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Congresso 500 anos dos Exercícios Espirituais de S. Inácio

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Evento encerrado

Congresso 500 anos dos Exercícios Espirituais de S. Inácio

25 jul - 2022 • 19:30 > 28 jul - 2022 • 16:00

 
Evento Online via Indefinida

Descrição do evento

Um método mistagógico para Ver novas todas as coisas em Cristo

No contexto dos centenários inacianos, que celebram 500 anos da ferida de Pamplona (20/05/2021) e os 400 anos da canonização de Santo Inácio (13/03/2022), é importante recordar o lugar, na conversão de Iñigo, da experiência de Manresa (fins de março de 1522 e meados de fevereiro de 1523), que deu origem aos Exercícios Espirituais. A realização de um Congresso, 500 anos depois da experiência de Inácio em Manresa, coincide com o fim do Ano Inaciano, que, como propõe o Superior Geral dos Jesuíta, Pe. Arturo Sosa, deveria nos levar a “compartilhar mais a fundo” a “experiência fundacional” da Companhia de Jesus. Não se trata, porém, de concluir com esse evento as comemorações do Ano Inaciano, mas de relançar, enquanto Província dos Jesuítas do Brasil (BRA), em parceria com leigos/as, religiosos/as, membros do clero e pessoas de outras tradições cristãs e religiosas, que bebem na fonte dos Exercícios, novos caminhos para melhor conhecê-los, aprofundá-los e partilhá-los com quem, neste início do século XXI, busca “vencer a si mesmo e ordenar a própria vida, sem se determinar por nenhuma afeição desordenada” (EE 21), para que possa igualmente “ver novas todas as coisas em Cristo”.

ATENÇÃO: após sua inscrição no evento, você receberá um e-mail de validação dessa inscrição. Ao clicar no link disponível no e-mail, você será direcionado/a para a página de validação, na qual irá fazer a opção pelas oficinas das quais desejará participar.

Importante: sem essa validação, sua participação no Congresso não está garantida!

Programação 

Dia 25/07/2022

19h30: Abertura do Congresso

20hs: Conferência inaugural | Ver novas todas as coisas em Cristo” - PE. LAÉRCIO LIMA SJ (Secretário Rede Servir/BRA, Rio de Janeiro, RJ)

Dia 26/07/2022

8h: Momento de oração

8h15-9h15: Conferência | Os Exercícios Espirituais e o mundo das Juventudes e da Educação / IR. NANCY RAQUEL FRETES, ODN (Universidad Católica de Paraguay / Fe y Alegría, Assunção, Paraguai)

9h30: Pausa

10hs: Painel | Juventude contemporânea, busca de Deus, itinerários inacianos / IR. HERNÁN ROJAS SJ (Católica del Norte, Antofagasta, Chile); ALEX VILLAS BOAS (UCP, Lisboa, Portugal)

14hs | Grupos de Partilha sobre a conferência e o painel

16hs | Oficinas

1. Itinerários dos Exercícios Espirituais para jovens no Programa MAGIS / Pe. Edson Tomé Pacheco Silva, SJ

Ementa: O Projeto Magis Brasil propõe itinerários que atualizam a oferta de Exercícios para jovens. Conhecer essa proposta, refletir sobre ela, sobre os recursos e metodologias construídos, bem como sobre os desafios que se apresentam para o processo de educação na fé desde a perspectiva e as realidades juvenis contemporâneas.

2. Experiências de dar Exercícios na Rede Jesuíta de Educação / FERNANDO GUIDINI e Equipe do Centro de Formação Cristã e Pastoral do Colégio Medianeira, de Curitiba, PR, da Rede Jesuíta de Educação (RJE).

Ementa: A Rede Jesuíta de Educação do Brasil, através da formação cristã e dos núcleos de pastoral das diversas unidades educativas (colégios, escolas), oferece itinerários diversos, através dos quais crianças, adolescentes, jovens, educadores e famílias são iniciados nos temas da espiritualidade dos Exercícios. Apresentação de experiências bem-sucedidas nesse campo, com os desafios enfrentados e os resultados alcançados. Quais as relações possíveis entre a Educação e a Espiritualidade Inaciana? Em que esses itinerários podem inspirar e motivar outras iniciativas apostólicas parecidas no Brasil?

