Psicologia Junguiana, como
anima, animus, complexos, puer, mitos, deusas e deuses, processo de
individuação e arquétipos, que serão campos de exploração para a compreensão de
tais quadros presentes na contemporaneidade. A questão da violência contra a
mulher será ilustrada pelo personagem do filme Alexandria como forma de
exemplificar e clarificar tais conceitos, facilitando a compreensão dos mesmos
diante da análise dos diversos e complexos motivos que levam a agressão de
gênero. Também serão retratados os casos de abuso infantil e suas nuances a luz
da Psicologia Analítica.
· 19h30 - Abertura (online, plataforma Zoom da Vincere Solaris)
Mesa Redonda: Imagens das margens: diálogos sobre Psicologia Analítica, Arte e Inclusão Social
Palestrantes:
Denise Jorge é Psicóloga, membro analista da SBPA/IAAP. Mestre e Doutora em
Psicologia Social pelo IP-USP. Professora de cursos de especialização em
Psicologia Analítica, coordenadora de grupos de estudos e de supervisão
clínica. Conselheira do Tear Junguiano. Autora do livro: “Jardim, Pedra, Mar:
um lugar com alma”. Faz do Conselho editorial da Revista Junguiana, junto à
SBPA. Tem prática clínica em São Paulo e em São José dos Campos, atendendo
adolescentes, adultos e casais. Terapeuta de Sandplay.
Sergio Alecio Filho é Psicólogo (USP-RP),
analista junguiano (IPAC), especialista em Psicologia Analítica (Unicamp) e
supervisor colaborador do estágio de psicoterapia junguiana (USP-RP). Atua em
consultório particular atendendo em psicoterapia.
_________________________________________________________________________________________________________
Dia 03/08/24 – sábado (minicursos presenciais e encerramento com conferência online)
Local: Universidade Federal de
Uberlândia - UFU - Campus Santa Mônica - Bloco 3Q
Av. João Naves de Ávila 2121 - B. Santa Mônica - Uberlândia/MG
Título: Sonhos e imagens oníricas: contribuições da
Psicologia Analítica
Resumo: Sonhar é uma experiência humana
universal. Para a perspectiva junguiana,
os sonhos expressam conteúdos do inconsciente por meio de uma linguagem
simbólica e imagética e são considerados como dispositivos autorreguladores da
psique. Além de revelarem conteúdos dos
complexos pessoais, revelam também conteúdos coletivos, culturais e ancestrais.
Nesse sentido, podem ser utilizados como recursos facilitadores do processo
psicoterapêutico. O objetivo do minicurso é favorecer o contato dos
participantes com os fundamentos teóricos e técnicos referente ao trabalho com
os sonhos e conteúdos oníricos na prática clínica.
Ministrante: Simone Rodrigues Neves é Psicóloga, mestre em Saúde na Comunidade
(USP), membro Analista do Instituto de
Psicologia Analítica de Campinas
(IPAC/AJB/IAAP), especialista em Psicologia Analítica (UNICAMP), coordenadora do Departamento de Literatura da
AJB, docente e coordenadora da especialização em Psicologia Analítica da
Vincere Solaris.
Título: Psicologia analítica e os lutos: um
olhar teórico e arteterapêutico para o
processo vida-morte-vida
Resumo: O medo da morte é uma reação comum,
sendo considerada uma resposta psicológica universal. O processo de luto é
subjetivo, individual e vem sendo transformado coletivamente durante a História
da Humanidade. De acordo com a literatura especializada, o processo de luto vem
sendo pesquisado por diversas áreas do conhecimento, e mais recentemente por
várias escolas da Psicologia. A Psicologia Analítica, bem como a Arteterapia,
vem contribuindo tanto para a compreensão desse fenômeno, quanto para encontrar
o manejo mais adequado nos diversos contextos. O objetivo do minicurso é
possibilitar aos participantes o contato com as teorias de luto, o manejo arteterapêutico e as reflexões sobre
o papel da Psicologia no cuidado com pessoas enlutadas.
Ministrantes:
Ludymilla
Zacarias é Psicóloga,
mestre em Psicologia (UFU) e doutora em Psicologia (USP), arteterapeuta (FIZO). Coordena o “Grupo Lado a
Lado” – acolhimento ao luto - pais enlutados e
perdas diversas, tem experiência em Saúde Coletiva e atendimento
individual. É autora do livro “As Moiras e a Tecelã”, além de diversos artigos e
capítulos de livros. Atua em consultório
particular.
