Fale com o produtor

O evento já encerrou...

5º Fórum de Jornalismo Especializado, Regional e Comunitário

Carregando recomendações...
Evento encerrado

5º Fórum de Jornalismo Especializado, Regional e Comunitário

25 jul - 2023 • 15:11 > 25 jul - 2023 • 20:00

 
Evento Online via Youtube

Descrição do evento

5º Fórum de Jornalismo Regional e Especializado - A transformação da imprensa na era da Inteligência Artificial

Com apenas uma instrução simples eu poderia pedir para que o ChatGPT fizesse este texto de abertura do 5º Fórum de Jornalismo Regional e Especializado. Saber quais partes do texto foram retiradas do que ele gerou é difícil, mas a inteligência artificial está presente aqui. E esse limbo do que é de fato um conteúdo 100% original ou o que conta com uma "ajudinha" da IA têm aumentado cada vez mais. A rápida adesão das pessoas e os debates acerca de seu uso são um demonstrativo que o assistente virtual veio para ficar, ao contrário de outras tecnologias que ainda seguem engatinhando – a exemplo do metaverso.

A IA não é uma novidade na produção de notícias, sendo utilizado também para análise de dados e no desenvolvimento de ferramentas. Agora com uma produção cada vez mais apurada de texto, o quanto ela coloca em risco a profissão do jornalista? Quais são os impasses éticos e a maneira mais responsável de utilizá-la como aliada e não como concorrente? Como fica a possibilidade de manipulação de informações e os direitos autorais das fontes consultadas? Essas são algumas das respostas que iremos buscar nesta edição do Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário - A transformação da imprensa na era da Inteligência Artificial.

É chegada a hora de fazer uma reflexão prática sobre o futuro do mercado: com a confiança e a credibilidade em baixa e vivendo uma luta diária contra métricas, audiência e novas tecnologias, tanto veículos tradicionais quanto os nativos digitais precisam se adaptar ao começo de uma nova era. Em um mundo polarizado, em que a desinformação é disseminada em larga escala, como reconstruir a confiança do público nas reportagens? E, em um cenário em que as métricas são cada vez mais importantes para avaliar o sucesso do trabalho, qual o caminho para encontrar equilíbrio entre qualidade e desempenho?

Com debates com a participação de renomados profissionais da área, o Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário é um evento essencial para quem deseja se manter atualizado e conectado com as discussões que moldam o futuro do jornalismo: as oportunidades do streaming, os desafios da regulação de mídia, os novos modelos de trabalho na cobertura de notícias com equipes reduzidas, a urgência da diversidade e inclusão e, principalmente, os efeitos do poder da descentralização da informação.

Sobre o Fórum
O evento é a união do Fórum de Jornalismo Especializado e do Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário, que caminham para sua quinta edição. As duas iniciativas tratam de projetos únicos dentro do mercado de jornalismo, promovidas pela Plataforma Negócios da Comunicação, que tem por missão contribuir pela valorização e reconhecimento da imprensa brasileira. Com seu conteúdo totalmente gratuito e 100% online, o fórum contribui para a evolução do setor e o acesso democrático à informação de valor e debates fundamentais sobre o mercado.




PROGRAMAÇÃO - DIA 24 DE JULHO

14h12 - 14h52 | PAINEL 1 (FJE) | Esse robô é meu amigo?
A transformação da imprensa na era da Inteligência Artificial

A ferramenta ChatGPT está em alta e é dada como um advento que beneficiará a comunicação. Mas como a mídia enxerga a tecnologia? Apesar de cumprir a promessa de agilizar textos, há um olhar mais cuidadoso de jornalistas com as fontes de informações obtidas pelas ferramentas e de que forma o público, que já se tornou produtor de conteúdo, deve encarar o poder de ter a produção de textos com tanta facilidade. Neste painel, jornalistas e especialistas do setor irão explorar os prós e contras do uso de IA pela imprensa, as questões pertinentes aos direitos autorais, assim como a garantia de que esse recurso seja usado de forma responsável, ética e transparente, além de debater os caminhos para se adaptar e se preparar para essa nova era do jornalismo movida por tecnologia.