3. Projeto de vida: Acompanhar Exercícios no mundo universitário / ANDRÉ ARAÚJO SJ (UNICAP, Recife, PE)

Ementa: O mundo universitário forma em geral as juventudes para ingresso na vida profissional, sendo o lugar, por excelência, da circulação de ideias novas, muitas delas extremamente críticas com relação às convicções religiosas. A proposta da fé nesse tipo de ambiente é frequentemente muito desafiadora, mas existem experiências exitosas, que contribuem na formação de discípulos e discípulas autênticos do Cristo. Experiências de proposta de Exercícios na formação espiritual de jovens universitários.

4. Rezar através dos sentidos: os Exercícios Espirituais e o mundo da arte / ROBERTO RIBEIRO; RODRIGO MEDEIROS (Oração Pela Arte - OPA, São Paulo, SP)

Ementa: A “beleza salvará o mundo”, segundo o escritor russo Fiodor Dostoiévsk. De muitas formas a arte cria o belo, também na busca religiosa de Deus. O próprio Deus, segundo o relato da criação de Gn 1,1-2,4, ao contemplar a obra que finaliza a cada dia, vê que é boa/bela. Os Exercícios Espirituais educam e convertem os sentidos para descobrirem a beleza divina em todas as coisas. Várias experiências, feitas a partir deles, têm sido propostas no Brasil, como as dos grupos de Oração pela Arte (OPA), inspirados na espiritualidade de Inácio de Loyola e conduzem de tantas maneiras as pessoas a Deus.   

5. Rezar “outramente” a partir de Inácio: “dar e fazer Exercícios” no mundo virtual / ANTONIO VALÉRIO SJ (Diretor nacional da Rede Mundial de Oração, Braga, Portugal)

Ementa: As tecnologias da informação revolucionaram o mundo, atingindo, sobretudo crianças, adolescentes e jovens. O mundo dito “virtual”, sobretudo após a pandemia, não pode mais ser visto como irreal, pois revelou-se capaz de colocar as pessoas em relação e proporcionou-lhes muitas oportunidades, inclusive no âmbito espiritual. É isso que mostram, entre outras iniciativas, as diversas formas de experiências de oração feitas com o auxílio das tecnologias do mundo digital, como o “Passo a Rezar”, da Rede Mundial de Oração do Papa, de Portugal, as propostas que apresentam de formações online, em que algumas delas tem por base o método os EE e a espiritualidade inaciana.

6. Os Exercícios Espirituais nos processos de formação das jovens gerações de religiosos/as e presbíteros / JAIR CARNEIRO SJ (Delegado Formação Jesuítas BRA, Rio de Janeiro, RJ)

Ementa: Santo Inácio acreditava que os Exercícios muito aproveitariam a quem tinha função de liderança na sociedade e na Igreja. Por isso, desde o início, muitos jesuítas se consagraram a dar Exercícios a religiosos/as, padres, bispos, seminaristas. Experiências significativas e inovadoras em curso no Brasil junto a esse público. Questões levantadas.

Dia 27/07/2022

8hs: Momento de oração

8h15-9h15: Conferência | A Companhia de Jesus e o serviço aos pobres hoje / CARDEAL MICHAEL CZERNY SJ (Roma, Itália)

9h30: Pausa

10hs: Painel | Os Exercícios Espirituais e o mundo dos pobres, dos descartados e vulneráveis / ALFREDO SAMPAIO COSTA SJ (FAJE, Belo Horizonte, MG) / INÁCIO NEUTZLING SJ (UNISINOS, São Leopoldo, RS)

14hs | Grupos de Partilha da conferência e painel

14h | Comunicações científicas

[Para quem quiser oferecer comunicações de pesquisas realizadas ou em andamento, ver as informações, abaixo, sobre as regras de submissão]

16hs | Oficinas

1. Dar Exercícios Espirituais a migrantes e refugiados. “Rumo a um nós cada vez mais inclusivo” (Papa Francisco) / TERIDA DEL VALLE GUANIPA MUNOZ (SJM Manaus, AM); MARCELO LEMOS (SJM Belo Horizonte, MG)

Ementa: A busca por condições de vida digna, as guerras, as perseguições de todo o tipo, têm levado muitas populações a migrarem, seja no interior do próprio país. Medos de todos os tipos, “nacionalismos fechados e agressivos” (FT, 11), ou “o individualismo radical” (FT, 105), levam muitas pessoas a se fecharem ao estrangeiro e ao migrante. Porém, como diz o Papa Francisco, o “futuro das nossas sociedades é um futuro “a cores”, enriquecido pela diversidade e as relações interculturais” (Mensagem 107 Jornada mundial dos migrantes e refugiados). O Padre Arrupe intuiu isso quando criou o Serviço Jesuíta de Migrantes e Refugiados, em 1980. Aprendizados da experiência de dar Exercícios a quem vive em situação de deslocamento e busca refúgio.

2.  Os Exercícios Espirituais e a promoção da juventude rural / IRACEMA LIMA DOS SANTOS (EFA Jaboticaba, BA)

Ementa: O mundo rural tradicional, com seus valores, cultura e organização social, tem sido fortemente modificado nas últimas décadas por causa da urbanização e das transformações da modernização no campo. Mesmo assim, continua produzindo formas de vida extremamente inspiradoras para as sociedades marcadas pela modernização. A experiência das Escolas Família Agrícola (EFAs), trazidas ao Brasil pelos jesuítas, inicialmente no interior do Espírito Santo, formam crianças, adolescentes e jovens através da pedagogia da alternância, fixando-os no campo e abrindo-lhes alternativas em termos profissionais. Impacto dos Exercícios inacianos nessa proposta educativa.

3. A inspiração inaciana da “Casa de Irmãos”, da Associação das Comunidades de Vida Mariana (ACVM) / ROBERTO BARROS DIAS SJ (Arquivista BRA, RJ)

Ementa: De muitas maneiras os Exercícios Espirituais produzem iniciativas de promoção de pessoas em situação de vulnerabilidade. No Rio de Janeiro, a Associação das Comunidades de Vida Mariana (ACVM), inspirada no lema inaciano do “em tudo amar e servir”, e dirigida por José Batista Sobrinho, criou a Casa de Irmãos, que acolhe e acompanha dependentes químicos que buscam recuperação. Temas e modalidades dos Exercícios Espirituais que contribuem para a promoção da dignidade dos mais pobres.  

4. Ethos amazônico e espiritualidade inaciana / JUSCELIO PANTOJA (Centro Alternativo de Cultura, Belém, PA)

Ementa: Exercício de diálogo e alteridade étnica e religiosa. Experiências de construção de pontes de diálogo e de ação, com outras tradições religiosas, que contribuem no combate ao racismo e à intolerância religiosa, através de exercícios concretos junto a crianças, adolescentes e lideranças comunitárias da periferia de Belém (PA), que levam ao reconhecimento da beleza, bondade e verdade dos negros e indígenas amazônicos.

5. Exercícios na vida cotidiana e encontro com Deus nas periferias existenciais / ILZE DE DEUS (Paróquia São Francisco Xavier, Belo Horizonte, MG)

Ementa: Desenvolveu-se muito nas últimas décadas a oferta dos Exercícios Espirituais na Vida Corrente (EVC), seguindo, de modo criativo, a 19º Anotação dos Exercícios (EE 19), com adaptações diversas, como as que, durante o tempo de pandemia, adotaram os recursos do mundo virtual para acompanhamento. Algumas experiências, oferecidas nas paróquias das periferias ou do interior, têm atingido públicos diversificados, produzindo frutos importantes. Levantam também diversas questões, com relação ao método, exigindo adaptações, sobretudo para o meio popular da periferia e do interior.

