07 ago - 2023 • 19:00 > 28 ago - 2023 • 21:00
07 ago - 2023 • 19:00 > 28 ago - 2023 • 21:00
bell hooks no Brasil: ‘Olhares negros - raça e representação’ (quatro encontros que ficarão gravados*)
Para bell hooks, a representação pode ser um instrumento de dominação: historicamente, a construção de imagens sobre a população negra reforça a posição de subalternidade nas relações sociais, de modo que a introjeção do racismo foi se tornando uma regra difícil de driblar, o que interfere no modo como nos experienciamos.
Nos últimos anos, notamos um significativo aumento de pessoas negras que se dedicam a construir representações positivas acerca da raça, da experiência das mulheres negras, da cultura nas periferias, mas, ao mesmo tempo, vemos uma série de limites que ainda dizem muito sobre a reprodução do racismo-sexismo-capitalismo por nós mesmas/os.
Em Olhares negros: raça e representação, bell hooks assume uma das suas posturas mais críticas, com o compromisso de nos fazer refletir sobre que representação queremos e o que podemos imaginar a partir delas.
Passando por temas mais-que-atuais, como branquitude, commodificação, objetificação, masculinidades negras, etc., ela nos presenteia com o seu olhar negro para a produção cultural e artística nos Estados Unidos.
Nos quatro encontros que compõem este curso, faremos um paralelo entre as discussões da autora e produções contemporâneas brasileiras: artistas da música, do cinema e da literatura compõem a maior parte do nosso referencial complementar ao livro, e é a partir deles que refletiremos sobre os conceitos apresentados.
Dito isso, te convido para estar junto com a Lab Rachadura no curso bell hooks no Brasil: ‘Olhares negros - raça e representação’ nos dias 7, 14, 21 e 28 de agosto, de 19 às 21:00, online e ao vivo pela plataforma Zoom.
O curso está dividido em:
Aula 01: O que é representação, afinal? Conceitos iniciais
Aula 02: Mulheres negras: sofisticações da objetificação
Aula 03: Masculinidades negras: limites e repercussões
Aula 04: Representações da branquitude na imaginação negra
As aulas serão ministradas por Cris Rosa, mulher negra baiana, pesquisadora, professora, e escritora. Possui mestrado em Geografia (UFBA), onde defendeu a dissertação intitulada "'Beije sua preta em praça pública': da apropriação do corpo à apropriação do espaço", propondo uma abordagem teóricometodológica própria para a interpretação da imbricação das relações sociais no Brasil. É também pós-graduanda em Docência do Ensino Superior, licenciada e bacharel em Geografia, com pesquisa voltada para a Geografia Urbana . Além disso, é fundadora do Laboratório de Estudos sobre a Imbricação Racismo-Sexismo-Capitalismo (Lab Rachadura - @lab.rachadura ).
Para conhecer algumas produções de Cris Rosa, acesse: linktr.ee/crisrosacris
Além das discussões, o que acessamos com o curso?
- Certificado de curso livre;
- Roteiro de estudos sobre o tema;
- Playlist e pasta no GDrive com textos/links referenciados ao longo do curso (aqueles que são disponibilizados gratuitamente);
Público-alvo: qualquer pessoa interessada na temática, independente da situação sociológica - desde que esteja disposta a construir um espaço de discussões respeitosas.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Lab Rachadura
A Lab Rachadura é o Laboratório de Estudos sobre a Imbricação Racismo-Sexismo-Capitalismo, e surge com o intuito de ampliar a divulgação de trabalhos desenvolvidos no âmbito acadêmico através de cursos, grupos de estudos, mentorias, entre outros serviços. Para conhecer mais, acompanhe no Instagram: @lab.rachadura .
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.