Título: O processo de individuação pela
eutonia facilitada por psicodélicos
Resumo: A integração entre o processo de
individuação, por meio da prática da eutonia associada ao uso rigorosamente
controlado dos psicodélicos tem sido uma abordagem cada vez mais estudada e
aplicada nos contextos terapêuticos. Evidências teóricas e práticas mostram que
tal experiência terapêutica pode ter seu potencial acelerado, facilitando o autoconhecimento bem como o
desenvolvimento pessoal, via expressão corporal e a emersão de conteúdos do
inconsciente para o consciente, de modo a serem devidamente trabalhados em
psicoterapias.
Ministrante: Eline Nicole Assad é Médica
(Uniube), tem residência em Psiquiatria (UFU) e especialização em Psicologia
Analítica (Vincere Solaris). Atualmente
é psiquiatra do Hospital de Clínicas do Triângulo LTDA e atua como psiquiatra
clínica e psicoterapia junto a Clinica Soma Saúde.
Título: “Desvendando
a Alquimia e Psicologia: O Caminho de C.G. Jung para o Autoconhecimento e a Transformação”
Resumo: O
curso explorará a relação entre a alquimia e a psicologia analítica de Carl
Gustav Jung. Iniciaremos com uma breve história da alquimia e sua importância
no ocidente. Em seguida, desvendaremos seu simbolismo e influência na vida
psicológica, ou seja, como os símbolos alquímicos, como o “ouro” e a “pedra
filosofal”, representam etapas cruciais na jornada de autoconhecimento. Jung
identificou na alquimia uma expressão simbólica rica do processo de
individuação, onde o ser humano busca integrar seus conteúdos psicológicos para
alcançar uma melhor harmonia na vida psíquica. Na fase mais madura de sua
psicologia, Jung reconheceu a alquimia como um campo decisivo na compreensão
simbólica do inconsciente coletivo e seus arquétipos. Ao final, os participantes
terão uma visão abrangente de como a alquimia e a psicologia se entrelaçam,
oferecendo caminhos valiosos para o desenvolvimento pessoal e terapêutico.
Ministrante: Tommy Akira Goto é Professor Associado I da Graduação,
docente permanente da Pós-Graduação em Psicologia e da Pós-Graduação em
Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Doutor em Psicologia
como Profissão e Ciência pela PUC-Campinas (2007), Mestre em Ciências da
Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e Graduado em
Psicologia pela Universidade São Marcos (1998). Membro do GT de Fenomenologia
da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF);
Membro-coordenador do grupo Brasil do “Circulo Latinoamericano de
Fenomenologia” (CLAFEN) e Membro-assistente da Sociedad Iberoamericana de
Estudios Heideggerianos SIEH.
Título: Mitologia Criativa e Imagens Arquetípicas
Resumo: O
cenário cultural contemporâneo conta com um grande conjunto de obras que ecoam
os mitos clássicos tradicionais. De acordo com Joseph Campbell, além de
reconfigurar o antigo arcabouço mítico, a arte possui a capacidade de criar
mitos. Essa seria uma característica de nosso contexto atual, na qual a
produção artística pode assumir uma significação mítica, configurando-se como
mitologia criativa. Assim, surgem “não uma, ou mesmo duas ou três, mas uma
galáxia de mitologias – tantas, poderia se dizer, quanto a multidão de seus
gênios” (Campbell, 2010, p. 19). Além disso, a mitologia criativa é uma
importante fonte de expressão de imagens arquetípicas. Assim, a proposta desse
minicurso é trabalhar a mitologia criativa, a partir das produções culturais
contemporâneas, tais como o cinema, a literatura e outros, buscando pensar em
suas potencialidades como meio de expressão para os temas míticos e imagens
arquetípicas na atualidade.
Ministrante: Thiago Destro Rosa Ferreira é Historiador, Mestre em História (UFU) e doutorando em Estudos Literários (UFU). Tem
especialização em Psicologia Analítica
(Vincere Solaris). Atua como professor de Mitologia e professor de História da
rede municipal de ensino de Uberlândia.
Título: O Jardim da Alma
Resumo: A arte e as diversas formas de expressão são ferramentas valiosas para a Psicologia Analítica. Um dos recursos oferecidos por essa abordagem é o Sandplay, que permite acessar conteúdos do inconsciente, por meio da confecção de cenários em uma caixa de areia, por meio do uso de miniaturas, de modo a criar um mundo correspondente à realidade pessoal e social do indivíduo. Funciona como uma forma de terapia sem regras, não-verbal e não-racional, capaz de atingir um nível pré-verbal profundo da psique, o que pode favorecer o autoconhecimento, além da oportunidade de ser ou de agir livre de impedimentos. Esse minicurso pretende explorar tal recurso, considerando os fazeres da Psicologia, em seus diferentes contextos de atuação. Para tanto, serão evidenciados os conceitos básicos da Psicologia Analítica, atrelados à análise de cenários presentes em estudo realizado pela autora junto à crianças com sintomas de hiperatividade, impulsividade e/ou desatenção.
