Descrição
É fundamental realizar a avaliação e o cálculo da energia incidente em qualquer sistema elétrico. Essa análise deve ser feita, preferencialmente, ainda na fase de projeto, pois afetará a especificação dos equipamentos elétricos de manobra e proteção, além das vestimentas de proteção individual e coletiva a fim de proteger o usuário e o operador contra os riscos do arco elétrico. Todo esse processo deve ser feito observando as normas regulamentadoras vigentes, as normas nacionais da ABNT e ainda as diretrizes internacionais.
Objetivo
Permitir a atualização técnica para profissionais frente às novas mudanças introduzidas com a revisão das principais normas que rege o mercado de instalação, manutenção, operação e demais serviços envolvendo eletricidade. Principalmente fazendo a correlação entre o atendimento da revisão das normas NFPA 70E-2021, OSHA 1910-269 e ANSI C2-2017 com as normas técnicas brasileiras em vigor.
Público-alvo
Todos os profissionais; técnicos, engenheiros, tecnólogos; que trabalhem diretamente com serviços de instalação, manutenção ou operação de sistemas elétricos industriais e de potência (SEP) nas fases de distribuição e geração de energia.
Método de aula
As aulas serão ministradas de forma online e ao vivo pela plataforma Zoom, o que permite maior interação entre os participantes e o professor.
Aplicação de exercício prático sobre dimensionamento específico para cada tipo de instalação com valores práticos.
Material didático e de apoio:
- Apostila das aulas em formato eletrônico;
- Links para os materiais adicionais mencionados nas aulas;
- Planilha para avaliação de energia incidente;
- Artigos técnicos para leitura complementar.
Aulas online ao vivo:
Datas: 04, 06, 11, 13, 18 e 20 de setembro de 2023 (segundas e quartas)
Horário: 18h30 às 21h30
Carga horária total: 18 horas
EMENTA
Módulo 1 – Introdução ao arco elétrico e panorama sobre as normas de segurança NFPA©70E 2021, OSHA© 1910-269 e NESC© C2 - 2017
Avaliação geral das normas e de como elas podem ser usadas como referências técnicas para aplicação das medidas de controle pedidas pela NR-10. Esclarecimentos e referência sobre gestão e avaliação do risco de arco elétrico e choque elétrico. Teorema de máxima energia incidente e impacto nos modelos de cálculo. Propriedades do arco elétrico.
Módulo 2 - Modelo Matemático para Cálculo do Arco Elétrico
Avaliação da norma IEEE© 1584 – 2018 e NFPA© 70E – 2021 para cálculo de energia incidente. Aplicações dos modelos de arco vertical monofásico para ambientes abertos.
Cálculos através de programas tipo ArcPro©, HeatFlux© e metodologia EPRI©.
Determinação das condições de contorno para cálculo de energia incidente em sistemas de distribuição, subtransmissão, transmissão, geração e industriais.
Módulo 3 - Avaliação do Risco de Arco Elétrico Baixa Tensão
Metodologia de cálculo de energia incidente na baixa tensão. Diretrizes para estudo do “Arc Flash Risk”. Avaliação do LAS (limite de aproximação segura) ou DB (“distance boundary”).
Cálculo utilizando os modelos de Ralp Lee©, Doughty and Neal©, IEEE© 1584-2018 e ArcPro©.
Módulo 4 - Avaliação do Risco de Arco Elétrico Média Tensão
Uso da metodologia IEEE© 1584 – 2018 para cálculo da energia incidente em equipamentos elétricos de média tensão até 15 kV. Uso do mesmo método para cálculo em ambiente aberto e subestações de média tensão no mesmo limite de tensão.
Determinação do MAD (minimum approach distance) para cálculos acima de 15 kV.
Avaliação do cálculo de energia incidente na média tensão na faixa de 23 kV até 34,5 kV.
Determinação dos níveis de energia incidente através dos modelos do Heat Flux e ArcPro©.
Módulo 5 - Sistema de Sub - transmissão - Cálculo do Arco Elétrico Alta Tensão
Avaliação do cálculo de energia incidente na sub – transmissão e transmissão de 69 kV até 500 kV.
Determinação dos níveis de energia incidente pelo enfoque da: OSHA© 1910-269, NESC© C2 – 2017, ArcPro©, metodologia do EPR©I e por Equações Gerais de Arco Elétrico.
Módulo 6 - Programa de Vestimenta Elétrica
Avaliação dos programas de vestimentas elétricas disponíveis na OSHA© 1910-269 e na NFPA© 70E, desde o sistema simplificado pelo uso de tabelas até o sistema completo pelo cálculo de energia incidente representativa da instalação.
Método do modelo estatístico por intervalo de confiança para se determinar o valor de ATPV característico necessário para as vestimentas apropriadas de acordo com a NFPA© 70E - 2021. Estudo de caso e validação do intervalo de confiança para atendimento ao gerenciamento de riscos elétricos.