25 jul - 2022 • 19:30 > 28 jul - 2022 • 16:00
Um método mistagógico para “Ver novas todas as coisas em Cristo”
No contexto dos centenários inacianos, que celebram 500 anos da ferida de Pamplona (20/05/2021) e os 400 anos da canonização de Santo Inácio (13/03/2022), é importante recordar o lugar, na conversão de Iñigo, da experiência de Manresa (fins de março de 1522 e meados de fevereiro de 1523), que deu origem aos Exercícios Espirituais. A realização de um Congresso, 500 anos depois da experiência de Inácio em Manresa, coincide com o fim do Ano Inaciano, que, como propõe o Superior Geral dos Jesuíta, Pe. Arturo Sosa, deveria nos levar a “compartilhar mais a fundo” a “experiência fundacional” da Companhia de Jesus. Não se trata, porém, de concluir com esse evento as comemorações do Ano Inaciano, mas de relançar, enquanto Província dos Jesuítas do Brasil (BRA), em parceria com leigos/as, religiosos/as, membros do clero e pessoas de outras tradições cristãs e religiosas, que bebem na fonte dos Exercícios, novos caminhos para melhor conhecê-los, aprofundá-los e partilhá-los com quem, neste início do século XXI, busca “vencer a si mesmo e ordenar a própria vida, sem se determinar por nenhuma afeição desordenada” (EE 21), para que possa igualmente “ver novas todas as coisas em Cristo”.
ATENÇÃO: após sua inscrição no evento, você receberá um e-mail de validação dessa inscrição. Ao clicar no link disponível no e-mail, você será direcionado/a para a página de validação, na qual irá fazer a opção pelas oficinas das quais desejará participar.
Importante: sem essa validação, sua participação no Congresso não está garantida!
Programação
Dia 25/07/2022
19h30: Abertura do
Congresso
20hs: Conferência inaugural | “Ver novas todas as coisas em Cristo” - PE. LAÉRCIO LIMA SJ (Secretário Rede Servir/BRA, Rio de Janeiro, RJ)
Dia 26/07/2022
8h: Momento de oração
8h15-9h15: Conferência | Os Exercícios Espirituais e o mundo das Juventudes e da Educação / IR. NANCY RAQUEL FRETES, ODN (Universidad Católica de Paraguay / Fe y Alegría, Assunção, Paraguai)
9h30: Pausa
10hs: Painel | Juventude contemporânea, busca de Deus, itinerários inacianos / IR. HERNÁN ROJAS SJ (Católica del Norte, Antofagasta, Chile); ALEX VILLAS BOAS (UCP, Lisboa, Portugal)
14hs | Grupos de Partilha sobre a conferência e o painel
16hs | Oficinas
1. Itinerários dos
Exercícios Espirituais para jovens no Programa MAGIS /
Ementa: O Projeto
Magis Brasil propõe itinerários que atualizam a oferta de Exercícios para
jovens. Conhecer essa proposta, refletir sobre ela, sobre os recursos e
metodologias construídos, bem como sobre os desafios que se apresentam para o
processo de educação na fé desde a perspectiva e as realidades juvenis
contemporâneas.
2. Experiências de dar Exercícios na Rede
Jesuíta de Educação / FERNANDO
GUIDINI e Equipe do Centro de Formação Cristã e Pastoral do Colégio Medianeira,
de Curitiba, PR, da Rede Jesuíta de Educação
(RJE).
Ementa: A Rede
Jesuíta de Educação do Brasil, através da formação cristã e dos núcleos de
pastoral das diversas unidades educativas (colégios, escolas), oferece
itinerários diversos, através dos quais crianças, adolescentes, jovens, educadores
e famílias são iniciados nos temas da espiritualidade dos Exercícios.
Apresentação de experiências bem-sucedidas nesse campo, com os desafios
enfrentados e os resultados alcançados. Quais as relações possíveis entre a
Educação e a Espiritualidade Inaciana? Em que esses itinerários podem inspirar
e motivar outras iniciativas apostólicas parecidas no Brasil?
3. Projeto de vida: Acompanhar Exercícios no mundo
universitário / ANDRÉ ARAÚJO SJ (UNICAP,
Recife, PE)
Ementa: O mundo universitário
forma em geral as juventudes para ingresso na vida profissional, sendo o lugar,
por excelência, da circulação de ideias novas, muitas delas extremamente
críticas com relação às convicções religiosas. A proposta da fé nesse tipo de
ambiente é frequentemente muito desafiadora, mas existem experiências exitosas,
que contribuem na formação de discípulos e discípulas autênticos do Cristo.