Título: Educação para Alteridade
Resumo: A
interface entre a educação e a psicologia analítica é o tema deste minicurso,
que tem o objetivo de contribuir para a discussão e integração de conceitos
junguianos em uma proposta de educação para a alteridade. Por meio de reflexões
teórico-vivênciais, olharemos para os conceitos de consciência,
autoconsciência, arquétipo da alteridade e processo de individuação e a
construção de uma proposta de educação para a alteridade.
Ministrante: Silvana
Maria de Jesus é Graduada em Letras (UFMG) e em Psicologia (Faculdade
Pitágoras). Tem doutorado em Linguística Aplicada (UFMG) e especialização em
Psicologia Analítica (Faculdade INESP/Vincere Solaris). É docente do
Bacharelado de Tradução da Universidade Federal de Uberlândia, no Instituto de
Letras e Linguística (ILEEL). Tem
formação em Análise Transacional Organizacional (UNAT-BRASIL). É tradutora e
coordenadora de projetos de extensão em Estudos da Tradução no par inglês-português.
Título:
O amadurecimento psíquico do adolescente: Os percursos de Alice e Harry Potter
· Minicurso 10 - sala: 3Q 116
Título: “Depressão à luz da Psicologia
Junguiana”
Resumo: A contemporaneidade tem sido marcada
pelo crescente fenômeno da depressão, que assola um contingente imenso de
pessoas e que se apresenta em todos os
estágios da vida humana. Assim, fornecer instrumentos dialógicos e reflexivos
entre os preceitos básicos da psicologia criada pelo psiquiatra suíço Carl
Gustav Jung e o referido fenômeno é a proposta dessa apresentação. Tida como a doença
do século, a depressão não identificada e, consequentemente não tratada, poderá
ter um desfecho trágico presente no suicídio simbólico ou real dos seres
humanos. Serão abordados os seguintes conteúdos sob o prisma teórico-vivencial:
relação entre psique e corpo, inconsciente pessoal e coletivo, ego e Self,
critérios médicos e psicológicos no diagnóstico e tratamento da depressão, o
simbolismo dos sintomas e imagens surgidas na depressão, depressão e suicídio,
processo de individuação e a importância do contato com as dores da alma no
desenvolvimento e ampliação da consciência pessoal.
Ministrante: Valéria Paiva Casasanta Garcia é Psicóloga (UFU), Mestre em Psicologia (UFU),
com especializações em Psicologia Junguiana (UNICAMP) e
Psicopedagogia (UFU). Tutora da Comissão de Residência Uni e
Multiprofissional-COREMU da Faculdade de Medicina- FAMED e Vice-Coordenadora do Programa de
Nutrição Clínica no PRAPS-FAMED-UFU. Atende no espaço terapêutico VENTURI como
Psicóloga Clínica. Pesquisa o fenômeno humano a partir da interface entre
Filosofia e Psicologia, na área de concentração epistemológica da História,
Sociedade e Cultura.
_____________________________
17h -
Conferência (online)
A imagem como fator de conexão entre a clínica
e a pesquisa
Conferencista: Walter Melo Júnior
Professor Associado IV da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSJ e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ambos no Mestrado e Doutorado. Coordenador do Caminhos Junguianos: Laboratório de Pesquisa em Psicologia Analítica, que integra as atividades do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (NEPIS), Grupo Caminhos Junguianos e Cátedra Nise da Silveira. Coordenador do Grupo de Estudos do Museu de Imagens do Inconsciente. Atuou por 10 anos na Casa das Palmeiras, clínica fundada por Nise da Silveira, sendo Coordenador Técnico nos anos de 1993-1994 e 2002-2006. Coordenou o GT Epistemologia e Interfaces da Psicologia Analítica, vinculado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) (2016-2020). Membro do Groupe dÉtudes Carl Gustav Jung de Paris, como integrante do Conselho Pedagógico (2021-2023). Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (1992), residência em Psicologia Clínico-Institucional pela UERJ (1997), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2000), doutorado em Psicologia Social pela UERJ (2005), pós-doutorado pela Sorbonne (2018) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, história da saúde, saúde coletiva, saúde mental, reforma psiquiátrica, Nise da Silveira e C.G. Jung.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Vincere Solaris
A Vincere Solaris nasceu com o objetivo de ofertar cursos na modalidade de pós-graduação lato sensu e de aperfeiçoamento, de modo a qualificar o profissional graduado, que busca uma excelente performance em sua atuação. Em acréscimo, com intuito de contribuir com a qualidade da educação superior, a Vincere Solaris fornece assessoria nos processos de regulação referentes a essa modalidade de ensino e também outros serviços ligados à saúde, educação e ambiente.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.