  •  Angélica Consiglio, CEO da Planin
  • Felipe Payão, Editor do Tech Mundo
  • Rafael Silveira, Head de Novos Negócios do O POVO (CE) e Coordenador do Comitê de Estratégis Digitais da ANJ



      • 14h55 - 15h35 | PAINEL 2 (FJRC) | O começo de uma nova era? As promessas da web 3.0 – e como todos podem aproveitar

        A web 3.0 promete ser o novo momento da internet, descentralizando ações e colocando o usuário como protagonista de tudo que acontece na web. Mas de que forma isso afeta o mercado da comunicação, principalmente para veículos fora dos grandes centros? Machine learning, Inteligência Artificial e web semântica são inovações que prometem mudar a experiência de quem navega, em busca de informações, fazendo compras ou se distraindo nas redes sociais. Mas até que ponto isso é acessível e será de fato colocado em prática? Neste painel, especialistas do mercado, publishers e jornalistas compartilham seus insights sobre os impactos práticos dessa nova era: o impacto das plataformas digitais descentralizadas na representatividade do jornalismo regional, a adaptação necessária para a criação de conteúdos mais imersivos e visuais, os recursos necessários para o fortalecimento da conexão com o leitor na construção de um conteúdo colaborativo e o diferencial de investir em confiabilidade com o rastreamento e autenticação de informações.


      •  Denys Grellmann, Sócio e Publisher na 100fronteiras
      • Paula Miraglia, Co-fundadora e CEO na Nexo Jornal/Gama Revista
      • Arenusa Goulart, Gerente de Marketing do Sistema Verdes Mares



      • 15h38 - 16h18 | PAINEL 3 (FJE) | A medida do sucesso – ou da manipulação? O impacto de filtros e algoritmos na distribuição de notícias

        Nada é orgânico? Métricas têm ditado o sucesso e o fracasso de veículos de comunicação e os jornalistas têm suado a camisa para driblar as falhas de tecnologia e manter a audiência seguindo as novas cartilhas de SEO, foco do leitor e das buscas online. Mas, como esses algoritmos decidem quais notícias são relevantes e importantes? Profissionais se reúnem neste painel para conversar sobre os principais desafios entre as métricas, os algoritmos e as questões éticas dos bots, o papel dos filtros na formação de opiniões; além de debaterem a importância de capacitar mais jornalistas especializados nas ferramentas digitais para aumentar o alcance dos veículos e as adaptações necessárias para continuarem sendo fontes confiáveis e imparciais de informações.


      •  Fabio Fernandes, Professor Assistente Mestre na PUC
      • Sérgio Spagnuolo, Diretor do Núcleo Jornalismo
      • Guilherme Ravache, Consultor e colunista



      • 16h21 - 17h01 | PAINEL 4 (FJRC) | Por trás da história Os desafios e oportunidades do jornalismo investigativo

        Redações regionais muitas vezes são as únicas a reportar sobre questões locais e enfrentam diversos desafios para financiar e produzir reportagens investigativas de alta qualidade. Esses veículos querem se tornar referências para seus leitores, a principal fonte de confiança em um momento em que todos são atingidos por informações via mídia, redes sociais e grupos de comunicação. Nesse painel, jornalistas e publishers debaterão quais os meios que a mídia regional tem para buscar e checar informações, quais ferramentas estão à disposição dos profissionais e seu papel fundamental na promoção da transparência e da responsabilidade, demonstrando que mesmo com recursos limitados é possível produzir reportagens investigativas de impacto.


