24 out - 2022 • 09:00 > 25 out - 2022 • 19:00
Parecia uma dancinha inofensiva, mas te dominou. E dominou o mercado de influência por completo. No último ano, o TikTok cresceu de forma exponencial ameaçando de frente a hegemonia das plataformas de Mark Zuckerberg. Da coreografia da nova trend até fazendo as vezes do Google, a plataforma de vídeos tem ditado tendências de comportamento, pautado discussões, impactado a estratégia de marcas (e de candidatos políticos) e afetado até a forma da composição de músicas.
Nesta 11ª edição do Fórum sobre Marketing de Influência - O mundo em 30 segundos, especialistas e criadores de conteúdo debatem a reviravolta que tomou as plataformas digitais e tem feito muitos creators (e usuários) contestarem sua presença nas redes. A crise no relacionamento com o Instagram é um dos principais fatores: ameaçado pelo crescimento da rede vizinha passou a fazer inúmeras atualizações que só geraram insatisfação. Vamos entender o que todos os agentes da creator economy querem nessa nova fase das plataformas e das redes sociais. Afinal, como manter a relevância e engajamento frente a algoritmos incertos, público cada vez mais exigente, o frenético volume de conteúdo da concorrência e a dificuldade de definir uma estratégia frente a tantas opções de formato?
A 7ª edição do Prêmio Influenciadores Digitais reunirá todo o ecossistema do marketing de influência para debater estratégias, desafios e oportunidades com influenciadores digitais. O evento reunirá creators, marcas e agências para debater estratégias, reputação, relacionamento e cocriação entre influenciadores, marcas e agências.
O Prêmio Influenciadores Digitais é o primeiro a reconhecer os mais relevantes criadores de conteúdo em 25 setores da economia. A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar o empreendedorismo e a habilidade das pessoas que perceberam nas novas tecnologias uma oportunidade não só para se comunicar de forma inovadora, mas para fazerem bons negócios.
A programação do evento envolve a “entrega dos troféus”, a revelação do destaque de cada categoria e os painéis dedicados ao mundo da influência digital e sua relação com a sociedade. Imperdível!!
Assim como o Prêmio Influenciadores Digitais, o Fórum sobre Marketing de Influência é pioneiro e está em sua décima primeira edição, antecipando as principais discussões do setor. É um evento totalmente gratuito e sempre foi assim. E, novamente em formato online, poderemos compartilhar o conteúdo de nossa incrível programação com o Brasil inteiro.
Nosso propósito é justamente esse: trabalhar sempre pela evolução do mercado do marketing de influência.
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PROGRAMAÇÃO - DIA 24 DE OUTUBRO
9h12 - 9h52 | PAINEL 01 | Nos embalos do TikTok
O que precisamos aprender sobre a influência da plataforma no comportamento das pessoas e do mercado
A “rede social ao lado” nunca fez tanto sucesso. E se com grandes poderes, vem grandes responsabilidades, no caso do TikTok estamos falando do impacto direto em toda uma nova geração de usuários da web. Mas não será preciso aguardar anos para entender o que tudo isso significa: as mudanças já estão acontecendo - ao vivo, como sempre. A transformação no padrão de comportamento está ameaçando até mesmo a confortável posição do Google, que vem deixando de ser o buscador de preferência da nova geração. Neste painel, especialistas e creators debatem os principais pontos de atenção que devemos ter sobre o TikTok: a influência da plataforma nas redes sociais, no formato do conteúdo e na forma de entrega e, principalmente, como ele tem reverberado seu alcance inclusive fora das telas.
9h55 - 10h10 | PREMIAÇÃO 1 | ARQUITETURA E DECORAÇÃO
10h13 - 10h28 | PREMIAÇÃO 2 | ATIVISMO
10h31 - 10h46 | PREMIAÇÃO 3 | CABELO
10h49 - 11h29 | PAINEL 02 | A coreografia do engajamento
Como entregar conteúdo de qualidade sem se perder em trends vazias
Desenrola, bate, joga de ladinho… Mas o conteúdo também? Esse não dá para ficar de lado por muito tempo. No passo das trends que engajam milhões no TikTok (e fora dele) é difícil não querer aproveitar o embalo para melhorar o seu próprio engajamento. Mas a linha está cada vez mais tênue entre participar da brincadeira e o conteúdo de todo mundo ser cada vez mais idêntico. Neste painel, especialistas e creators debatem os desafios de lidar com a superficialidade e - principalmente - a velocidade das tendências que as redes sociais têm imposto: afinal, como construir um conteúdo leve e interessante que fuja dos challenges e músicas do momento.
