A habilidade de planejar e facilitar workshops pode ser um grande diferencial competitivo.
Queremos te preparar para liderar atividades de cocriação e tomada de decisão e dar o próximo passo na sua carreira.
Traremos discussões e práticas sobre o design participativo, facilitação, métodos e frameworks, assim como táticas para a tomada de decisão.
/// Formato:
4 aulas ao vivo de 2 horas cada.
As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis para as pessoas participantes.
/// Pra quem é este curso:
Pessoas líderes de produto, designers, desenvolvedoras, líderes de equipes de qualquer área que atuem com facilitação e tomada de decisão.
/// Qual a programação das aulas?
AULA 01: Introdução ao design participativo (dia 13 de outubro)
- Design Participativo - Cocriar para acelerar e inovar
- Propósito e possibilidades das atividades
- Duplo diamante aplicados aos momentos de cocriação
- Conectando a descoberta e tomada de decisão: Transformando dados em acionáveis
- Tipos de atividades (remotos, presenciais e híbridos, síncronos e assíncronos)
- Planejamento e ferramentas
AULA 02: Facilitação de equipes (dia 18 de outubro)
- Estilos de facilitação
- Quem deve facilitar?
- Qual o papel da liderança?
- Papéis e Modelos mentais
- Facilitando dialogo e respeitando diferenças (Confronto x conflitos)
- Dicas e táticas
AULA 03: Frameworks e Exercícios (dia 20 de outubro)
- Quebra gelos e aquecimentos
- Diferenças entre métodos (design sprint, Lean inception, lego serious play, etc..)
- Para além dos frameworks
- Canvas como apoio (lean canvas, lean UX canvas, Business model canvas, etc)
AULA 04: Ideação e tomada de decisão (dia 25 de outubro)
- Exercícios e atividades recomendadas
- Trabalhando o poder de decisão e participação
- Priorização de oportunidades
- Entregáveis e acionáveis
/// Quem está facilitando este percurso:
- Daniel Wildt
Profissional de Tecnologia, preocupado com desenvolvimento de produtos e serviços com equipes focadas em aprendizado, melhoria contínua e autonomia. Produz conteúdo em vídeo, áudio e texto sobre consciência de tempo, experiência de usuário, empreendedorismo e metodologias ágeis. Sócio e Mentor na Wildtech, Blogger/Youtuber no danielwildt.com, Sócio e Diretor na uMov.me.
- Marcelo Morais
Cofundador e líder de pesquisas na Uzzer, consultoria de design e inovação com clientes nacionais e internacionais. Possui mais de 25 anos de experiência como designer, muitos dedicados ao portal Terra onde atuou como Editor de Arte e Gerente da área de UX. Neste período realizou projetos em parcerias com grandes players do mercado como Facebook, Microsoft, Google, Razorfish e outros. Como consultor já atendeu a clientes nacionais e internacionais como Google, Intel, Grendene, Sebrae, Banco do Brasil e Nestlé.
- Marcon Zanin
Cofundador e líder de design na Uzzer, atua como designer há mais de 15 anos, colaborando com empresas de diversos segmentos na criação de estratégias e design de produtos e serviços digitais. Teve passagens pelo portal Terra, foi sócio-fundador da Mind Pills, uma startup na área de educação. É Formado em Multimídia Digital pela Unisul e pós graduando em Gestão de Produtos Digitais pela BBI of Chicago.
/// Professores Convidados - pessoas incríveis que convidamos para compartilhar seus conhecimentos durante o curso:
- Stéphane Méheux
Nascido e formado na França, mora há 12 anos no Brasil, é designer estratégico com mais de 15 anos de experiência em uma ampla variedade de desafios de negócios e design.
Possui Master em Gestão de Projetos de Design pelo Institut Supérieur de Design (ISD) na França. Ocupou cargos estratégicos de design em agências criativas, empresas e consultorias na França, Espanha, México, Chile, Peru e Brasil.
Atua hoje como Designer Estratégico e Head de CX no Desty, banco digital do Banese.
- Daniel Aisenberg
Mestrando em Antropologia, pós-graduado em Marketing e formado em Jornalismo.
Foi Service Design Lead na Accenture Portugal e hoje é consultor e facilitador independente.
