Fale com o produtor

Clube do Livro Cassandra Rios: Uma mulher diferente

30 set - 2024 • 19:00 > 30 set - 2024 • 21:00

 
Evento Online via Google Meet

Descrição do evento

SOBRE

Cassandra, mulher lésbica, foi pioneira em trazer a temática LGBTQIA+ para a literatura brasileira, além de ter sido a autora mais perseguida pela censura durante a Ditadura Militar. No entanto, apesar de ter sido best-seller, sua obra segue pouquíssimo conhecida e estudada hoje em dia. Obra que conta das rupturas com os padrões de gênero e sexualidade ao longo do sXX, obra que revela o surgimento de uma comunidade LGBTQIA+ no Brasil, obra de uma autora lésbica que sempre fez questão de explorar os assuntos mais espinhosos em suas produções. Inúmeros são os motivos que justificam a sua leitura hoje.


Em setembro, o Clube do Livro do MDS trará uma das obras mais radicais de Cassandra Rios, “Uma mulher diferente” (1968). Romance policial publicado no momento mais autoritário da Ditadura Militar, ele tem como protagonista uma travesti babadeira, toda empoderada, que se diverte em seduzir homens desavisados. É uma das primeiras vezes, na literatura brasileira, em que o feminino é usado para se referir a travestis, mas essa é só uma das inovações de Cassandra. O encontro contará com a mediação da pesquisadora Manuela Rodrigues Santos.


PESSOA CONVIDADA PARA DEBATER A OBRA


Manuela Rodrigues Santos é Licenciada em Letras Português-Francês e Mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe, Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília.  É professora de Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas do Instituto Federal de Sergipe – Campus São Cristóvão. Desenvolve estudos ligados a Teorias da Narrativa; Poéticas Contemporâneas; Estudos de Gênero e Crítica Literária Feminista; Teoria e Políticas Cuir; Estudos Trans, Transfeminismo; Representações das dissidências sexuais e de gênero na Literatura Brasileira Contemporânea e Literaturas de autoria transvestigênere latino-americanas.


DATA


30/09, das 19h às 21h


LOCAL

Plataforma Online




Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Museu da Diversidade Sexual

Sobre o Museu da Diversidade Sexual O Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIA+ - contemplando a diversidade de siglas que constroem hoje o MDS – e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Trata-se de um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIA+

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora