Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Colabora! Um curso sobre cocriação e tomada de decisão.

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Colabora! Um curso sobre cocriação e tomada de decisão.

13 out - 2022 • 19:00 > 25 out - 2022 • 21:00

 
Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição do evento

A habilidade de planejar e facilitar workshops pode ser um grande diferencial competitivo.

Queremos te preparar para liderar atividades de cocriação e tomada de decisão e dar o próximo passo na sua carreira.

Traremos discussões e práticas sobre o design participativo, facilitação, métodos e frameworks, assim como táticas para a tomada de decisão.

/// Formato:
4 aulas ao vivo de 2 horas cada.
As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis para as pessoas participantes.

/// Pra quem é este curso:
Pessoas líderes de produto, designers, desenvolvedoras, líderes de equipes de qualquer área que atuem com facilitação e tomada de decisão.

/// Qual a programação das aulas?

AULA 01: Introdução ao design participativo (dia 13 de outubro)

  1. Design Participativo - Cocriar para acelerar e inovar
  2. Propósito e possibilidades das atividades
  3. Duplo diamante aplicados aos momentos de cocriação
  4. Conectando a descoberta e tomada de decisão: Transformando dados em acionáveis
  5. Tipos de atividades (remotos, presenciais e híbridos, síncronos e assíncronos)
  6. Planejamento e ferramentas


AULA 02: Facilitação de equipes (dia 18 de outubro)

  1. Estilos de facilitação
  2. Quem deve facilitar?
  3. Qual o papel da liderança?
  4. Papéis e Modelos mentais
  5. Facilitando dialogo e respeitando diferenças (Confronto x conflitos)
  6. Dicas e táticas


AULA 03: Frameworks e Exercícios (dia 20 de outubro)

  1. Quebra gelos e aquecimentos
  2. Diferenças entre métodos (design sprint, Lean inception, lego serious play, etc..)
  3. Para além dos frameworks
  4. Canvas como apoio (lean canvas, lean UX canvas, Business model canvas, etc)


AULA 04: Ideação e tomada de decisão (dia 25 de outubro)

  1. Exercícios e atividades recomendadas
  2. Trabalhando o poder de decisão e participação
  3. Priorização de oportunidades
  4. Entregáveis e acionáveis


/// Quem está facilitando este percurso: 

  • Daniel Wildt 
    Profissional de Tecnologia, preocupado com desenvolvimento de produtos e serviços com equipes focadas em aprendizado, melhoria contínua e autonomia. Produz conteúdo em vídeo, áudio e texto sobre consciência de tempo, experiência de usuário, empreendedorismo e metodologias ágeis. Sócio e Mentor na Wildtech, Blogger/Youtuber no danielwildt.com, Sócio e Diretor na uMov.me.
  • Marcelo Morais 
    Cofundador e líder de pesquisas na Uzzer, consultoria de design e inovação com clientes nacionais e internacionais. Possui mais de 25 anos de experiência como designer, muitos dedicados ao portal Terra onde atuou como Editor de Arte e Gerente da área de UX. Neste período realizou projetos em parcerias com grandes players do mercado como Facebook, Microsoft, Google, Razorfish e outros. Como consultor já atendeu a clientes nacionais e internacionais como Google, Intel, Grendene, Sebrae, Banco do Brasil e Nestlé.

  • Marcon Zanin 
    Cofundador e líder de design na Uzzer, atua como designer há mais de 15 anos, colaborando com empresas de diversos segmentos na criação de estratégias e design de produtos e serviços digitais. Teve passagens pelo portal Terra, foi sócio-fundador da Mind Pills, uma startup na área de educação. É Formado em Multimídia Digital pela Unisul e pós graduando em Gestão de Produtos Digitais pela BBI of Chicago.


/// Professores Convidados - pessoas incríveis que convidamos para compartilhar seus conhecimentos durante o curso:

  • Stéphane Méheux 
    Nascido e formado na França, mora há 12 anos no Brasil, é designer estratégico com mais de 15 anos de experiência em uma ampla variedade de desafios de negócios e design.
    Possui Master em Gestão de Projetos de Design pelo Institut Supérieur de Design (ISD) na França. Ocupou cargos estratégicos de design em agências criativas, empresas e consultorias na França, Espanha, México, Chile, Peru e Brasil. Atua hoje como Designer Estratégico e Head de CX no Desty, banco digital do Banese.