      •  Jeniffer Mendonça Repórter da Ponte Jornalismo
      • Katia Brembatti, Presidente da Abraji
      • Paula Litaiff, CEO da Revista Cenarium Amazônia

      • 17h04 - 17h44 | PAINEL 5 (FJE) | Acredito em você? Como reconstruir a confiança do público na imprensa

        A mídia tradicional ainda batalha para restabelecer a confiança do público em geral, porém o desafio se agrava diante da criação constante de fake news e o surgimento de fontes alternativas de informação, como em grupos de WhatsApp e Telegram. O Governo lançou, em abril, o 'Brasil contra fake', que tem como objetivo combater falsas informações específicas sobre o governo – seria essa mais uma demonstração de desconfiança da mídia? O que mais é necessário fazer? Neste painel, jornalistas e publishers conversam sobre os próximos passos no duro processo de recuperação da confiança do leitor, as soluções práticas para reconstruir essa relação, a importância do papel da mídia como ferramenta de prestação de contas e os caminhos para a manutenção da imparcialidade e independência da imprensa.

      •  Juliana Dal Piva, Colunista e Repórter Investigativa da UOL
      • Marta GleichDiretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS
      • Sérgio Gomes, Diretor de Operações da OBORÉ Projetos Especiais



      • 17h47 - 18h27 | PAINEL 6 (FJRC) | Te dou um dado? Como inserir o jornalismo de dados no dia a dia da redação

        Um dos trunfos das grandes reportagens atualmente é o uso de dados para sustentar as informações. Com o grande volume de data produzida diariamente, há diversas histórias, novas perspectivas e mesmo padrões ocultos a serem revelados por quem faz uma curadoria precisa. E se engana quem pensa que é necessário grandes investimentos para colocar em prática no dia a dia. Neste painel, jornalistas especializados compartilham suas experiências na análise e interpretação de dados: técnicas e ferramentas acessíveis para uma coleta assertiva, os cuidados na verificação de fontes e dos dados apurados, as estratégias para interpretação, os desafios (e soluções) para a integração na rotina da redação e os diferenciais da capacitação direcionada.

        •  Guilherme Felitti, Cofundador na Novelo Data
        • Jamile Santana, Coordenadora da Escola de Dados, programa da Open Knowledge Brasil
        • Renata Tomaz, Professora e Coordenadora de graduação da FGV/ECMI


        18h30 - 19h10 | PAINEL 7 (FJE) | Estamos ao vivo A revolução da cobertura em tempo real pelas redes sociais

        Tem conexão? Tem informação. Com um celular na mão, a notícia chega em segundos, seja via redes sociais ou aplicativos de conversa. A tecnologia móvel permite que as pessoas tenham acesso aos acontecimentos a qualquer hora e lugar. Mas essa velocidade traz consigo desafios, como a necessidade de verificar informações e evitar a disseminação de notícias falsas. Além disso, a tecnologia embarcada nos celulares tem permitido transmissões diretas dos repórteres, dispensando o uso de cinegrafistas e tornando o trabalho do repórter cada vez mais independente. Neste painel, jornalistas e especialistas do setor irão debater como as redações têm se adaptado a essa nova realidade: os reflexos dos cortes e novas configurações das equipes para esse formato de trabalho, a responsabilidade e a precisão de fatos na cobertura de notícias em tempo real.


        •  Ana Paula Couto, Jornalista
        • Julia Pontes, Analista de Comunicação, autora da dissertação "Sensacionalismo e Violência no Contexto da Indústria Cultural" na UFG
        • Tiago Abech, Editor-chefe da CNN Brasil




        19h13 - 19h53 | PAINEL 8 (FJRC) | É fato ou fake? Técnicas de checagem para quem não tem budget ou equipe

        O impacto da desinformação já tem consequências irreversíveis na sociedade e é algo que veio definitivamente para ficar. Com núcleos especializados na divulgação de fake news, seja como estratégias para os mais variados fins ou apenas por "diversão" de amadores, o papel da imprensa é contra-atacar. Não importa o tamanho do veículo, sua função social é prezar pela veracidade dos fatos e orientar seus leitores. Comunidades regionais e comunidades são ainda mais afetadas pelo efeito de notícias falsas, principalmente com o intuito de causar insegurança. Por isso, o aprendizado de princípios básicos de fact-checking se tornaram obrigatórios para qualquer jornalista que se preze. Neste painel, especialistas do mercado e jornalistas compartilham suas experiências na identificação de informações falsas, apontam as boas práticas utilizadas por grandes veículos e que podem ser reproduzidas sem grandes investimentos, debatem os desafios dos veículos menores na prática, as oportunidades de convênios e parcerias com agências de checagem, quais ferramentas gratuitas disponíveis e também a importância de promover a educação midiática do público.


