31 jul - 2023 • 14:00 > 01 ago - 2023 • 20:00
3º Fórum Melhor RH Felicidade Corporativa - O novo tempo do trabalho
Dar conta de tudo: das metas na empresa, de se manter atualizado no mercado, dos compromissos de networking, da vida social, de cuidar dos filhos, da vida pessoal, do relacionamento, da saúde física e mental. São muitos itens e, com certeza, poucas horas no dia. Diversas teorias apontam para a sensação de ter menos tempo: fluxo excessivo de informações, exposição a telas e até mesmo a rotação mais rápida da Terra. A verdade é que os itens sempre sobrando na lista de tarefas tem sido um dos principais desencadeadores de burnout, depressão, ansiedade, sedentarismo, solidão e completo adoecimento das pessoas.
Todos precisam de mais tempo e a cada dia uma nova dinâmica tem se construído a partir desse desejo, o que vem moldando os contornos do futuro do trabalho. E o uso da Inteligência Artificial traz consigo ainda mais mudanças. Enquanto por um lado, a necessidade de novas habilidades a serem adquiridas e a maior pressão por resultados e substituição de postos de trabalho acendem um sinal de alerta, por outro a possibilidade de personalizar avaliações e treinamentos, mapear dados e comportamentos e, principalmente, fazer um controle assertivo da saúde física e mental já tem promovido uma transformação no bem-estar das equipes.
Nesta 3ª edição do “Fórum Melhor RH Felicidade Corporativa - O novo tempo do trabalho", líderes de RH e especialistas do mercado irão discutir os principais caminhos na promoção do bem-estar dentro das empresas. Quais as estratégias e investimentos mais eficazes? Como promover a transição para as mudanças que têm batido à porta: jornadas menores, semanas mais curtas, a importância do engajamento e do alinhamento de propósito e significado; lideranças pautadas pela verdade e pela inclusão e, principalmente, reconhecer o tempo e as necessidades de cada colaborador. Afinal, até mesmo um robô colapsa após horas exaustivas de trabalho.
PROGRAMAÇÃO - DIA 31 DE JULHO
14h13 - 14h53 | PAINEL 1 | Mais com menos
Como driblar a pressão para alcançar resultados
Independentemente do segmento de atuação, toda empresa precisa fechar no positivo para sobreviver. Metas, cortes, eficiência e resultados sempre farão parte das rotinas corporativas. O diferencial está em como capacitar seus times para se tornarem resilientes e, principalmente, capazes de gerenciar o estresse, o autocuidado e encontrar o equilíbrio. Neste painel, especialistas debatem as melhores estratégias na construção de um ambiente de trabalho saudável, sem abrir mão do foco e da produtividade: a transparência do diálogo na gestão do estresse, a promoção da colaboração e do apoio dentro das equipes, o incentivo de métodos e técnicas de gerenciamento de tempo, organização e priorização de tarefas, o diferencial da comunicação aberta e de feedbacks construtivos e também o investimento em inovação para otimizar o tempo e processos, reduzindo retrabalhos e aliviando os colaboradores.
14h56 - 15h36 | PAINEL 2 | Além do mimo
Como reconhecer e recompensar de forma significativa
Embora várias empresas ainda insistam nisso – muitas vezes por falta de orçamento disponível –, todo mundo sabe que um bombom, apesar de ser gostoso, não engaja ninguém. Um agrado sempre cai bem, mas é preciso ir além, já que valorizar os esforços e conquistas dos colaboradores é essencial para a manutenção do clima, do bem-estar e do comprometimento. Neste painel, especialistas e líderes de RH debatem a importância de desenvolver uma cultura de reconhecimento, o impacto de celebrar conquistas na produtividade das equipes, quais tipos de recompensa de fato motivam e são apreciadas pelos colaboradores, o cuidado para valorizar de forma individual conforme habilidades e realizações. E também: além do financeiro, como explorar outras formas de celebrar e incentivar com maior autonomia, flexibilidade de horários, feedbacks positivos, treinamentos especiais e oportunidades de crescimento.
15h39 - 16h19 | PAINEL 3 | O novo tempo do trabalho
Como promover uma cultura de equilíbrio e mostrar na prática que o cuidado não é apenas discurso
Não dá mais para ignorar a mudança no cenário: todos querem mais qualidade de vida e, consequentemente, melhores experiências em seu trabalho. A busca por equilibrar produtividade com saúde mental se tornou uma crescente difícil de ignorar pelos líderes - afinal, eles também querem isso. Falar sobre humanização, empatia, segurança psicológica e reconhecimento já se tornaram jargões dentro dos discursos. Mas, enquanto todos esses movimentos vêm sendo debatidos à exaustão por especialistas e pelo mercado em geral, o que tem de fato mudado na política dentro de casa? Neste painel, líderes de RH compartilham seus insights sobre o novo tempo do trabalho, as ações práticas em busca da flexibilização de rotinas e relações, o que tem dado certo nos processos de mudança, as iniciativas que os times reconhecem como verdadeiras e como trazer para o dia a dia – de forma simples e eficiente – o discurso do bem-estar.
