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2º Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores

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2º Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores

26 abr - 2023 • 14:00 > 27 abr - 2023 • 20:00

 
Evento Online via Youtube

Descrição do evento

2º Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores - O que te engaja?


Conquistar o engajamento da equipe é o sonho de dez entre dez gestores de comunicação interna. Mas a conexão entre colaborador e empresa não é algo que se compra, mas, sim, se conquista através de muito planejamento e ação prática. E a Comunicação Interna é peça chave nessa empreitada ao alinhar discursos e agregar saberes na construção de um princípio compartilhado.


Em tempos de likes, desafios de dança e arrasta pra cima, falar sobre engajamento se popularizou. Afinal, conquistar seguidores e o comprometimento da equipe é a mesma coisa? Não é, mas muitas estratégias das redes sociais têm sido empregadas dentro do ambiente corporativo com resultados positivos. 


As pessoas estão habituadas a uma comunicação visual, por meio de vídeos curtos, que trazem leveza, dinamismo e, principalmente, bom humor.


É importante lembrar que o mesmo usuário da internet é o colaborador por trás de um registro na empresa — independente da sua posição. E o seu comportamento se transforma a cada dia: com menos tempo e atenção para conteúdos longos e valorizando criatividade e informação funcional.


E a Comunicação Corporativa precisa acompanhar esse processo. A era do conteúdo visual e digital é um caminho sem volta — e os líderes precisam entender que não é apenas o formato que mudou. Atualizar a linguagem também faz parte do pacote.


Neste “2º Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores — O que te engaja?”, gestores de comunicação interna debatem as principais tendências do segmento e os impactos da comunicação interna no comprometimento e conexão das equipes: os resultados do Visual Content na prática, plataformas e softwares que automatizam processos — sem perder a personalização — e permitem uma comunicação que facilita a vida do colaborador. Além da importância de transformar dados em inteligência, a transposição da linguagem das redes para o discurso dos CEOs, o dinamismo da Mobile Communication e, principalmente, o papel do diálogo no Team Building.




PROGRAMAÇÃO - DIA 26 DE ABRIL


14h13 - 14h53 | PAINEL 1 | Criatividade e leveza na rotina

O lúdico como aliado no desafio do engajamento


Só trabalho e nenhuma diversão tornam qualquer pessoa um chato. Adicionar os conceitos de cordialidade, leveza e criatividade no dia a dia já tem seus benefícios comprovados. No entanto, construir essa mentalidade flexível dentro do ambiente corporativo tem se mostrado uma missão complexa. Afinal, como manter a linha tênue do engajamento, quebrando os ciclos de desmotivação, mas sem perder o foco? Neste painel, especialistas de comunicação debatem os métodos mais eficazes da inserção do lúdico dentro do ambiente de trabalho, os benefícios de exercícios de criatividade e dinâmicas para amenizar a pressão, assim como o uso de plataformas de gamificação como estratégias de engajamento. 


  • Ana Paula Ulir, Especialista em Comunicação Corporativa da Siemens
  • José Luís Ovando, Sócio-Diretor de Estratégia da Supera Comunicação
  • Fernanda Dabori, CEO da Advice Comunicação Corporativa




14h56 - 15h36 | PAINEL 2 | O que te engaja?

A Comunicação Interna como peça chave na construção de propósito


O engajamento caiu na boca do povo – e do seu colaborador também. Vivemos uma era movida a likes, gostemos disso ou não. E a incessante interação das redes segue trazendo consequências para a "vida real": estar em constante comunicação com os colaboradores se tornou obrigatório. Eles recebem toda sorte de informações diariamente e se fazer presente é a peça-chave para a construção de vínculo, identificação e comprometimento. Pensar a Comunicação Interna como uma área isolada pode ser um erro. Afinal, ela deve ser um processo – muito bem consolidado – dentro da estratégia da empresa. Neste painel, especialistas em comunicação compartilham suas reflexões sobre a importância de estabelecer a CI como um processo e os desafios práticos dessa mudança, os caminhos para construir propósito junto às equipes, o papel das lideranças na hora de inspirar as equipes e o principal: o que tem engajado seu time?