Dia 28/07/2022

8hs: Momento de oração

8h15-9h15: Conferência | Tudo está interligado” (LS 16, 91, 138, 240). A dimensão “holística” da mística inaciana / MARIA CLARA BINGEMER (PUC Rio, Rio de Janeiro, MG)

9h30: Pausa

10hs: Painel | Os Exercícios Espirituais e o cuidado da casa comum / EILEEN FITZGERALD ACI (Universidad Católica Boliviana “San Pablo”, Cochabamba, Bolívia); ALEXANDER PAUL ZATIRKA PACHECO SJ (ITESO, Guadalajara, México)

14hs | Oficinas

1. Ver a Deus em todas as coisas. Rezando em contato e comunhão com a natureza / ADROALDO PALAORO, SJ (Indaiatuba, SP)

Ementa: Nos últimos anos, várias iniciativas de rezar em contato e comunhão com a natureza têm sido incentivadas. Apresentação do itinerário proposto, elementos explorados, relação com os Exercícios Espirituais, relação com propostas e atividades concretas de luta em defesa e do cuidado da casa comum, aprendizados já adquiridos.

2. O Sínodo da Amazônia e pistas para pensar a espiritualidade inaciana / ADELSON ARAÚJO DOS SANTOS SJ (Pontificia Universitas Gregoriana, Roma, Itália)

Ementa: O Sínodo da Amazônia é um marco na história recente da Igreja, pois, não só reflete sobre a situação eclesial e os desafios pastorais da igreja na região, mas traz para o discernimento da missão eclesial nesse contexto questões relacionadas ao cuidado do meio ambiente, ao resgate dos aprendizados das culturas e religiões tradicionais, tanto dos povos originários como afrodescendentes. Pistas para se pensar a espiritualidade inaciana abertas pelo Documento Final do Sínodo e pela Exortação Querida Amazônia.

3. Aprendizados da espiritualidade inaciana com a experiência religiosa dos povos originários / JUNIO NICACIO (Conselho Indígena de Roraima, RR)

Ementa: Deus falou e fala de muitas formas, não só através dos antepassados judeus, do AT (Hb 1,1), e pelo Filho e seus discípulos, no NT (Hb 1,2), mas também através da experiência religiosa e espiritual de todos os povos e culturas. O contato da equipe pastoral dos jesuítas com a espiritualidade e a cultura Wapichana e Macuxi, na região Serra da Lua, em Roraima, oferece aprendizados importantes sobre a maneira de viver uma espiritualidade integral e integradora, que enriquece a espiritualidade inaciana.

4. Aprendizados da espiritualidade inaciana com a experiência religiosa dos afrodescendentes / CLÓVIS CRISPINIANO CABRAL SJ (Centro de Estudos e Ação Social, Salvador, BA)

Ementa: Os afrodescendentes cultivam uma espiritualidade profundamente enraizada em suas tradições ancestrais, mantidas vivas por seu grande poder de resistência e por conferirem sentido à existência em suas distintas dimensões, numa perspectiva holística. No Brasil, apesar de perseguidas, essas tradições continuam vivas e têm despertado não só interesse acadêmico, mas também espiritual, através do intercâmbio fecundo que mantêm com outras espiritualidades e tradições. Caminhos já realizados de aprendizados mútuos entre as religiões afrodescendentes e a espiritualidade dos EE.

5. Aportes da obra O meio divino, de Teilhard de Chardin, para uma espiritualidade do cuidado da casa comum / GERALDO LUIZ DE MORI (FAJE, Belo Horizonte, MG)

Ementa: Teilhard de Chardin, o paleontólogo jesuíta que ajudou a Igreja a dialogar com a ciência moderna, mormente no tocante à questão da teoria da evolução, elaborou em O meio divino, uma mística do encontro de Deus em todas as coisas considerada emblemática para quem passa pela crítica das ciências modernas à religião. Que elementos essa obra aporta para uma espiritualidade do cuidado da casa comum? Como torná-la mais conhecida para que possa continuar alimentando quem hoje busca a Deus?

16hs | Encerramento


Comunicações

*Os resumos das propostas de comunicações devem ser enviados para [email protected], até 08/07/22. Junto à resposta de aceite, os aprovados receberão link próprio para inscrição e pagamento, também na plataforma Sympla, por e-mail. 