Ajuda organizações a desenvolver os seus líderes e equipes a inovar e colaborar, inclusive nos modelos de trabalho remoto e híbrido. Santander, Itaú, TV Globo, Petrobras, Oi, EMS, Pepsico, Entain e NOS são algumas das empresas que já atendeu no Brasil, em Portugal e na Inglaterra.
- Cinthia Kulpa
Professora de design na UFRGS e doutora em engenharia de produção, pra falar sobre a relação entre Academia x Mercado na área de design.
Cínthia é responsável por um projeto de pesquisa na URGS que tem como objetivo mapear as áreas de design para prever oportunidades de futuras áreas que podem surgir no mercado.
- Anderson Penha
É sócio e designer da Symnetics.
Professor de Design Experimental na pós-graduação do IED, L’Ècole de Design Nantes Atlantique, e Inovação na Sustentare.
Coautor dos livros: “As 10 faces da Estratégia” e “Design Estratégico — Diretrizes Criativas para um mundo em Transformação” (Altabooks).
Membro do conselho editorial e colunista da revista ABC Design, Cocriador do Pitch Fights e empreendedor social.
Cofundador da CasaSETE residência artística-criativa.
Este curso foi co-criado a muitas mãos. Um agradecimento especial aos co-autores:
- Anderson Penha
- Benjamin gagneux
- Eder Minetto
- Daniel Brasil
- Daniel Aisenberg
- Gabriel Zanvettor
- Juliano Cunha
- Maira Duarte Silva
- Monique Barboza
- Pablo Eduardo Frandoloso
- Stéphane Méheux
- Vinicius Vivian
/// Perguntas Frequentes
- Precisa de algum pré-requisito?
Não. Para fazer este curso você não precisa de nenhum conhecimento técnico prévio.
Todas as abordagens, teorias e técnicas serão ensinadas do zero.
- Qual o foco do curso?
Aprender sobre dinâmicas de design participativo, como facilitar workshops e atividades de cocriação.
Você vai aprender a planejar workshops, conhecer os métodos e dinâmicas mais utilizadas e aplicar algumas dessas dinâmicas na prática.
- O curso tem atividades práticas?
Sim. O curso tem uma pegada prática. Todas as aulas mesclam entrega de conteúdos teóricos, métodos e exemplos, somados a atividades práticas e materiais que vão te ajudar a rodar seus workshops sozinhos.
- O curso usa algum software?
Sim. Nós utilizamos o software Zoom para a transmissão das aulas e o software Miro para as atividades de colaboração. Ele é super didático e um dos principais para colaboração online. Na hora do evento enviaremos um link para acesso de um mural específico da aula.
- Qual a carga horária e formato?
O curso é ao vivo, dividido em 4 aulas de 2 horas. Somando 8 horas no total.
- O curso é totalmente online?
Sim, Essa versão do curso é 100% online e ao vivo.
As aulas são gravadas e você poderá acessá-las depois quando e de onde quiser.
- Qual a bibliografia básica do curso?
- Gamestorming: Jogos corporativos para mudar, inovar e quebrar regras - Dave Gray, Sunni Brown
- Sprint: O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias Em Apenas Cinco Dias - Jake Knapp
- Lean Inception: Paulo Caroli
- Value Proposition Design: Alexander Osterwalder
- Business Model Generation: Alexander Osterwalder
- High-Impact Tools for Teams: 5 Tools to Align Team Members, Build Trust, and Get Results Fast: Alexander Osterwalder
- Por quanto tempo terei acesso ao conteúdo do curso?
Você terá acesso aos conteúdos por 1 ano.
- Possui certificado?
Sim, o curso emite o certificado para aqueles que concluírem 100% do conteúdo e atividades.
- Possui garantia de cancelamento?
Sim, garantia incondicional de 7 dias. Você poderá cancelar e receber seu dinheiro de volta dentro deste prazo.
- Possui Nota Fiscal?
Sim, a NFe é emitida para todos aqueles que fizerem a matrícula.
- Por onde entro em contato?
O jeito mais fácil é mandar uma mensagem para o organizar através do botão "Fale com o organizador" logo aqui abaixo no rodapé.
- Existe algum modelo de bolsas e isenções?
Sim, caso tenha a necessidade de um valor diferenciado ou isenção entre em contato conosco clicando no botão "Fale com o organizador" logo aqui abaixo no rodapé.