11h32 - 11h47 | PREMIAÇÃO 4 | COMPORTAMENTO E ESTILO DE VIDA
11h50 - 12h05| PREMIAÇÃO 5 | CONHECIMENTO E CURIOSIDADES
12h08 - 12h23| PREMIAÇÃO 6 | CULTURA E ENTRETENIMENTO
12h26 - 13h06 | PAINEL 03 | Conteúdo que transcende
Creators trans e o desafio de chamar a atenção das marcas
Além de compartilhar suas vivências e as lutas pelos direitos da comunidade LGBTQIA+, os criadores de conteúdo transsexuais tem estourado a bolha e conquistado seguidores, ampliando o alcance de sua voz ao discutirem os mais variados temas. Com carisma, conteúdo e debates agregadores, o momento agora é de conquistar de vez a atenção das marcas para além do calendário corporativo. Neste painel, criadores de conteúdo compartilham cases de sucesso e debatem os desafios de mostrarem que os creators trans vão além da militância, as oportunidades no relacionamento com as marcas e as estratégias da produção de conteúdo para superar o preconceito.
13h09 - 15h00 | INTERVALO ALMOÇO
15h00 | ABERTURA DA TARDE
15h10 - 15h50 | PAINEL 04 | Quem sou eu para inventar moda?
Como vivenciar a criatividade, reencontrar seu espaço e estratégia na hora de criar em meio a tanta concorrência e informação
Com a sobrecarga de informação e conteúdo gerado - em um nível tóxico - pela internet, tem sido cada vez mais desafiador se sentir inspirado. A sensação de roda de hamster é familiar à uma boa parte dos criadores de conteúdo, principalmente os da "velha guarda”, que se veem assolados pelo número cada vez maior de trends e habilidades de edição necessárias para postar um conteúdo que chame atenção. Neste painel, criadores de conteúdo e especialistas compartilham seus cases inspiradores e debatem os caminhos de como dar um passo atrás para se reposicionar nos debates das redes, repensar suas estratégias e fugir das dúvidas se está sendo criativo ou apenas fazendo mais do mesmo?
15h53 - 16h08| PREMIAÇÃO 7 | ECONOMIA E POLÍTICA
16h11 - 16h26| PREMIAÇÃO 8 | EDUCAÇÃO
16h29 - 16h44| PREMIAÇÃO 9 | EMPODERAMENTO E BODY POSITIVE
17h30 - 17h45| PREMIAÇÃO 10 | EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS
17h48 - 18h03| PREMIAÇÃO 11 | ESPORTE
18h06 - 18h46 | PAINEL 06 | Batalha de algoritmos
Com tantas novidades e atualizações, afinal quem entrega melhor?
Priorização do entretenimento, preferência por vídeos, recomendações de conteúdos… A caminhada desenfreada rumo “tiktokrização” das redes leva a crer que temos uma plataforma melhor do que a outra. Ou não? Na competição desenfreada entre os gigantes e suas atualizações - e que lutem os criadores de conteúdo para acompanhar - fica nítido que não é possível agradar a todos. Sendo assim, quais são os melhores lugares para cada tipo de conteúdo? Neste painel, creators e especialistas compartilham suas experiências e insights sobre suas produções: os melhores resultados, enfoques e entregas. Afinal, ainda faz sentido se descabelar e entender seus marcos apenas com base nos números de impressões e likes de uma postagem?
18h49 - 19h04 | PREMIAÇÃO 12 | FAMÍLIA
19h07 - 19h22 | PREMIAÇÃO 13 | FITNESS
19h25 - 20h05 | PAINEL 07 | Inovação 360: o poder das comunidades
O impacto de produtos nascendo dentro delas e não mais apenas nas empresas
A proximidade e a troca gerada entre os influenciadores e suas comunidades tornou o seu bem mais valioso. Ali é possível entender como eles pensam, se comportam, o que gostam e principalmente o que não gostam - ainda mais quando um produto ou serviço está em jogo. Se há um tempo a lógica era lançar um produto e depois entender o que o mercado achou dele, o relacionamento desenvolvido na troca entre creators e seguidores inverteu esse processo. Faz muito mais sentido entender seu público e já desenvolver um produto, marca ou solução de acordo com essa necessidade. Neste painel, especialistas compartilham cases de sucesso, suas próprias experiências e insights com a inovação, desenvolvimento de produtos e a arte de empreender a partir das redes sociais.
PROGRAMAÇÃO - DIA 25 DE OUTUBRO
9h12 - 9h52 | PAINEL 01 | O poder das favelas
Como creators da periferia tem conquistado seu lugar nas trends
Na contramão do luxo e ostentação, criadores de conteúdo da periferia têm cativado seguidores por sua autenticidade, criatividade e mostrando a importância de empoderar suas comunidades. Afinal, humor, moda e comportamento também é uma forma de resistência e a democratização do acesso a internet e as redes sociais tem permitido que esses influenciadores conquistem cada vez mais espaço, provando para marcas e agências seu potencial para movimentar e engajar multidões. Neste painel, creators e especialistas debatem os desafios de criar conteúdo “fora do padrão”, a importância da valorização da cultura da periferia, o combate ao preconceito nas redes e o relacionamento com o mercado publicitário.
