25 mar - 2023 • 09:00 > 25 mar - 2023 • 20:00
5º Prêmio Microinfluenciadores Digitais
A 5ª edição do Prêmio Microinfluenciadores Digitais será, como nas edições anteriores, realizada em um sábado e terá um dia inteiro de duração. Serão entre 9 e 10 horas para vibrarmos com esses empreendedores e com os mais relevantes de 26 categorias. Todos poderão acompanhar diversas análises sobre o ecossistema do marketing de influência e sobre os desafios dos criadores e da relação que as marcas e agências têm com os microinfluenciadores digitais. Imperdível!
A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar o empreendedorismo e a habilidade das pessoas que perceberam nas novas tecnologias uma oportunidade não só para se comunicar de forma inovadora, mas de fazer bons negócios.
12º Fórum sobre Marketing de Influência - Quais são suas (segundas) intenções?
Pode parecer papo de casamento - e é. A união entre criadores de conteúdo e seguidores evoluiu em uma relação pra lá de séria, daquelas com CNPJ incluso. Assim, como muita gente fala do fim das relações monogâmicas, o mesmo tem acontecido com as redes sociais: não dá mais para dormir na crença que o like conquistado no feed de hoje é o seguidor convertido de amanhã. Estamos passando por um momento de virada de chave: com tanto conteúdo (e plataformas à disposição) os usuários têm cada vez mais rolado o dedo em busca de algo alinhado aos seus propósitos. Triste notícia para os biscoiteiros de plantão: só ego post não resolve mais o engajamento, é preciso ter um conteúdo que resolva, que agregue, que gere conexão – e, principalmente – que tenha uma intenção.
De fato, as redes sociais sempre estiveram cheias de segundas intenções. Mas, agora o cenário não é mais para amadores. Todo mundo quer lucrar, quer se tornar uma marca, ter visibilidade e ser a próxima Boca Rosa. E a audiência sabe disso. Não à toa a cobrança por posicionamento e transparência tem sido acirrada. E essa movimentação não impacta só os grandes perfis, mas toda a creator economy. Afinal, será que os influenciadores ainda precisam de agência para conquistar seu lugar ao sol? Ou ainda: será que as marcas ainda precisam de agências criativas em um mundo com o talento descomplicado dos influenciadores?
Dados da Adtech Inflr já apontam que 75% dos jovens brasileiros desejam se tornar creators. E pai nenhum pode reclamar: criador de conteúdo virou oficialmente uma profissão reconhecida pelo Ministério do Trabalho em 2022. A realidade bateu. Não é hora de cair na real apenas no momento de subir o vídeo, mas passou da hora de agências, marcas e até os grandes veículos entenderem que é preciso reformular seu modo de trabalhar.
E para ajudar no toró de ideias do que fazer (e de quais caminhos seguir), a Plataforma Negócios Comunicação promove mais uma edição do “Fórum sobre Marketing de Influência - Quais são suas (segundas) intenções?”. Com foco nos micro creators, iremos debater as nuances do conteúdo com intenção, como ativar o modo empreendedor, as oportunidades dentro da cadeia de influência, a nova fase da relação entre marcas e criadores e, principalmente, como encontrar propósito na hora de se reinventar.
Para assistir, clique aqui.
PROGRAMAÇÃO:
9h11 - 9h41 | PAINEL 1 | Caindo na real
A era das pessoas verdadeiras que geram conexão (e negócios)
O sucesso do app Be Real escancara o desejo por mais realidade e, principalmente, por mais identificação dos usuários com os perfis que seguem nas redes sociais. O senso de comunidade está cada vez mais aflorado e as plataformas têm ganhado outras funcionalidades sociais muito além do simples “matar o tempo”. As pessoas agora buscam por apoio e inspiração, muito mais do que por referências inalcançáveis de estilo de vida, de frequência de consumo e de padrão de corpo e beleza. A cultura da vaidade, da ostentação e da perfeição tem sido cada vez mais debatida (e combatida). Neste painel, especialistas do mercado e criadores de conteúdo debatem o valor da transparência e da identificação, o fim da comunicação autocentrada, o entendimento das marcas na construção de discursos sinceros e não tão publicitários e, principalmente, como mostrar a realidade nas redes sem extrapolar os limites da exposição?