16h22 - 17h02 | PAINEL 4 | Minha felicidade, minha responsabilidade
O autoconhecimento (e outros instrumentos) para encontrar a satisfação
Quando algo não vai bem ou dá um resultado inesperado, o movimento natural da maioria das pessoas é encontrar culpados – de preferência externos. No entanto, o caminho da autorresponsabilidade é essencial para o desenvolvimento pessoal. Afinal, na busca de realização e felicidade no trabalho, é preciso ser protagonista de sua própria jornada, abrindo mão da vitimização e dos jogos de culpa que muitas vezes são rotineiros nos ambientes corporativos. Neste painel, especialistas e líderes de RH debatem os desafios e oportunidades de incentivar o autoconhecimento e de autogerenciamento de suas equipes: as diferentes ferramentas e avaliações para entender habilidades e necessidades, como explorar o empoderamento e a autonomia dos colaboradores, discutir a importância de habilidades socioemocionais e o autocuidado e, principalmente, a definição de metas com propósito para alcançar maior realização no trabalho.
17h05 - 17h45 | PAINEL 5 | Colheita positiva
Quais benefícios de saúde e bem-estar que valem a pena investir
A liderança topou, o financeiro liberou. E agora: onde alocar os recursos voltados para o bem-estar dos colaboradores de forma eficiente? Até porque mostrar resultados é fundamental para não correr o risco de sofrer cortes futuros. Neste painel, líderes de RH debatem suas experiências em como melhor direcionar recursos: focar no básico do plano médico e/ou odontológico ainda é o melhor caminho? Quais plataformas e aplicativos digitais valem o investimento e tem conquistado a satisfação dos times? Qual a melhor abordagem para empresas com orçamentos enxutos? E mais: as métricas mais assertivas para acompanhar o retorno sobre o investimento, a relevância de investir em treinamentos e palestras e o diferencial de optar por benefícios flexíveis.
17h48 - 18h28 | PAINEL 6 | Burnout: a lição já foi aprendida?
O caminho para as companhias evitarem recorrências
Excesso de trabalho, pressão desmedida por resultados, falta de autonomia, assédios, insegurança psicológica e relacionamentos tóxicos entre a liderança e seus pares: a lista de condições favoráveis à Síndrome de Burnout no ambiente de trabalho com certeza já está decorada pelos gestores. O tema vem sendo discutido e explorado rotineiramente, principalmente pela imprensa, desde a sua explosão durante a pandemia. Mas o que de fato mudou nas rotinas de trabalho? Já que dados da OMS apontam para uma crescente da condição, com 33 milhões de brasileiros acometidos pelo esgotamento – sendo a grande maioria formada por mulheres em consequência da sobrecarga social. Neste painel, especialistas e líderes de RH compartilham suas experiências na transformação de uma cultura organizacional direcionada para lideranças saudáveis e equilibradas, os programas de apoio e ação mais efetivos, a atenção dedicada ao público feminino, a importância da análise de casos e de medidas corretivas e o trabalho de conscientização contínuo para identificação e mitigação de riscos.
18h31 - 19h11 | PAINEL 7 | De olho no todo
O diferencial de uma abordagem holística à saúde dos colaboradores
Compartimentar em áreas isoladas a administração de uma empresa é uma das práticas mais recorrentes, mas olhá-la de forma holística é uma estratégia eficaz para potencializar a sincronia de áreas e resolver os problemas no seu cerne. E transpor essa visão na abordagem da saúde dos colaboradores tem proporcionado um impacto positivo. Trata-se não apenas da remediação de problemas, mas principalmente do trabalho de prevenção ao unificar e entender todos os aspectos que compõem um ser: físico, emocional, mental, social e espiritual. Neste painel, líderes de RH compartilham suas experiências em uma abordagem holística à saúde dos times: o desafio de quebrar paradigmas ao definir uma estratégia de cuidado global, o desenvolvimento de uma cultura de apoio e sensibilização, o impacto positivo no uso de práticas alternativas como yoga, meditação, acupuntura, quiropraxia, entre outras, os caminhos para integração de benefícios e programas de saúde e o peso do comprometimento das lideranças ao adotar a promoção do bem-estar integral.