Critérios para envio do resumo e texto completo

Os resumos deverão conter entre 150 e 200 palavras, apresentando com clareza e concisão: o tema do trabalho; os objetivos; a metodologia utilizada; as conclusões.Fonte estilo Times New Roman, tamanho 12. O editor de texto deverá ser o Microsoft Word ou compatível.

A estrutura do Resumo deve ser a seguinte:

- título da comunicação;

- nome(s) do(s) proponente(s);

- maior titulação do(s) proponente(s);

- instituição de origem;

- a instituição financiadora da pesquisa desenvolvida (se houver);

- resumo;

- palavras-chave: entre 3 e 5 palavras, separadas por ponto.

O arquivo deverá ser enviado pelo e-mail:  [email protected]

Deverão ser observados os seguintes critérios para o envio de propostas de comunicações:

1. A Comunicação inscrita deve ser de autoria do (s) proponente (s), original e inédita (não foi apresentada em outro evento);

2. A orientação de uma Comunicação (resumo e texto final), entre professor e aluno, não caracteriza coautoria. Para que esta ocorra os proponentes deverão ser efetivamente autores;

3. As Comunicações em coautoria que não tiverem, na apresentação, a presença e a participação dos autores serão canceladas;

4. É vedada a apresentação de mais de uma comunicação pelo mesmo proponente;

5. Os resumos deverão vir corrigidos e erros comuns desclassificarão a proposta apresentada;

6. O resultado da aprovação do resumo será no dia 15/07/2016. Os textos completos serão publicados nos Anais do Colóquio após aprovação da comissão organizadora.

8. A Coordenação do Congresso se reserva o direito de não publicar os textos completos que não estivem de acordo com as normas definidas de publicação e/ou tenham qualidade teórica, analítica ou metodológica considerada insatisfatória.

TEXTO COMPLETO

Formato dos textos completos para publicação nos Anais do Colóquio

1. ENVIO DO TEXTO COMPLETO ATÉ DIA 30/09/2022. NÃO SERÁ PRORROGADO O PRAZO.

2. Números de páginas: até 12, incluindo as referências.

3. O texto deve ter a seguinte estrutura:

- título da comunicação - Fonte: Times new roman, tamanho 14, centralizado.

- nome do (s) autor (es): itálico, fonte Times, tamanho 12, recuado à direita, com (nota de rodapé com asterisco (*), na primeira página, contendo: maior titulação do autor, filiação institucional, instituição financiadora da pesquisa (se houver) e e-mail.

- resumo (segundo padrão do resumo submetido e aprovado).

- palavras-chave (entre 3 e 5).

- Introdução

- Corpo do texto (com as diversas partes do artigo, como tópicos numerados: 1, 1.1, 2., 2.1...)

- Conclusão

- Referências

 

4. Formatação:

- A4, margens (superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm);

- fonte: Times New Roman, Tamanho: 12;

- espaço entre linhas 1,5;

- parágrafo com recuo de 1,25 cm;

- editor de texto Microsoft Word ou compatível.

- tópicos numerados e subtítulos: Times, tamanho 12

- As citações deverão ser feitas no corpo do texto da seguinte forma: (SOBRENOME, ano, página = LIBANIO, 2011, p. 15) ou Sobrenome (ano, página) = Libanio (2011, p. 15).

- as citações com mais de três linhas, sem aspas, terão recuo a 4 cm, tamanho 10, espaço simples.

- as referências (não usar bibliográficas ou bibliografia), ao final do texto, em ordem alfabética, deverão obedecer ao seguinte padrão:

 

- Livro:

SOBRENOME, Nome. Título da obra. Cidade: Editora, ano. 

- Capítulos de livro:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título da obra. Cidade: Editora, ano. páginas xx-yy.

- Artigo:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da revista, Cidade, v. (volume), n. (número), p. (página) páginas (x-y), (mês e) ano. 

- Documentos eletrônicos:

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A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE, com atuação na área da Educação é mantida pela Associação Jesuíta de Educação e Assistência Social - AJEAS , instituição de direito privado, sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, reconhecida como de Utilidade Pública Municipal e Estadual e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social.

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