  • Bruno Zani, Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Boehringer Ingelheim
  • Carolina de Paiva, Executive Manager da TIM Brasil
  • Thiago Massari, Líder de Comunicação Integrada da Bayer




16h22 - 17h02 | PAINEL 3 | Conexão como hábito diário

O papel da comunicação no team building


Apesar da ampla gama de recursos para facilitar a comunicação, a integração entre os colaboradores nem sempre acontece de forma espontânea. Um clima organizacional positivo potencializa talentos e favorece a produtividade. No entanto, os diferentes modelos de trabalho (presencial, híbrido e remoto) despontam como um desafio para a Comunicação Interna na hora de impulsionar conexões e a cultura tanto da equipe, quanto da companhia. Neste painel, especialistas de comunicação e RH compartilham suas experiências e estratégias sobre o papel da equipe de Comunicação Interna na construção de equipes alinhadas: as melhores técnicas para fortalecer relações, as práticas diárias que favorecem o compartilhamento de informações e conhecimentos de forma assertiva, os rituais que fazem a diferença na construção da cultura – mesmo trabalhando em locais diferentes.


  • Fabiano Rangel, Head de Desenvolvimento Organizacional e Institucional da Leão Alimentos e Bebidas
  • Sheila Magri, Diretora Executiva da Abracom - Associação Brasileira das Agências de Comunicação
  • Rafael Oliveira, Gerente de Comunicação e Marketing do Unimed-Rio




17h05 - 17h45 | PAINEL 4 | Os analíticos da comunicação

Como transformar dados em inteligência


Ter dados é excelente; mas saber o que fazer com eles é o grande x da questão. A comunicação nunca andou tão próxima da área de exatas como hoje, tornando-se aliada não apenas dos planejamentos de publicidade, engajamento externo, mas também da Comunicação Interna. Como determinar indicadores e graus alinhados à estratégia da empresa e ao plano de comunicação? Mais profissionais qualificados e programas de capacitação são alguns dos investimentos a médio e longo prazo para as empresas. Neste painel, especialistas de comunicação e RH detalham os desafios na construção de comunicação analítica: os profissionais essenciais dentro da equipe, quais os tipos de investimentos em soluções e plataformas que se fazem necessários e o impacto prático na rotina de tomada de decisões sobre o que mais interessa, motiva e engaja seus colaboradores.


  • Anne Tsumori Maezuka, Gerente de Comunicação do Grupo Marista
  • Paula Silvino, Head Global de Planejamento, Experiências e Comunicação Interna da Vale
  • Sergio Amad, CEO da Fiter




17h48 - 18h28 | PAINEL 5 | Comunicação que facilita 

Treinamentos, rotinas e escalas na palma da mão


Quando se fala em engajamento, as lideranças logo pensam na importância de estratégias relacionadas à cultura e retenção de talentos. São de fato itens importantes, mas no dia a dia o que pesa na balança para o time operacional são fatores práticos: distribuição de tarefas equilibrada, metas claras, transparência sobre mudanças e feedbacks. Para isso, a equipe de comunicação interna tem contado com uma ampla variedade de plataformas, apps e softwares voltadas para facilitar a comunicação de informações essenciais, otimizando recursos para um trabalho mais eficiente. Neste painel, especialistas de comunicação e RH debatem sobre o impacto direto desses recursos na produtividade e contam suas experiências no uso de tecnologia para tornar a rotina mais prática: compartilhamento de escalas e de fluxo de demandas, canais de feedback e plataformas de comunicação mobile friendly.