19h14 - 19h45 | PAINEL 8 | Felicidade sem espresso
Como trabalhar o bem-estar na realidade do chão de fábrica
Verdade seja dita: é mais fácil engajar os times nos escritórios corporativos do que no operacional. Afinal, na maioria das vezes, os recursos disponíveis são muito mais frequentes – e interessantes. Nem sempre as equipes da linha de frente podem contar com um coffee break ou uma ação de quick massage para espairecer ou recarregar no meio da jornada. Assim, conforme o nível hierárquico ascende, e as equipes se tornam mais enxutas, maior a gama de benefícios e recursos disponíveis. Mas, afinal, como gerar impacto positivo e motivação nos times operacionais? Neste painel, líderes de RH compartilham suas experiências no desafio de manejar recursos e benefícios que gerem impacto, mas não sobrecarregue o fluxo financeiro, as ações que têm trazido mais resultados e os investimentos que resultam de fato em bem-estar e satisfação dos times.
PROGRAMAÇÃO - DIA 01 DE AGOSTO
14h13 - 14h53 | Homem versus máquina
O impacto da Inteligência Artificial na obsolescência e na motivação
Não é a primeira vez que o processo acontece: novas tecnologias e soluções surgem impactando diretamente alguns trabalhos. Enquanto por um lado certas funções deixam de existir, por outro, surgem novas oportunidades para evoluir. No entanto, com a disseminação da Inteligência Artificial, essa será a primeira vez que um nível hierárquico mais estratégico será afetado por essas mudanças. O desafio dos gestores é como promover a transição para uma mentalidade digital mantendo o moral elevado dos times. Neste painel, líderes de RH debatem os impactos da IA nas rotinas de trabalho: os desafios na migração de colaboradores para novas funções, os caminhos para motivar atualizações constantes e o entendimento para novas oportunidades, a importância de ter o aprendizado como cultura, a adaptação para atender diferentes gerações em treinamentos e, principalmente, como absorver o novo sem descaracterizar a empresa.
14h56 - 15h36 | PAINEL 2 | O que fazer diante da renúncia
Como o RH pode evitar (e reverter) o quiet quitting
Lidar com a insatisfação e falta de motivação dos colaboradores vem se tornando um dos grandes desafios da área de Recursos Humanos. O cenário pós-pandêmico se consolidou na busca por novas dinâmicas de trabalho com foco em propósito e realização. No entanto, a consolidação desse cenário não é a realidade da grande maioria, principalmente, em consequência de fatores econômicos e sociais. Mas, como motivar quem deseja sair mas precisa ficar? Nem sempre a demissão é uma solução possível ou interessante administrativamente. Afinal, qual o melhor caminho: trabalhar para reconquistar o entusiasmo do colaborador ou investir em uma nova contratação e treinamento? Neste painel, especialistas e líderes de RH debatem os desafios frente a apatia, a falta de entusiasmo e o baixo desempenho dentro das equipes, os segredos para um feedback construtivo eficaz, o diferencial de programas de mentoria e desenvolvimento de carreira, a necessidade de ofertar suporte emocional e a eficácia na revisão de cargos e funções.
15h39 - 16h19 | PAINEL 3 | A felicidade pode ser treinada?
Como auxiliar equipes a encontrar significado na rotina
Em tempos cada vez mais ligados à Inteligência Artificial, as habilidades que contarão no currículo do futuro são as socioemocionais: resiliência, empatia, inteligência emocional e gratidão. Coincidentemente (ou não) são competências diretamente ligadas à construção de um ambiente de trabalho positivo e equilibrado. Ser feliz é uma meta e os caminhos para a conquista desse estágio podem sim ser trilhados por meio de técnicas voltadas ao desenvolvimento pessoal. Neste painel, especialistas e líderes de RH compartilham suas experiências na estruturação de propósito e conexão dentro dos times: como treinar a busca pelo bem-estar rotineiramente, como entender e explorar as diferentes definições de satisfação dos colaboradores, a eficácia de treinamentos voltados para a felicidade no trabalho, o papel da liderança como inspiração e agente ativo na promoção da evolução pessoal e profissional, a integração de técnicas de mindfulness e resiliência e, principalmente, o alinhamento dos valores da empresa com a busca pela felicidade.
16h22 - 17h02 | PAINEL 4 | Felicidade não tem idade
Como promover o bem-estar corporativo atendendo às demandas geracionais
Os diversos perfis etários e diferentes momentos de vida dos colaboradores trazem demandas específicas de treinamento, desenvolvimento, comunicação, saúde e bem-estar corporativos. Ter uma política de bem-estar corporativo, por sua vez, compreende estar ciente dessas especificidades, e traduzi-las na forma de benefícios corporativos, gestão e lideranças empáticas às individualidades, possibilitando um ambiente de trabalho saudável, em sinergia às estratégias da empresa. Neste painel, especialistas e líderes de RH irão compartilhar insights sobre como lidar com esse cenário nas empresas e desenvolver ações e políticas de bem-estar atendendo a todas as demandas geracionais, vencendo o desafio da unicidade em uma cultura diversa.