      •  Fernanda Dabori, CEO da Advice Comunicação Corporativa
      • Juliana Fernandes Teixeira, Docente do Departamento de Comunicação Social (UFPI) e do PPGCOM (UFC) 
      • Mônica Fort, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens na UTP

      • PROGRAMAÇÃO - DIA 25 DE JULHO 14h12 - 14h52 | PAINEL 1 (FJE) | Play na história * Como grandes reportagens têm migrado para diferentes formatos

        Com a multiplicidade de plataformas disponíveis, as histórias de fôlego, que vinham perdendo espaço nas mídias tradicionais (principalmente no impresso), estão de cara e público novo. O sucesso da série "A mulher da casa abandonada", no Spotify, ou mesmo as adaptações de 'Rota 66', livro de Caco Barcellos, e 'A Tragédia de Santa Maria' – que ganharam apelo no streaming – são alguns dos muitos exemplos disponíveis. Neste painel, jornalistas e especialistas do mercado debatem sobre as mudanças na indústria de mídia, como as plataformas de streaming de áudio e vídeo têm se tornado uma ferramenta importante para alcançar novas audiências e as oportunidades e desafios para os grandes veículos de comunicação embarcarem nessa jornada de contar histórias de forma criativa e impactante.


      •  Antonio Assiz, Sócio-diretor da Aramá Comunicações 
      • Caio Cavechini, Jornalista da Rede Globo
      • Valmir Salaro, Jornalista da Rede Globo
      • *ATENÇÃO: ESTE PAINEL NÃO FICARÁ GRAVADO, ELE SERÁ EXIBIDO SOMENTE AO VIVO NO FÓRUM!


        14h55 - 15h35 | PAINEL 2 (FJRC) | Pod-tudo Democráticos e acessíveis, os podcasts se multiplicaram nas periferias brasileiras

        Eles ganharam força durante a pandemia e o que parecia apenas uma onda passageira tomou ainda mais forma e se concretizou. Hoje, os podcasts – principalmente os de comunidades periféricas – seguem como referência de informação e entretenimento para moradores, sendo uma poderosa ferramenta de expressão. Neste painel, especialistas do mercado e produtores de conteúdo irão debater os impactos sociais e culturais, a responsabilidade social e ética, modelos de monetização e oportunidades de negócios além da publicidade, métricas, formas de distribuição e, principalmente, as referências inspiradoras para veículos menores, como os regionais, que desejam ingressar nessas plataformas.

      •  Andressa Simonini, Editora-executiva da Pais&Filhos
      • Fabiano Reis, Editor de Economia e Agricultura e apresentador do Canal do Boi
      • Filomena Salemme, Professora da UMSP e da FGV e Produtora/Media Training na F.S. Informação
      • 15h38 - 16h18 | PAINEL 3 (FJE) | Segurança ou censura? As necessidades e polêmicas da regulação de mídia e das redes sociais

        Desde que se tornou pauta, a regulamentação da mídia é discutida com seus possíveis benefícios e a desconfiança de parte da opinião pública. Enquanto o Brasil tem 5 grandes empresas que controlam a maior parte dos veículos de comunicação, atingindo cerca de 75% da população, veículos menores perdem espaço e, portanto, há menos chances de termos uma formação diversa de opiniões. Ao mesmo tempo, na falta dessa regulamentação, surge outra, que é a regulação das mídias sociais, com o PL das Fake News. Já que a falsa sensação de impunidade e o discurso de liberdade de expressão tem sido combustível para a proliferação cada vez maior de canais com discursos de ódio, disseminação de falsas informações e viés duvidoso. Neste painel, especialistas do mercado e jornalistas debatem os desafios desse cenário: quais serão os próximos passos do governo diante dessa necessidade? Como superar o lobby das big techs que são contra as regulamentações? E, principalmente, como os veículos de comunicação e profissionais de imprensa devem se posicionar nesse embate?