Experiências de proposta de Exercícios
na formação espiritual de jovens universitários.
4. Rezar através dos sentidos: os Exercícios
Espirituais e o mundo da arte / ROBERTO RIBEIRO; RODRIGO MEDEIROS (Oração Pela Arte - OPA, São
Paulo, SP)
Ementa: A “beleza
salvará o mundo”, segundo o escritor russo Fiodor Dostoiévsk. De muitas formas
a arte cria o belo, também na busca religiosa de Deus. O próprio Deus, segundo
o relato da criação de Gn 1,1-2,4, ao contemplar a obra que finaliza a cada
dia, vê que é boa/bela. Os Exercícios
Espirituais educam e convertem os sentidos para descobrirem a beleza divina
em todas as coisas. Várias experiências, feitas a partir deles, têm sido
propostas no Brasil, como as dos grupos de Oração pela Arte (OPA), inspirados
na espiritualidade de Inácio de Loyola e conduzem de tantas maneiras as pessoas
a Deus.
5. Rezar “outramente” a partir de Inácio: “dar
e fazer Exercícios” no mundo virtual / ANTONIO VALÉRIO SJ (Diretor
nacional da Rede Mundial de Oração, Braga, Portugal)
Ementa: As
tecnologias da informação revolucionaram o mundo, atingindo, sobretudo
crianças, adolescentes e jovens. O mundo dito “virtual”, sobretudo após a
pandemia, não pode mais ser visto como irreal, pois revelou-se capaz de colocar
as pessoas em relação e proporcionou-lhes muitas oportunidades, inclusive no
âmbito espiritual. É isso que mostram, entre outras iniciativas, as diversas
formas de experiências de oração feitas com o auxílio das tecnologias do mundo
digital, como o “Passo a Rezar”, da Rede Mundial de Oração do Papa, de
Portugal, as propostas que apresentam de formações online, em que algumas delas
tem por base o método os EE e a espiritualidade inaciana.
6. Os Exercícios Espirituais nos processos de formação das jovens
gerações de religiosos/as e presbíteros / JAIR CARNEIRO SJ (Delegado
Formação Jesuítas BRA, Rio de Janeiro, RJ)
Ementa: Santo
Inácio acreditava que os Exercícios
muito aproveitariam a quem tinha função de liderança na sociedade e na Igreja.
Por isso, desde o início, muitos jesuítas se consagraram a dar Exercícios a
religiosos/as, padres, bispos, seminaristas. Experiências significativas e
inovadoras em curso no Brasil junto a esse público. Questões levantadas.
Dia 27/07/2022
8hs: Momento de
oração
8h15-9h15: Conferência | A Companhia de Jesus e o serviço aos pobres hoje / CARDEAL MICHAEL CZERNY SJ (Roma, Itália)
9h30: Pausa
10hs: Painel | Os Exercícios Espirituais e o mundo dos pobres, dos descartados e vulneráveis / ALFREDO SAMPAIO COSTA SJ (FAJE, Belo Horizonte, MG) / INÁCIO NEUTZLING SJ (UNISINOS, São Leopoldo, RS)
14hs | Grupos de Partilha da conferência e painel
14h | Comunicações
científicas
[Para quem quiser oferecer comunicações de pesquisas realizadas ou
em andamento, ver as informações, abaixo, sobre as regras de submissão]
16hs | Oficinas
1. Dar Exercícios Espirituais a migrantes e
refugiados. “Rumo a um nós cada vez mais inclusivo” (Papa Francisco) / TERIDA DEL
VALLE GUANIPA MUNOZ (SJM Manaus, AM); MARCELO LEMOS (SJM Belo Horizonte, MG)
Ementa: A busca por condições
de vida digna, as guerras, as perseguições de todo o tipo, têm levado muitas
populações a migrarem, seja no interior do próprio país. Medos de
todos os tipos, “nacionalismos fechados e agressivos” (FT, 11), ou “o
individualismo radical” (FT, 105), levam muitas pessoas a se fecharem ao
estrangeiro e ao migrante. Porém, como diz o Papa Francisco, o “futuro das
nossas sociedades é um futuro “a cores”, enriquecido pela diversidade e as
relações interculturais” (Mensagem 107 Jornada mundial dos migrantes e
refugiados). O Padre Arrupe intuiu isso quando criou o Serviço Jesuíta de
Migrantes e Refugiados, em 1980. Aprendizados da experiência de dar Exercícios a quem vive em situação de
deslocamento e busca refúgio.
