09 set - 2024 • 19:30 > 09 set - 2024 • 21:30
09 set - 2024 • 19:30 > 09 set - 2024 • 21:30
Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. É como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Autora de ensaios, entre eles a introdução “Political Writing into an Art” do livro The Road to Wigan Pier, publicada na Inglaterra pela Flaming Tree Editions, escreveu o posfácio “A esperança vem do plural” de 1984 publicado pela Antofágica
Contato
E-mail: [email protected]
Horário síncrono: 19h30 - 21h30
Datas das aulas: 09/09, 16/09, 23/09 e 30/09
Gravação disponível até: 30/10 e 31/12 (Clube da Livre)
No módulo 2 de Como Analisar Narrativas, observaremos a literatura em diálogo com outras artes, a maneira pela qual a linguagem narrativa se modifica conforme o meio em que é transposta. A partir de exemplos, veremos como ampliar o olhar crítico para a arte, assim como a bagagem teórica sobre os temas abordados. O foco principal desse módulo é observar o diálogo da literatura com a pintura, os quadrinhos, o cinema e a TV.
Aula 01 (12/03) Literatura e pintura
Nessa primeira aula partiremos a discussão do conceito de arte, quais as categorias artísticas são tidas como eruditas e outras populares, por quem e para quem a arte é produzida. Começaremos a entender como contar histórias depende da linguagem, que muda de um meio para o outro. Para isso faremos uma comparação entre narrativa literária e a pintura.
Obras analisadas:
Aula 02 (19/03) Literatura e artes gráficas
Na nossa segunda aula, veremos como uma história pode ser contada no formato gráfico, pensando as mudanças formais entre o romance e a graphic novel.
Obras analisadas:
Aula 03 (26/03) Literatura e cinema
Na terceira aula falaremos de uma das transposições formais mais clássicas quando se fala de narrativa: da literatura para o cinema.
Obras analisadas:
Aula 04 (02/04) Literatura e séries
Em nossa última aula falaremos da relação narrativa entre literatura e séries (de TV e de streaming). Refletiremos como o formato do folhetim alcançou novos voos na era digital. Faremos um encerramento refletindo alguns paradigmas da narrativa contemporânea, através de exemplos de adaptações para séries.
Obras analisadas:
BIBLIOGRAFIA
Filmografia
MILLER, Bruce. The Handmaid’s Tale. MGM Television, MGM/UA Television, 2018.
MOFFAT, Steven & GATISS, Mark. Sherlock. Hartswood Films, BBC Wales, Masterpiece Theatre, 2010.
SCOTT, Ridley. Blade Runner. The Ladd Company, Shaw Brothers, Warner Bros., 1982.
WALLER-BRDGE, Phoebe. Fleabag. Two Brothers Pictures, 2016
WRIGHT, Joe. Pride & Prejudice. Focus Features, Universal Pictures, Studio Canal, 2006.
Obras literárias
ATWOOD, Margaret. O conto da aia. Rio de Janeiro: Rocco, 2021.
_____. Os Testamentos. Rio de Janeiro: Rocco, 2019.
AUSTEN, Jane. Orgulho e Preconceito. Rio de Janeiro: Antofágica, 2021.
CHEVALIER, Tracy. Moça com brinco de pérola. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
CROIX, Sybille Titeux de la. 1984 em quadrinhos. São Paulo: Nova Fronteira, 2021.
DICK, Philip K. Blade Runner: Androides sonham com ovelhas elétricas? São Paulo: Editora Aleph, 2019.
DOYLE, Arthur Conan. O problema final: Um caso de Sherlock Holmes. Rio de Janeiro: Expresso Zahar, 2014.
FRANK, Anne. O diário de Anne Frank. São Paulo: Principis, 2020.
LESSA, Orígenes. A cabeça de Medusa: E outras lendas gregas. São Paulo: Global Editora, 2017.
ORWELL, George. 1984. 1São Paulo: Quadrinhos na Cia, 2020.
_____. 1984. Rio de Janeiro: Antofágica, 2021.
WALLER-BRIDGE, Phoebe. Fleabag: The Scriptures. New York: Ballantine Books, 2019.
Obras teóricas
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2008.
EAGLETON, Terry. Como ler literatura. São Paulo: LPM, 2019.
HAUSER, Arnold. História Social Da Arte e da Literatura. 2a edição, Martins Fontes, 2010.
LITTLE, Stephen. Ismos. Para Entender a Arte. Globinho, 2010.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de Termos Literários - Edição Revista e Ampliada. São Paulo: Cultrix, 2013.
POSTEMA, Barbara & ROSA, Gisele. Estrutura narrativa nos quadrinhos: Construindo sentido a partir de fragmentos. São Paulo: Editora Peirópolis, 2018.
SIJLL, Jennifer Van. Narrativa Cinematográfica: Contando histórias com imagens em movimento. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.
Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected]
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Livre Literatura
Débora Tavares, Mestre e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista renomada na obra de George Orwell. Caio Rubini, Historiador e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), e University of Sussex (Reino Unido).
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.