      •  Fransico Belda, Diretor de Operações do Projor
      • Marcelo Rech, Presidente-Executivo da ANJ
      • Orlando Silva, Deputado Federal pelo PCdoB/SP na Câmara dos Deputados


      • 16h21 - 17h01 | PAINEL 4 (FJRC) | Tem 30 segundos? Como o TikTok pode ajudar os veículos a alcançar a nova geração

        Não dá para escapar: o TikTok está em todos os lugares. O impacto da rede social vem ditando modas e impactando hábitos de uma grande parcela da população, principalmente das mais jovens. Eles podem não ser hoje o target do seu veículo, mas se tornarão em breve – em 2032, a Gen Z será o principal consumidor de notícias no mundo. E o mais importante: como eles se comportam e engajam conteúdos reflete diretamente nos algoritmos, afetando a entrega das suas notícias já nos dias de hoje. Neste painel, jornalistas e especialistas do mercado compartilham insights sobre o uso das redes sociais, principalmente para a realidade de veículos menores, e debatem os desafios da migração do conteúdo na prática diária, as estratégias para condensar conteúdos no formato e como introduzir mais uma rede sem onerar e sobrecarregar equipes já enxutas. Afinal, de que forma se adaptar sem perder a essência e a seriedade com que a mídia precisa ser vista?


      •  Cristiana Yumie Watanabe, Coordenadora de redes sociais na BNEWS
      • Débora Pradella Pires, Gerente de produto e experiência digital do Grupo RBS
      • Rafael Santos, Gerente de Mídias Sociais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação

      • 17h04 - 17h44 | PAINEL 5 (FJE) | Espelho, espelho meu? O impacto da falta de diversidade das redações na cobertura jornalística

        Dados da Pesquisa Perfil Racial da Imprensa Brasileira apontam que negros são 3x menos presentes em redações do que brancos. São 77,6 % brancos, 20,1% negros (pretos e pardos), 2,1% amarelos e 0,2% indígenas entre os jornalistas brasileiros. Se as redações não são diversas e inclusivas, as possibilidades de uma cobertura incompleta e tendenciosa são ainda maiores devido à insensibilidade e/ou compreensão em relação a certos temas, o que pode levar a uma cobertura jornalística deficiente ou tendenciosa. De que forma isso reflete no conteúdo jornalístico, nas abordagens diante de notícias sobre crimes raciais, preconceito e outras? Neste painel, jornalistas e especialistas no mercado debatem as mudanças urgentes e necessárias para este cenário: criação de vagas afirmativas e ambientes inclusivos, revisão dos processos editoriais, programas de capacitação e iniciativas de conscientização e monitoramento.


      •  Cristiano Gomes, Repórter na NSC TV
      • Marcelle Chagas, Coordenadora na Rede de Jornalistas Pretos Pela Diversidade na Comunicação
      • Valéria Lapa, Gerente de Relacionamento, Parcerias e Captação da Fundação Amazônia Sustentável


      • 17h47 - 18h27 | PAINEL 6 (FJRC) | Delivery de conteúdo A reinvenção simples e certeira da newsletter

        Dos grandes veículos de comunicação, passando por jornalistas independentes, creators, marcas e profissionais liberais: a newsletter se tornou uma ferramenta unânime na manutenção do vínculo e na entrega de valor agregado. Embora não seja um recurso novo, o diferencial dos conteúdos entregues, o formato da entrega sem a urgência das redes sociais e o desejo por proximidade e pertencimento à uma comunidade fizeram com que a ferramenta pudesse perseverar mesmo em meio a tantas inovações. Até 2024, o mercado de newsletters deve chegar ao valor de R$22 bilhões, de acordo com especialistas. Neste painel, especialistas do setor e jornalistas debatem sobre desafios e oportunidades, as principais estratégias para se diferenciar no mercado, os caminhos para que os veículos entreguem mais do que um "clipping" de notícias, as possibilidades para jornalistas especializados, além de métricas de análise de desempenho e monetização.


