10 jun - 2024 • 19:00 > 20 jun - 2024 • 21:00
O Instituto Célia Godoy (@institutoceliagodoy) tem o prazer de anunciar o curso ministrado pela Profa. Dra. Célia Godoy:
A GESTÃO DA SALA DE AULA À LUZ DA NEUROCIÊNCIA
O curso aborda as interfaces entre Pedagogia e Neurociência, proporcionando aos educadores vivências significativas para a excelência na gestão da sala de aula.
Dias: 10 - 11 - 17 - 20/06
Horário: das 19h às 21h
A GESTÃO DA SALA DE AULA À LUZ DA NEUROCIÊNCIA
Importância da Gestão da Sala de Aula sob a Ótica da Neurociência:
Qual é a importância da Gestão da Sala de Aula ser constituída à luz da Neurociência?
De que forma a Neurociência mobiliza a Prática Pedagógica?
Os 4 módulos abordam as interfaces entre a Pedagogia e a Neurociência, oferecendo aos participantes estratégias práticas para aprimorar a gestão da sala de aula com base nos avanços científicos. Explora os aspectos fundamentais do desenvolvimento cognitivo dos alunos e as técnicas para otimizar o processo de ensino e aprendizagem. Visa capacitar os educadores a criar ambientes de aprendizado mais eficazes e inclusivos. Por meio de uma abordagem teórico-prática, fornece ferramentas e recursos para promover o desenvolvimento de aulas criativas e lúdicas.
Módulo1: dia 10/06/24
1. Aliança da Pedagogia e Neurociência:
1.1. Pedagogia: ciência que trata a Educação
- Definição e princípios básicos da Educação.
- O papel da didática e a arte de ensinar.
1.2. Neurociência: ciência que trata do estudo científico do sistema nervoso
- Definição e princípios básicos da neurociência.
- Como o cérebro processa informações durante o aprendizado.
1.3. A aliança da Pedagogia e da Neurociência:
- Bases neurocientíficas do aprendizado e sua aplicação na prática pedagógica.
- Implicações para a educação e para a gestão da sala de aula.
Módulo 2: Dia 11/06/24
2. Interfaces da Pedagogia e Neurociência:
2.1. Interfaces com as Funções Executivas, Cognitivas e Conativas.
2.2. Identidade: individuação e cérebros incomuns.
2.3. Metodologias ativas: estimulação e plasticidade cerebral.
Módulo 3: Dia 17/06/24
3. Tríade do Desenvolvimento da Aula:
3.1. Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
3.2. Eixos do Desenvolvimento da aula à luz da Neurociência:
- Como o estudante demonstra a sua aprendizagem?
- Memória: abordagem das técnicas neurocientíficas para aprimorar a retenção e a recuperação da informação durante o processo de ensino.
- Criatividade: estímulo à criatividade dos alunos e estratégias para promover a inovação e o pensamento original na sala de aula.
Módulo 4: Dia 20/06/24
4. Eixos do Desenvolvimento da aula à luz da Neurociencia:
4.1. Comunicação: exploração das habilidades de comunicação eficaz.
4.2. Resolução de Problemas: técnicas para a resolução de problemas de forma criativa e colaborativa.
4.3. A Gestão da Sala de Aula à luz da Neurociência: um modo de ser e de agir!
Material:
Folhas de sulfite branco e color set
Canetinha, giz de cera, lápis de cor, cola e tesoura
Fita crepe, pedaço de papel contact colorido
1 lenço ou echarpe
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
INSTITUTO CELIA GODOY
A missão do Instituto Célia Godoy é potencializar valores inerentes de cada ser humano.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.