9h43 - 9h53 | PREMIAÇÃO 1 | AGRO
9h55 - 10h02 | PREMIAÇÃO 2 | ARQUITETURA E DECORAÇÃO
10h07 - 10h17 | PREMIAÇÃO 3 | AUTOMOBILISMO
10h19 - 10h49 | PAINEL 2 | Meu CNPJ na prática
Tem registro e glamour, mas cadê o dindin?
Sem dúvida, a discussão mais antiga do marketing de influência: como viver exclusivamente da criação de conteúdo? A relação com as marcas está cada vez mais profissional, mas essa deixou de ser há algum tempo a única possibilidade de renda dentro da Creator Economy. E se 75% dos jovens querem abraçar essa carreira — de fato oficializada como profissão — é preciso repensar o posicionamento. Afinal, se organizar direitinho, todo mundo sai ganhando. Neste painel, especialistas do mercado e criadores de conteúdo compartilham estratégias e reflexões sobre como trabalhar seu perfil de maneira profissional nas redes, quais estruturas do mercado ainda precisam evoluir para uma remuneração mais justa, o entendimento de que tamanho não é documento na hora de faturar, o amadurecimento no relacionamento com as marcas e a importância de ser (ou não) agenciado.
10h51 - 11h01 | PREMIAÇÃO 4 | BELEZA CABELO
11h03 - 11h13 | PREMIAÇÃO 5 | BELEZA MAKE
11h15 - 11h25 | PREMIAÇÃO 6 | BODY POSITIVE
11h27 - 11h37 | PREMIAÇÃO 7 | EDUCAÇÃO
11h39 - 12h09 | PAINEL 3 | Quais são suas (segundas) intenções?
Como encontrar propósito e produzir um conteúdo de primeira
Triste notícia para os biscoiteiros de plantão: fazer carão é importante, mas não dá mais conta do recado. A pandemia trouxe uma revisão de propósitos da sociedade no geral e isso tem tido impacto direto nas redes sociais: tanto no que se produz e, principalmente, no que se consome. Muitos creators tiveram o feeling de saber se posicionar, agregar e transformar seus conteúdos para acompanhar essa evolução. Não tem sido mais sobre frequência de postagem, mas, sim, sobre qualidade. Com a enxurrada de conteúdo produzido, ninguém mais tem vontade (ou tempo) para ver mais do mesmo. Ainda mais se for um perfil recheado de egopost. A ideia é uma produção mais lenta, intencional e voltada para a comunidade do criador - e não pensando exclusivamente no algoritmo. No final do dia, todos querem crescer e pagar os boletos. A questão é que assim como todo o sistema tem evoluído, a audiência também está mais exigente. Neste painel, especialistas do mercado e criadores debatem as tendências na hora de produzir, a crescente dos formatos longos, a reformulação das métricas e, principalmente, o fim das trends replicadas. Afinal, qual o segredo para construir um conteúdo relevante?
12h11 - 12h21 | PREMIAÇÃO 8 | EDUCAÇÃO FINANCEIRA
12h23 - 12h33 | PREMIAÇÃO 9 | EMPREENDEDORISMO
12h35 - 12h45 | PREMIAÇÃO 10 | ENTRETENIMENTO
12h47 - 12h57 | PREMIAÇÃO 11 | ESPORTE
14h06 - 14h36 | PAINEL 4 | O mainstream tá diferente
Como criadores de conteúdo estão batendo de frente com a grande mídia
Assistir a uma partida do Brasil na Copa do Mundo diretamente de uma live no Youtube? Provavelmente essa opção seria considerada insana pela maioria das pessoas quatro anos atrás. No entanto, na última Copa, os milhões de espectadores do canal do Casimiro comprovam que o monopólio da TV aberta chegou ao fim. Criadores de conteúdo subverteram a lógica na cobertura — e nas análises — dos principais eventos do país e do mundo. Neste painel, especialistas do mercado e criadores de conteúdo compartilham suas reflexões e aprendizados com o novo formato de consumo de informações, o live blogging como uma estratégia de marca, o papel do creator no combate a fake news e o valor de acompanhar (ou não) os grandes debates do momento.
