28 abr - 2025 • 11:30 > 28 abr - 2025 • 11:30
28 abr - 2025 • 11:30 > 28 abr - 2025 • 11:30
ATIVIDADE
Clube do Livro MDS: “Nivaldo e Jerônimo” (1981), de Darcy Penteado. Com mediação de Jaqueline Ferreira
SOBRE
Abril é o mês de aniversário do Golpe de 1964 e, para marcar a data, vamos trazer uma das obras mais inusitadas do período final da Ditadura Civil-Militar, momento em que a Lei da Anistia permitiu a volta ao Brasil dos exilados políticos e os movimentos sociais (inclusive o nascente Movimento Homossexual Brasileiro) conseguiram espaços até então impensáveis. Num exercício livre de imaginação, Darcy Penteado (1925-1987) retrata um tórrido romance gay em plena Guerrilha do Araguaia, com desfecho trágico e reviravoltas rocambolescas. A inspiração para a trama talvez tenha partido de Herbert Daniel, guerrilheiro perseguido pela Ditadura e que, nos anos 1980, se tornaria um dos nossos mais importantes ativistas LGBTQIA+. A mediação do encontro fica por conta da pesquisadora Jaqueline Ferreira, uma das maiores conhecedoras da obra de Darcy, e a atividade se insere nos preparativos para os cem anos do nascimento do artista.
DATA
28 de Abril de 2025 (Segunda-Feira), das 19h às 21h.
LOCAL
Plataforma Virtual (Google Meet).
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Museu da Diversidade Sexual
Sobre o Museu da Diversidade Sexual O Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIA+ - contemplando a diversidade de siglas que constroem hoje o MDS – e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Trata-se de um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIA+
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.