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Como interpretar História e Literatura - módulo 04: "A teoria do romance"

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Evento encerrado

Como interpretar História e Literatura - módulo 04: "A teoria do romance"

20 nov - 2024 • 19:30 > 20 nov - 2024 • 21:30

 
Evento Online via Google Meet

Descrição do evento


Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Autora de ensaios nessa área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição de 1984 publicado pela editora Antofágica.

Caio Rubini é mestre em Pensamento Político e Social (Filosofia) pela University of Sussex (Reino Unido), historiador e professor de História pela Universidade de São Paulo (FFLCH/FE-USP) e bacharel em Comunicação Social – Jornalismo. Atualmente trabalha como professor, ministrando cursos de Humanidades, em especial História e Filosofia. Além disso, pesquisa elementos históricos e filosóficos do século XX, baseado na Teoria Crítica, com ênfase na obra do autor Walter Benjamin.

Contato 

E-mail: [email protected] 

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Horário síncrono: 19h30 - 21h30 (Horário de Brasília) 

Datas das aulas:  13, 20, 2 de novembro e 04  de dezembro 

Gravação disponível até: 31/12 

Via Google Meet 

Este curso oferece uma análise crítica e profunda de A Teoria do Romance de Georg Lukács, explorando como o romance, enquanto forma literária, reflete e responde às transformações históricas e sociais. Serão discutidos aspectos fundamentais do romance como gênero, suas raízes no épico e a crise moderna da forma romanesca. Além disso, o curso faz uma relação entre literatura e história, utilizando exemplos de autores como Bertolt Brecht, Lev Tolstói e Charles Dickens para ilustrar os temas centrais.



Aula 01 (13/11) – A Forma Romancesca e o Mundo Moderno 
Introdução ao contexto de produção da obra A Teoria do Romance. A discussão inicial abordará a relação entre a ascensão da forma romanesca e o desenvolvimento da sociedade moderna. Exploraremos a distinção feita por Lukács entre a totalidade perdida do épico e a busca por sentido do romance. Exemplos de Guerra e Paz de Tolstói e O conto de duas cidades de Dickens ilustrarão como o romance reflete a fragmentação social.

Aula 02 (20/11) – O Romance como Reflexo da Crise da Totalidade  
Nesta aula, abordaremos a crise da totalidade no mundo moderno, discutida por Lukács, e como o romance expressa essa perda. Serão analisadas as mudanças na estrutura social que afetaram a forma romanesca que retratam as consequências do capitalismo industrial.

Aula 03 (27/11) – Brecht e o Distanciamento: Crítica à Narrativa Burguesa  
Nesta aula, discutiremos o teatro épico de Brecht como uma resposta à narrativa burguesa do romance. Focaremos no conceito de distanciamento e como ele subverte as convenções do romance clássico. Analisaremos A Vida de Galileu e como Brecht utiliza o teatro para criticar os processos históricos e sociais, em contraste com as formas tradicionais de romance.

Aula 04 (04/12) – O Legado de Lukács e a Atualidade do Romance
A última aula será uma reflexão sobre a relevância contemporânea de A Teoria do Romance. Discutiremos como as ideias de Lukács influenciam os estudos literários e históricos atuais. A análise comparativa das obras de Brecht, Tolstói e Dickens consolidará o entendimento dos participantes sobre a relação entre romance e história, destacando as formas como a literatura pode oferecer uma crítica ao mundo moderno.

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Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected] 

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Sobre o produtor

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Livre Literatura

Débora Tavares, Mestre e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista renomada na obra de George Orwell. Caio Rubini, Historiador e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), e University of Sussex (Reino Unido).

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