14h38 - 14h48 | PREMIAÇÃO 12 | FAMÍLIA
14h50 - 15h00 | PREMIAÇÃO 13 | FITNESS
15h02 - 15h12 | PREMIAÇÃO 14 | GAMES
15h14 - 15h24 | PREMIAÇÃO 15 | GASTRONOMIA
15h26 - 15h56 | PAINEL 5 | Quero ser Boca Rosa
Como virar a chave business na hora de criar
Com a previsão de faturar R$160 milhões em 2023, a Boca Rosa Beauty de Bianca Andrade é um dos principais cases quando se fala em construção de marca dentro do universo de criadores de conteúdo. Se a postura business de BR era exceção, a regra agora é pensar o conteúdo sempre como uma entrega comercial: os clientes são seus seguidores e não mais as marcas. A ideia é focar em construir uma comunidade e gerar negócios ali dentro e não apenas vivendo de publi. Neste painel, especialistas do mercado de influência debaterão sobre a necessidade de mudança de mindset por parte dos criadores de conteúdo, os desafios desse novo posicionamento, o impacto no relacionamento com as marcas e o principal: até que ponto o sucesso e o retorno financeiro está ao alcance de todos?
15h58 - 16h08 | PREMIAÇÃO 16 | LGBTQIAPN+
16h10 - 16h20 | PREMIAÇÃO 17 | LITERATURA
16h22 - 16h32 | PREMIAÇÃO 18 | MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
16h34 - 16h44 | PREMIAÇÃO 19 | MODA
16h46 - 17h16 | PAINEL 6 | Tiktoker quem?
O fim do hitar (e lucrar) sem ser lembrado
Com certeza você já deu uma passadinha no TikTok hoje: rolou, rolou e muita coisa te agradou. Mas te marcou de verdade? Dificilmente você lembra o nome dos perfis que bombam trend após trend. Mas, tudo bem, não é uma questão de amnésia ou até mesmo de excesso de conteúdo. É assim que o algoritmo funciona por lá - por enquanto. Afinal, quando falamos de conexão e intencionalidade, estamos buscando por humanização, ao contrário do que rola na rede social vizinha. Neste painel, especialistas do mercado e criadores de conteúdo debatem os caminhos e tendências do TikTok: quais as melhores estratégias para encontrar conexão, a relevância para as marcas estarem cada vez mais presentes nessa rede e a importância de esquecer um pouco do algoritmo na hora de criar conteúdo.
17h18 - 17h28 | PREMIAÇÃO 20 | MOVIMENTO NEGRO
17h30 - 17h40 | PREMIAÇÃO 21 | PcD
17h42 - 17h52 | PREMIAÇÃO 22 | PETS
17h54 - 18h08 | PREMIAÇÃO 23 | SAÚDE
18h06 - 18h36 | PAINEL 7 | Social Search: o conteúdo que resolve
Como fazer a diferença e cativar sua comunidade
Você tem um problema? Com certeza tem um conteúdo que resolve. Seja como pendurar um quadro na parede, ideias para lancheira das crianças ou quem sabe dicas de como atualizar o celular. O que antes era uma tarefa para o Google te apresentar um textão, agora um vídeo de alguns minutos (ou quem sabe segundos) apresenta a solução. A Social Search não está apenas crescendo, mas permitindo o surgimento de um novo nicho para creators: o do conteúdo com funcionalidade. Se a ideia é ter propósito, nada mais prático do que fazer a diferença no dia a dia de quem te segue. Neste painel, especialistas do mercado debatem a crescente da tendência, a perenidade e o diferencial estratégico para marcas e criadores que apostam na prática, e o impacto desse tipo de formato no engajamento e nas vendas das marcas.
18h38 - 18h48 | PREMIAÇÃO 24 | STARTUPS
18h50 - 19h00 | PREMIAÇÃO 25 | TECNOLOGIA
19h02 - 19h12 | PREMIAÇÃO 25 | VIAGEM E TURISMO
19h14 - 19h44 | PAINEL 8 | Criando conteúdo e a própria realidade
O marketing de influência como ferramenta de transição social
Um celular na mão é capaz de muita coisa. O formato democrático das redes sociais tem dado voz e visibilidade não apenas para pessoas dos mais variados lugares do mundo, mas, principalmente, de diversas camadas socioeconômicas. O que tem contribuído para a disseminação do debate de temas necessários como a inclusão, o racismo, o combate a preconceitos e desigualdades. E não é apenas para a militância que tem surtido efeito positivo, mas também na vida dos influenciadores periféricos que encontram na produção de conteúdo uma forma de ascender financeiramente e construir uma nova história para suas famílias. Neste painel, especialistas do mercado e criadores de conteúdo compartilham histórias inspiradoras e debatem o impacto social das plataformas, a importância da valorização de conteúdos que apostam na diversidade e o desafio de chamar a atenção das marcas para as criações que fogem do padrão — e que vem ditando as tendências de uma nova era.
OFERECIMENTO:
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