  • Edna Rocha, Diretora de Recursos Humanos da Sonepar
  • Andressa Borba, Positive Impact and Coporative Communication Director da Leroy Merlin
  • Milena Fiori, Chief Experience Officer da OLIVIA Global




18h31 - 19h11 | PAINEL 6 | Para ver e ouvir

Engajamento na prática com visual content


Que conteúdos visuais engajam mais não é segredo. Com a rotina atribulada, o fluxo contínuo de informações - com boa parte do time lidando com mais de uma tarefa ao mesmo tempo - uma mensagem assertiva é essencial. Principalmente, quando estamos falando de colaboradores na linha de frente. Conteúdos curtos, principalmente em formato de vídeo, tem se mostrado muito mais efetivos. Ainda mais com a explosão de imagens proporcionada pelas redes sociais, tornou-se completamente obsoleto considerar algum tipo de comunicação interna estritamente em texto - sem nenhum tipo de referência visual. Neste painel, especialistas em comunicação compartilham seus insights sobre as principais tendências da comunicação interna dentro das empresas, o impacto de formas e formatos no engajamento, a importância da escolha de imagens para identificação da equipes, o diferencial de investir em vídeos para gerar maiores conexões e as estratégias para traduzir temas sensíveis e complexos em conteúdo visual.


  • Priscilla Barone, Head de Comunicação e Public Affairs da Johnson & Johnson
  • Joice Paz, Coordenadora de Comunicação e Endomarketing da BWG People Tech
  • Paola Klee, Diretora Executiva de Pessoas do GT7 - Grupo Todos Empreendimentos




19h14 - 19h54 | PAINEL 7 | Na ponta do lápis

Como calcular o ROI da Comunicação Interna


Acredite: não é preciso ir muito longe para encontrar pessoas (e muitas em cargo de liderança) que ainda acreditam que Comunicação Interna não passa de papo-furado. Para vencê-los, a melhor estratégia é usar justamente suas próprias “armas” e mostrar na prática como investir em CI é essencial dentro de qualquer estratégia. O segmento evoluiu muito nos últimos anos e conta cada vez mais com plataformas e ferramentas que facilitam traçar metas, estipular métricas e coletar dados valiosos. Neste painel, especialista de comunicação compartilham suas experiências no desafio de traduzir palavras em números: os melhores parâmetros para calcular o retorno sobre investimento em comunicação, as soluções que tem transformado a análise prática, como otimizar recursos para engajar com budget escasso e os resultados (e argumentos) para convencer qualquer board.


  • Fernanda Dabori, CEO da Advice Comunicação Corporativa
  • Adevani Rotter, Diretora-Presidente da Ação Integrada
  • Suzel Figueiredo, Founder e CEO da Indicafix



PROGRAMAÇÃO - DIA 27 DE ABRIL


14h13 - 14h53 | PAINEL 1 | Hora de digitalizar o diálogo

Em quais tecnologias vale a pena investir


É impossível pensar em comunicação sem considerar o digital. A atual pluralidade de tecnologias, unida à praticidade e a popularização do trabalho híbrido obriga empresas de todos os portes a se atualizarem. Mas com tantas opções, é normal ficar em dúvida: por onde começar - e no que vale de fato investir? Neste painel, especialistas de comunicação compartilham suas experiências e debatem os desafios e as vantagens dos recursos mais destacados no mercado: rede social corporativa, mural digital, aplicativo de comunicação interna, tv corporativa, WhatsApp, chatbots… Afinal, o que na prática tem trazido melhorias e impulsionado o crescimento tanto da equipe, quanto da organização?