09h55 - 10h10 | PREMIAÇÃO 1 | GAMES
10h13 - 10h28 | PREMIAÇÃO 2 | GASTRONOMIA
10h31 - 10h46 | PREMIAÇÃO 3 | HUMOR
10h49 - 11h29 | PAINEL 02 | Como ganhar dinheiro nas plataformas
Os desafios da monetização: onde vale mais a pena investir seu conteúdo
De fato, a pergunta de milhões: como ser criador de conteúdo para além da parceria com marcas? A relação com as plataformas tem se tornado cada vez mais delicada nos últimos anos: aumento da concorrência, mudanças de métricas, entregas, formatos e até mesmo os hábitos dos usuários no pós-pandemia têm impactado diretamente na maneira como as pessoas se relacionam na internet. E para quem cria, foco e estratégia se tornaram vitais na busca por crescimento e relevância dentro das redes. Neste painel, especialistas e creators compartilham suas análises e percepções do mercado de influência e, principalmente, suas estratégias na hora de investir na criação do seu conteúdo. Qual plataforma ainda dá mais resultado, quais são suas principais apostas para os próximos capítulos da web e o que ainda engaja mais: o conteúdo “espontâneo” do dia a dia ou o roteiro bem trabalhado?
11h32 - 11h47 | PREMIAÇÃO 4 | MAQUIAGEM
11h50 - 12h05 | PREMIAÇÃO 5 | MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
12h08 - 12h23 | PREMIAÇÃO 6 | MODA
13h09 - 15h00 | INTERVALO ALMOÇO
15h00 | ABERTURA DA TARDE
15h53 - 16h08 | PREMIAÇÃO 7 | OPINIÃO E ATUALIDADES
16h11 - 16h26 | PREMIAÇÃO 8 | ORGANIZAÇÃO E DIY
16h29 - 16h44 | PREMIAÇÃO 9 | PETS
16h47 - 17h27 | PAINEL 04 | Voto nada secreto
A importância de se posicionar enquanto marcas buscam isenção e neutralidade
Se tornou praticamente impossível fugir do debate político nos últimos tempos. A ultrapolarização da política brasileira transformou as redes sociais em uma verdadeira panela de pressão. No mar de posts, lives e campanhas políticas oficiais, temos ainda a militância, os apoiadores, os checadores de fatos e as fake news em si. Nunca houve tanto conteúdo circulando – e ao mesmo tempo, tanta pressão por se posicionar. Mas, afinal existe certo ou errado dentro do “meu perfil, minhas regras”? Enquanto as marcas procuram a agulha no palheiro dentro os criadores que ainda conseguiram se manter neutros, outros encontram justamente no posicionamento transparente, identificação e crescimento no engajamento. Neste painel, especialistas debatem os impactos do cenário político atual no mercado de marketing de influência, os cuidados na criação de conteúdo com foco no combate às fake news e distribuição de conteúdo correto, o relacionamento com as marcas e as estratégias para evitar ataques e cancelamentos de opositores.
17h30 - 17h45 | PREMIAÇÃO 10 | SAÚDE
17h48 - 18h03 | PREMIAÇÃO 11 | TECNOLOGIA
18h06 - 18h46 | PAINEL 05 | POV: você é um criador de conteúdo negro
Como driblar o racismo sistêmico das plataformas
O corre é maior que o close. A rotina do creator negro na construção de conteúdo conta com diversos percalços que dificultam seu alcance aos dígitos que criadores brancos possuem. Seja pelo "algoritmo branco", seja pelos conteúdos kibados que viralizam no perfil padrão, ou as cobranças desmedidas e os ataques desproporcionais. Para superar os desafios, o caminho é o diálogo aberto sobre racismo sistêmico e principalmente a ampliação da visibilidade. Neste painel, influenciadores e especialistas debatem quais são suas estratégias para escapar das barreiras impostas pelo algoritmo na distribuição do conteúdo, as táticas na construção de roteiros e materiais e, principalmente, a força para superar os frequentes ataques e debates.
18h49 - 19h04 | PREMIAÇÃO 12 | VIAGEM E TURISMO
19h07 - 19h47 | PAINEL 06 | Corte de milhões
Videocasts e podcasts se popularizam na timeline e ganham espaço garantido entre marcas e creators
Fone na cabeça, microfone na mesa e uma fala de impacto. Pode ser a polêmica do momento, uma história engraçada ou uma lição de vida. A fórmula de sucesso dos vídeos de corte dos podcasts invadiram as timelines e o resto é história - literalmente. O número de novos projetos que surgiram no último ano mostram como finalmente o formato ganhou popularidade entre os criadores de conteúdo - influencers, jornalistas, apresentadores e personalidades diversas. Parece que há um podcast para discutir todos os assuntos do mundo. Mas a pergunta que não quer calar é: o retorno está proporcional ao sucesso? Neste painel, especialistas e creators comentam suas experiências de sucesso com o formato: monetizar o podcast, transformá-lo em um negócio, usá-lo como extensão de marca ou a empreitada ainda vale somente pela visibilidade? Afinal, como é ser um podcaster?
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