  • Daniel Aisenberg
    Mestrando em Antropologia, pós-graduado em Marketing e formado em Jornalismo. Foi Service Design Lead na Accenture Portugal e hoje é consultor e facilitador independente. Ajuda organizações a desenvolver os seus líderes e equipes a inovar e colaborar, inclusive nos modelos de trabalho remoto e híbrido. Santander, Itaú, TV Globo, Petrobras, Oi, EMS, Pepsico, Entain e NOS são algumas das empresas que já atendeu no Brasil, em Portugal e na Inglaterra.
  • Cinthia Kulpa Professora de design na UFRGS e doutora em engenharia de produção, pra falar sobre a relação entre Academia x Mercado na área de design.
    Cínthia é responsável por um projeto de pesquisa na URGS que tem como objetivo mapear as áreas de design para prever oportunidades de futuras áreas que podem surgir no mercado.
  • Anderson Penha É sócio e designer da Symnetics.
    Professor de Design Experimental na pós-graduação do IED, L’Ècole de Design Nantes Atlantique, e Inovação na Sustentare.
    Coautor dos livros: “As 10 faces da Estratégia” e “Design Estratégico — Diretrizes Criativas para um mundo em Transformação” (Altabooks).
    Membro do conselho editorial e colunista da revista ABC Design, Cocriador do Pitch Fights e empreendedor social. Cofundador da CasaSETE residência artística-criativa.


Este curso foi co-criado a muitas mãos. Um agradecimento especial aos co-autores:


  • Anderson Penha
  • Benjamin gagneux
  • Eder Minetto
  • Daniel Brasil
  • Daniel Aisenberg
  • Gabriel Zanvettor
  • Juliano Cunha
  • Maira Duarte Silva
  • Monique Barboza
  • Pablo Eduardo Frandoloso
  • Stéphane Méheux
  • Vinicius Vivian


/// Perguntas Frequentes


  1. Precisa de algum pré-requisito? Não. Para fazer este curso você não precisa de nenhum conhecimento técnico prévio. Todas as abordagens, teorias e técnicas serão ensinadas do zero.
  2. Qual o foco do curso? Aprender sobre dinâmicas de design participativo, como facilitar workshops e atividades de cocriação. Você vai aprender a planejar workshops, conhecer os métodos e dinâmicas mais utilizadas e aplicar algumas dessas dinâmicas na prática.
  3. O curso tem atividades práticas? Sim. O curso tem uma pegada prática. Todas as aulas mesclam entrega de conteúdos teóricos, métodos e exemplos, somados a atividades práticas e materiais que vão te ajudar a rodar seus workshops sozinhos.
  4. O curso usa algum software? Sim. Nós utilizamos o software Zoom para a transmissão das aulas e o software Miro para as atividades de colaboração. Ele é super didático e um dos principais para colaboração online. Na hora do evento enviaremos um link para acesso de um mural específico da aula.
  5. Qual a carga horária e formato? O curso é ao vivo, dividido em 4 aulas de 2 horas. Somando 8 horas no total.
  6. O curso é totalmente online? Sim, Essa versão do curso é 100% online e ao vivo. As aulas são gravadas e você poderá acessá-las depois quando e de onde quiser.
  7. Qual a bibliografia básica do curso? - Gamestorming: Jogos corporativos para mudar, inovar e quebrar regras -  Dave Gray, Sunni Brown - Sprint: O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias Em Apenas Cinco Dias - Jake Knapp - Lean Inception: Paulo Caroli - Value Proposition Design: Alexander Osterwalder - Business Model Generation: Alexander Osterwalder - High-Impact Tools for Teams: 5 Tools to Align Team Members, Build Trust, and Get Results Fast: Alexander Osterwalder
  8. Por quanto tempo terei acesso ao conteúdo do curso? Você terá acesso aos conteúdos por 1 ano.
  9. Possui certificado? Sim, o curso emite o certificado para aqueles que concluírem 100% do conteúdo e atividades.
  10. Possui garantia de cancelamento? Sim, garantia incondicional de 7 dias. Você poderá cancelar e receber seu dinheiro de volta dentro deste prazo.
  11. Possui Nota Fiscal? Sim, a NFe é emitida para todos aqueles que fizerem a matrícula.
  12. Por onde entro em contato? O jeito mais fácil é mandar uma mensagem para o organizar através do botão "Fale com o organizador" logo aqui abaixo no rodapé.
  13. Existe algum modelo de bolsas e isenções? Sim, caso tenha a necessidade de um valor diferenciado ou isenção entre em contato conosco clicando no botão "Fale com o organizador" logo aqui abaixo no rodapé.



Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Wildtech + Uzzer

Nos reunimos para organizar iniciativas sobre experiência de usuário, falando sobre jornadas, pesquisa, facilitação e descoberta.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.