  • Juliana Annunciato, Head de Comunicação Interna e Marca Empregadora da Dasa
  • Wellido Teles, Gerente de Comunicação Interna & Endomarketing da Ânima Educação
  • Renato Acciarto, Relações Institucionais e Especialista em Comunicação Corporativa, Interna e Digital




14h56 - 15h36 | PAINEL 2 | Construindo a mudança

Comunicação interna como ferramenta de sensibilização e troca de saberes


Quando promovemos um ambiente seguro e confortável para os colaboradores, pensamos sempre em estrutura e estabelecimento de parâmetros, para que não haja desrespeito ou quebra de limites. Da mesma forma, a Comunicação Interna deve funcionar como ferramenta que garante a manutenção da diversidade. Ações afirmativas e políticas inclusivas já se provaram eficazes, porém é essencial dar atenção às conversas internas, permitindo a liberdade nas trocas de saberes entre os diferentes colaboradores e a sensibilização sobre temas pertinentes, seja pela própria fala dos indivíduos ou com uma produção consciente feita pelos líderes em diversidade. Neste painel, especialistas compartilham experiências de sucesso e debatem os caminhos para criar ferramentas de diálogo e utilizá-las no dia a dia, os desafios da conscientização e da quebra de preconceitos e, principalmente, como conseguir traduzir em dados os impactos positivos das ações pela D&I dentro da organização.


  • Priscila de Freitas, Gerente de Transformação Organizacional da Saint-Gobain Produtos para Construção
  • Alexandre Pessôa, Gerente de Comunicação e Marketing da Synergia Consultoria Socioambiental
  • Cássia Monteiro, Gerente de Comunicação Interna da Kavak




15h39 - 16h19 | PAINEL 3 | Papo reto

Comunicação top down não é mais o caminho


A hierarquia das empresas não morreu, mas está em plena transformação. E quando se trata de comunicação, é preciso nivelar. Como um telefone sem fio, a informação que vem de cima já não é a mesma na hora que chega na base, e o preço de uma falha no entendimento pode ser alto. Democratizar os fluxos de comunicação e tornar os próprios colaboradores expoentes deste processo traz protagonismo para as equipes e amplia a base de alcance. Neste painel, especialistas de comunicação discutem as estratégias que têm obtido os resultados mais efetivos, as soluções que têm ajudado nesse processo e o papel da liderança como influenciador na evolução da cultura empresarial. Afinal, sua companhia está pronta para isso?


  • Suzie Clavery, Gerente Sênior de Marca Empregadora, Experiência de Pessoas e Comunicação Interna da UnitedHealth Group
  • Rogério Louro, Diretor de Comunicação Corporativa e RP da Nissan
  • Daniela Bittencourt, Gerente Sênior de Comunicação da Unico




16h22 - 17h02 | PAINEL 4 | #ForYou: é hora de atualizar a fala

A linguagem das redes dentro da empresa


Sem textão ou vídeo institucional engessado. A missão aqui é deixar a comunicação mais fluida, dinâmica, leve e interessante para engajar seu próprio time. Não é preciso transformar a empresa no TikTok da vida real, com dancinhas e gírias, mas trazer mais liberdade e criatividade para a rotina tem sido uma estratégia eficaz para algumas companhias. Destacar influenciadores internos e implementar redes sociais corporativas trazem protagonismo para o time, que resulta em identificação e engajamento. Neste painel, especialistas de comunicação compartilham suas experiências na adaptação de uma nova forma de promover a CI, os diferenciais de contar com influencers da casa, os desafios para convencer - e treinar - as lideranças para novas abordagens e o que priorizar na hora de investir em uma plataforma social corporativa.


  • Guilherme Almeida, Gerente de Comunicação Corporativa da Edenred
  • Luciana Del Fiaco, Gerente Executiva de Marketing Organizacional do Banco do Brasil
  • Cristiano Caporici, Diretor de Comunicação e Marketing na Tecnobank




17h05 - 17h45 | PAINEL 5 | Para manter o foco

Criando uma cultura que realmente acredita na saúde mental


Após um grande boom de destaque durante e após a pandemia, a preocupação com a saúde mental entrou de fato para a agenda das empresas? Por se tratar de um cuidado que acontece dia após dia, a criação de um ambiente saudável que promova isso é essencial - e exige muitas etapas e direcionamentos. Neste painel, especialistas e líderes de RH debatem os desafios do cenário atual no cuidado com o bem-estar psicológico dos colaboradores: as atitudes que de fato fazem a diferença no desenvolvimento de uma cultura interna, a oferta de recursos e ferramentas mais eficazes voltadas para a prevenção e diagnóstico, como abrir o diálogo e promover a quebra de estigmas e, principalmente, alavancar ações contínuas sem cair no lugar comum.