      •  Eduardo Micheletto, Diretor na Micheletto Comunicação
      • Luciana Pianaro, Publisher e CEO da Vida Simples
      • Márcia Miranda, CEO da Simbiose Conteúdo e Consultora em Comunicação da Aner

      • 18h30 - 19h10 | PAINEL 7 (FJE) | Mais responsabilidade, menos clickbait Os novos contornos da linguagem jornalística na cobertura de histórias sensíveis

        Após 15 anos fora do ar, a volta do programa Linha Direta, da rede Globo, trouxe consigo grandes debates a respeito da ética e da responsabilidade jornalística. Afinal, a intervenção da imprensa foi crucial para o desfecho trágico do sequestro da jovem Eloá - tema do primeiro episódio da retomada do programa. Afinal, o tom sensacionalista fazia parte do tempero da grade principal das emissoras e uma das marcas do jornalismo policial. Mas, de lá pra cá, podemos perceber uma “humanização” das coberturas. Uma maior preocupação com o uso de termos corretos, de aviso de gatilhos nas matérias e inclusive da conscientização de que a abordagem de determinadas notícias podem inclusive incentivar crimes e atitudes violentas. Neste painel, jornalistas e especialistas do mercado irão debater o impasse nas redações diante da constante pressão pela audiência e a consciência moral sobre o que (e como) determinadas histórias devem ser noticiadas.


      •  Carlos Ratton, Repórter Especial do Diário do Litoral
      • Maria Luiza Borges, Diretora de Estratégias Digitais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação
      • Moacy Carlos Almeida Neves, Secretário da Federação Nacional dos Jornalistas



      • 19h13 - 19h53 | PAINEL 8 (FJRC) | Quer pagar pra ler?

        O amadurecimento da economia de assinaturas

        Já se tornou comum abrir um link para ler um conteúdo e descobrir o famoso “paywall”, um sistema que “bloqueia” o acesso e convida o leitor a se tornar assinante do veículo, com a promessa de conteúdo exclusivo, ou ainda pagar um valor irrisório para ter acesso aquela notícias que clicou mas que está fechada para assinantes. Neste painel, vamos analisar o desenvolvimento do sistema entre veículos brasileiros e discutir sobre seus pontos principais: a mudança de perspectiva sobre o acesso gratuito; as melhorias que as redações podem obter com o crescimento de assinantes para compensar a queda na receita publicitária, os modelos de sucesso internacionais, as estratégias para agregar valor ao conteúdo oferecido e aumentar a fidelização, outros modelos de geração de receita e as tendências futuras para a área comercial dos veículos.


      •  Alan Streck, Gerente Executivo de Negócios Digitais do Grupo RBS
      • Demetrios dos Santos - Coordenador da Comissão de Recorrências da ANER
      • Jean Mannrich, Gerente Executivo, Operações e Digital do Grupo NSC Comunicações




      • OFERECIMENTO:


          

        Política do evento

        Cancelamento de pedidos pagos

        Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

        Saiba mais sobre o cancelamento

        Edição de participantes

        Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

        Saiba como editar participantes
        Termos e políticas

        Como acessar o evento

        Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

        Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

        Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

        Saiba mais sobre o acesso a eventos online

        Sobre o produtor

        organizer

        CECOM - Centro de Estudos da Comunicação

        Carregando recomendações...

        Métodos de pagamento

        Parcele sua compra em até 12x

        Compre com total segurança

        Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

        Google Safe BrowsingPCI compliant

        Precisando de ajuda?

        Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.