16 ago - 2025 • 10:30 > 16 ago - 2025 • 12:30
Grátis
Inscrições até 16/08/2025
EDITAL RIO CAPITAL MUNDIAL DO LIVRO - EDIÇÃO CULTURA VIVA
O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, tem buscado ao longo desses 20 anos, desenvolver atividades educativas que possibilitem ampliar o acesso à Educação Patrimonial, à história africana e afro-brasileira no Rio de Janeiro, que tem importância nacional e internacional na perspectiva da Lei 11.645. Sendo assim, valorizando a socialização dos conhecimentos nas áreas da Educação e Cultura, de forma on-line e gratuita ao público com atividades que possibilitam a inclusão e a mobilização social, sob a perspectiva da escravidão africana no Brasil.
Desenvolvimento
de atividades educativas de forma regular, continuada e gratuitas voltadas para
a formação cultural, tais como oficinas, cursos, workshops, palestras,
seminários, entre outros, com a elaboração de conteúdos educativos relacionados
à cultura, história, artes, entre outros temas relevantes para a comunidade,
que valorizem e fortaleçam a diversidade e as identidades culturais locais,
incentivando o protagonismo das comunidades, e/ou promovam processos de
integração entre as instituições públicas de educação formal (como escolas,
Institutos Federais, universidades) e os saberes orgânicos, comunitários,
populares e/ou tradicionais (como de mestres e mestras).
Tema da ação de formação / capacitação: Literatura, culturas afro brasileiras, memória
Ementa: Os temas das oficinas são propostos
por mestres da cultura popular, pesquisadores e artistas que se dedicam a
praticar e compreender sobre as relações entre literatura, oralidades, culturas
afro-brasileiras e memória.
Público
beneficiário: Jovens e adultos estudantes, artistas, pesquisadores de
todo o Brasil e moradores da região portuária.
Quantidades: Serão 10 oficinas ao longo de cinco meses. Cada encontro terá 2h de duração.
PROGRAMAÇÃO DA ATIVIDADE:
Tema: Autorretratos do homem negro na poesia negro-brasileira
Data: 16 de agosto de 2025 (sábado)
Hora: 10:30h as 12:30h
Oficineira: Prof. Pedro Machado
Inclusão Social: Intérprete de libras
Certificado: Preencher o nome completo para a emissão do certificado.
A oficina
pretende:
A partir da leitura e interpretação de poemas de Cruz e Sousa, Solano Trindade e Cuti, esboçaremos um panorama literário do retrato do homem negro brasileiro feito por ele mesmo. Objetivaremos compreender como a representação literária de seus conflitos, contradições, lutas e desejos reflete sua condição humana para além de estereótipos e padrões ocidentais de masculinidade a que, muitas vezes, é reduzido.
Bibliografia:
CUTI, Luiz Silva. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro Edições, 2010.
CUTI, Luiz Silva. Negroesia. Antologia Poética. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
SOUZA, João da Cruz e. Últimos Sonetos. Rio de Janeiro: Editora da UFSC / Fundação Casa de Rui. Barbosa / FCC, 1984.
TRINDADE, Solano. Poemas antológicos de Solano Trindade. Seleção, organização e prefácio de Zenir Campos Reis. São Paulo: Nova Alexandria, 2006.
MINIBIO:
Pedro Machado é escritor e professor. Mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela UFRJ. Entre outras obras, é autor de Introdução às Literaturas Africanas – A Literatura nos países africanos de Língua Portuguesa (2021), pela Editora Alpheratz. Integrou, de 2021 a 2023, a publicação Cadernos Negros de números 43, 44 e 45, com contos e poemas afro-brasileiros. É o organizador de Encruzilhadas Suburbanas (2023), coletânea de contos do mutirão cultural Rolé Literário, publicada pela Editora Oficina Raquel. Sua última obra lançada é o livro de contos A Primeira Pedra (2024), publicado pela Editora Malê.
As oficinas são ministradas de forma (on-line/ao vivo),
Transmissão será pelo canal do YouTube;
Para ter acesso a aula, se inscrever no sympla;
Após a inscrição, irá receber por email do seu link de acesso para a aula;
Se inscreva no nosso canal do YouTube, clique aqui -> Youtube
Horário para entrar na sala (YouTube) as 10:30 horas com tolerância máxima de atraso de 15 minutos;
Inclusão social, através com intérprete de libras, garantindo a compreensão linguística e mediação cultural;
Duração de 2 horas cada oficina;
Não serão disponibilizadas as gravações;
No final de cada oficina, será disponibilizado o certificado através do sympla;
Preencha seus dados corretamente para ter acesso ao certificado.
Esperamos que essa experiência online promova um rico campo de conhecimento com o conforto e
dialogando com a diversidade cultural e patrimonial sem fronteiras.
Rua Pedro Ernesto, nº 32/34, Gamboa - Rio de Janeiro - RJ
Contato: WhatsApp 21 96465-9983
E-mail: oficinas@pretosnovos.com.br
Link: https://linkr.bio/pretosnovosreal
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
INSTITUTO DE PESQUISSA E MEMÓRIA PRETOS NOVOS - IPN
O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), foi criado em 13 de maio de 2005, com a missão de pesquisar, estudar, investigar e preservar o patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro, cuja conservação e proteção seja de interesse público, com ênfase ao sítio histórico e arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos, sobretudo com a finalidade de valorizar a memória e identidade cultural brasileira em Diáspora.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.