12 jul - 2024 • 09:30 > 12 jul - 2024 • 11:30
O dia 13 de julho marca a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completa 34 anos em 2024. A importância desta data não pode passar despercebida, especialmente diante da recente catástrofe climática no Rio Grande do Sul, causada pelas cheias de maio de 2024. Em alusão a data, nossa live visa reforçar a importância da rede de proteção no contexto geral e específico das cheias no Rio Grande do Sul, além de abordar a saúde mental de crianças, adolescentes, suas famílias e da própria rede de proteção.
Público-alvo: Profissionais e estudantes da rede de proteção de crianças e adolescentes, bem como público em geral.
Mesmo após 34 anos da promulgação do ECA, ainda é necessário discutir sobre a importância da rede de proteção para a viabilização dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O evento busca sensibilizar e envolver os profissionais da rede, especialmente em tempos de calamidade pública, ressaltando a necessidade de um esforço contínuo e coletivo para garantir a proteção das novas gerações, reafirmando os princípios do ECA, que mesmo 34 anos após a promulgação, ainda possui desafios significativos a serem enfrentados.
Programação:
9h30min. Abertura
Fabricio Guazzelli Peruchin, Secretário de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos;
Dr. Luís Antônio de Abreu Johnson, Juiz-Corregedor e Coordenador da Coordenadoria da Infância e Juventude do RS;
Dra. Cristiane Della Méa Corrales, Promotora de Justiça Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul - MP/RS;
Dra. Paula Simões Dutra de Oliveira, Defensora Pública, dirigente do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (NUDECA – DPE/RS);
Simone Romanenco, Presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA/RS);
Vitória Silveira Corrêa, adolescente representante do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA).
9h50min. Mesa 1: A intersetorialidade na construção do Sistema de Garantia de Direitos: os desafios no contexto de Reconstrução do RS
Palestrante: Silvia da Silva Tejadas - Assistente Social do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Doutorado e Mestrado em Serviço Social (PUCRS). Especialista em Educação de Jovens e Adultos (UFRGS). Especialista em Família (Domus). Autora de obras sobre o Ministério Público e a proteção social, juventude e ato infracional, avaliação de políticas públicas, entre outros temas correlatos.
Mediadora: Ana Maria Almeida Duarte - Assistente Social na Secretaria de Desenvolvimento Social - SEDES/RS. Chefe de Divisão da Proteção Social Básica, do Departamento de Assistência Social/DAS. Especialista em Educação Social. Especialista em Gestão de Políticas Públicas na Perspectiva de Gênero e Igualdade Racial. Graduanda em Terapia de Família e de Casal.
10h35min. Mesa 2: O Cuidado em Saúde Mental Infantojuvenil
Palestrante: Fernanda Barreto Mielke - Enfermeira. Doutora em Enfermagem (UFRGS). Servidora da SES/RS. Chefe de Divisão das Políticas Transversais, do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde.
Mediadora: Rosângela Machado Moreira: Psicóloga. Mestra em Psicologia Social pela PUC-RS. Atua na Política Estadual da Saúde de Adolescentes da Secretaria Estadual da Saúde do RS e coordena o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescente do RS (CEEVSCA/RS).
11h20min - Debate
11h30min - Enceramento
Haverá certificação de 2 horas.
Realização:
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos - SJCDH/RS;
Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul - MP/RS;
Conselho Estadual dos Direitos da Crianças e Adolescente - CEDICA/RS.
Apoio:
Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes - CEEVSCA/RS.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
DPCAJ/SJCDH
Departamento de Políticas para a Criança, Adolescente e Juventude do Estado do Rio Grande do Sul (Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos - SJCDH)
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.