17h05 - 17h45 | PAINEL 5 | Liderança com verdade
Consciência e empatia como chave para a inclusão
Para uma cultura organizacional mais acolhedora e justa, é fundamental pensar em diversidade. E isso só é possível de forma tangível quando conta com o total comprometimento das lideranças. Elas são figuras chave na construção – e repercussão – de valores mais inclusivos, principalmente ao desenvolverem consciência e empatia com relação a pluralidade de experiências e identidades presentes dentro de seus times. Neste painel, líderes de RH compartilham insights e cases inspiradores sobre as melhores práticas no fomento ao respeito e a diversidade: a criação de políticas inclusivas, o desenvolvimento de habilidades de comunicação empática, treinamentos para a conscientização de vieses inconscientes, a importância do monitoramento de indicadores de satisfação e das taxas de retenção e diversidade, o fomento ao respeito e a valorização, a criação de espaços seguros para o compartilhamento de histórias e saberes.
17h48 - 18h28 | PAINEL 6 | Engajar tem seu preço
O desafio de programas de saúde mental para empresas com orçamentos limitados
Toda ideia tem seu custo, por mais simples que ela seja. Em um cenário de recessão, onde grande parte das empresas têm focado seus esforços para enxugar gastos e evitar cortes na equipe, falar sobre investimento em saúde mental parece quase utópico. Não à toa, para gestores de pequenas e médias empresas o tema ainda soa como perfumaria. Afinal, esse tipo de iniciativa só é possível nas grandes multinacionais? Neste painel, líderes de RH debatem as vantagens de investir em programas de saúde mental: o impacto na produtividade das equipes, a importância de se basear em métricas e indicadores para avaliar os resultados, o uso de abordagens aliadas a Comunicação Interna para otimizar recursos, as vantagens de parcerias estratégicas com instituições para descontos e serviços acessíveis e o diferencial de focar na prevenção e na construção de uma cultura de apoio e cuidado.
18h31 - 19h11 | PAINEL 7 | Respeitando histórias
O peso da atenção às diferenças culturais
Um ambiente de trabalho diverso está diretamente relacionado ao nível de felicidade dos colaboradores. O vínculo é apontado por uma gama de pesquisas especializadas, a exemplo de um estudo realizado pela McKinsey & Company: empresas que apostam na diversidade, além de contarem com melhores práticas dentro de suas rotinas, também possuem times com mais liberdade, afetando diretamente o bem-estar, a produtividade e a criatividade. Apesar das vantagens, grande parte das empresas ainda seguem em ritmo moderado em seus processos de inclusão – e poucas relacionam as áreas de Felicidade e Diversidade para potencializar seus resultados. Neste painel, especialistas e líderes de RH compartilham suas experiências na promoção de um ambiente que valoriza as diferenças culturais: o impacto do conhecimento compartilhado e do aprendizado intercultural, a ampliação da percepção sobre o outro, o cultivo da empatia, os desafios da gestão de conflitos culturais, o papel da liderança na compreensão de nuances e os caminhos para a adaptação de políticas e práticas organizacionais na construção de um ambiente inclusivo e respeitoso.
19h14 - 19h54 | PAINEL 8 | Uma empresa para chamar de minha
Personalização: o futuro da experiência do funcionário
Tecnologias como a IA e o machine learning proporcionam uma abordagem diferenciada aos colaboradores promovendo maior satisfação e engajamento ao considerar suas necessidades e aspirações particulares. Esse tipo de recurso tem se tornado cada vez mais familiar no dia a dia do público em geral, principalmente no que se trata na comercialização de produtos e serviços. Sendo assim, acaba sendo natural sua integração também nos processos organizacionais já que as pessoas estão cada vez mais acostumadas a receberem tratamentos individualizados. Por que não seria diferente no ambiente de trabalho, levando em consideração seu desempenho e desenvolvimento? Neste painel, especialistas e profissionais de RH irão debater os aspectos práticos desse tipo de investimento: o impacto no engajamento e nos planos de crescimento, o diferencial de oferecer autonomia e flexibilidade, o retorno de feedbacks mais personalizados, a possibilidade de oferecer programas de benefícios mais assertivos e o uso da tecnologia para ofertar treinamentos e até mesmo uma comunicação interna mais certeira.
OFERECIMENTO:
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Plataforma Melhor RH
Formada por jornalistas e especialistas, faz a curadoria do melhor conteúdo sobre RH e gestão de pessoas, para profissionais que vão aplicar esse conhecimento nas empresas. Ganhou a liderança do setor de comunicação de gestão de pessoas e RH pela abordagem inovadora. Nosso propósito é contribuir para evolução do ecossistema de RH, visando a transformação do ambiente de trabalho e a humanização das corporações e, em consequência, da sociedade. COM O RH CONECTAMOS PESSOAS, CAUSAS E PROPÓSITOS.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.