  • Daniel Arouca, Diretor de Recursos Humanos da Colgate-Palmolive
  • Daniela Bortman, Head de Saúde Ocupacional da Bayer
  • Jorgete Lemos, CEO da Jorgete Lemos Pesquisas e Serviços




17h48 - 18h28 | PAINEL 6 | Palavra que conquista

Comunicação como estratégia para reter talentos


No disputado mercado de talentos, não basta conquistar, é preciso reter e engajar. Para isso, a Comunicação Interna tem sido uma hábil aliada na hora de colocar em práticas estratégias de Employee Value Proposition e Employer Branding, a fim de manter a qualidade do trabalho em equipe e fortalecer a cultura interna de forma consistente. Neste painel, especialistas de comunicação compartilham seus insights e experiências na arte de conquistar talentos e compartilhar os valores da empresa, tanto no diálogo interno como para potencializar a comunicação externa, além de ser apoio para a reputação de marca empregadora.


  • Nêmora Müller Reche, Diretora de Comunicação Corporativa LATAM & Brasil da Syngenta Proteção de Cultivos
  • Eunice Lima, Diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis
  • Larissa Schlosser, Recursos Humanos do Hospital Israelita Albert Einstein




18h31 - 19h11 | PAINEL 7 | O que seu time realmente quer?

O segredo da pesquisa de clima certeira


Escutar o que os seus colaboradores realmente querem será o diferencial dentro dos negócios. É o que apontam pesquisas especializadas do setor. O que eles precisam no ambiente de trabalho, o que está estressando eles ou o que tem motivado (e engajado) eles de fato? Não é mais novidade que o mundo pós-pandêmico trouxe revoluções nas dinâmicas de trabalho e nas aspirações (e inspirações) das pessoas. Para a conta fechar, não basta apenas ouvir, mas também saber exatamente o que fazer com a informação recebida. E agora, RH? Neste painel, especialistas de comunicação e líderes de pessoas compartilham seus insights sobre pesquisas internas verdadeiramente eficientes: quais as melhores metodologias, como usar novas soluções e tecnologias a seu favor e as melhores estratégias para colocar em prática e mostrar que as equipes foram de fato ouvidas - mesmo quando o orçamento não permite grandes mudanças.


  • Elizabeth Rodrigues, Executiva de RH da Vedacit
  • Raffael Mastrocola, CEO Latin America da OLIVER
  • Fernanda Pajares, Coordenadora de Comunicação Interna, Cultura e Marca Empregadora da CVC Corp




19h14 - 19h54 | PAINEL 8 | Eu, robô?

Automatizar também é personalizar


Em tempos de ChatGPT sendo uma constante nas chamadas de notícias, a presença da inteligência artificial tem se tornado cada vez mais natural. Mas, mesmo diante de muitas facilidades alcançadas pela automação, ainda há muita resistência e mitos de que a tecnologia torna os processos mais frios e menos humanizados. Quem já aprendeu que ela veio para auxiliar tem aproveitado de seus diferenciais dentro da Comunicação Interna e na gestão de pessoas. A solução é uma forma ágil de personalizar costumes, entender comportamentos, hábitos e, com isso, criar espaços, linguagens e sugestões que agradam quem as recebe. Neste painel, especialistas compartilham suas experiências no investimento em automatização na CI, as vantagens do uso de chatbots e outras plataformas que permitem o fluxo de informações contínuo, reduzem o tempo de retorno de respostas e facilitam rotinas.


  • Simone Cotta, Gerente de Comunicação Corporativa e ESG do Grupo Pereira
  • Hugo Godinho, CEO da Dialog
  • Igor Vazzoler, Fundador e CEO da Progic






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