2. Os Exercícios Espirituais e a promoção da
juventude rural / IRACEMA LIMA DOS SANTOS (EFA Jaboticaba, BA)
Ementa: O mundo rural
tradicional, com seus valores, cultura e organização social, tem sido
fortemente modificado nas últimas décadas por causa da urbanização e das
transformações da modernização no campo. Mesmo assim, continua produzindo
formas de vida extremamente inspiradoras para as sociedades marcadas pela
modernização. A experiência das Escolas Família Agrícola (EFAs), trazidas ao
Brasil pelos jesuítas, inicialmente no interior do Espírito Santo, formam
crianças, adolescentes e jovens através da pedagogia da alternância, fixando-os
no campo e abrindo-lhes alternativas em termos profissionais. Impacto dos Exercícios inacianos nessa proposta
educativa.
3. A inspiração inaciana da “Casa de Irmãos”,
da Associação das Comunidades de Vida Mariana (ACVM) / ROBERTO
BARROS DIAS SJ (Arquivista BRA, RJ)
Ementa: De muitas
maneiras os Exercícios Espirituais produzem iniciativas de promoção de pessoas
em situação de vulnerabilidade. No Rio de Janeiro, a Associação das Comunidades
de Vida Mariana (ACVM), inspirada no lema inaciano do “em tudo amar e servir”,
e dirigida por José Batista Sobrinho, criou a Casa de Irmãos, que acolhe e
acompanha dependentes químicos que buscam recuperação. Temas e modalidades dos Exercícios Espirituais que contribuem
para a promoção da dignidade dos mais pobres.
4. Ethos amazônico e espiritualidade inaciana
/ JUSCELIO PANTOJA (Centro Alternativo de Cultura, Belém, PA)
Ementa: Exercício
de diálogo e alteridade étnica e religiosa. Experiências de construção de
pontes de diálogo e de ação, com outras tradições religiosas, que contribuem no
combate ao racismo e à intolerância religiosa, através de exercícios concretos
junto a crianças, adolescentes e lideranças comunitárias da periferia de Belém
(PA), que levam ao reconhecimento da beleza, bondade e verdade dos negros e
indígenas amazônicos.
5. Exercícios
na vida cotidiana e encontro com Deus nas periferias existenciais / ILZE DE
DEUS (Paróquia São Francisco Xavier, Belo Horizonte, MG)
Ementa: Desenvolveu-se
muito nas últimas décadas a oferta dos Exercícios Espirituais na Vida Corrente
(EVC), seguindo, de modo criativo, a 19º Anotação dos Exercícios (EE 19), com
adaptações diversas, como as que, durante o tempo de pandemia, adotaram os
recursos do mundo virtual para acompanhamento. Algumas experiências, oferecidas
nas paróquias das periferias ou do interior, têm atingido públicos
diversificados, produzindo frutos importantes. Levantam também diversas
questões, com relação ao método, exigindo adaptações, sobretudo para o meio
popular da periferia e do interior.
Dia 28/07/2022
8hs: Momento de oração
8h15-9h15: Conferência | “Tudo está interligado” (LS 16, 91, 138, 240). A dimensão “holística” da mística inaciana / MARIA CLARA BINGEMER (PUC Rio, Rio de Janeiro, MG)
9h30: Pausa
10hs: Painel | Os Exercícios Espirituais e o cuidado da casa comum / EILEEN FITZGERALD ACI (Universidad Católica Boliviana “San Pablo”, Cochabamba, Bolívia); ALEXANDER PAUL ZATIRKA PACHECO SJ (ITESO, Guadalajara, México)
14hs | Oficinas
1. Ver a Deus em todas as coisas. Rezando em
contato e comunhão com a natureza / ADROALDO PALAORO, SJ (Indaiatuba, SP)
Ementa: Nos últimos
anos, várias iniciativas de rezar em contato e comunhão com a natureza têm sido
incentivadas. Apresentação do itinerário proposto, elementos explorados,
relação com os Exercícios Espirituais,
relação com propostas e atividades concretas de luta em defesa e do cuidado da
casa comum, aprendizados já adquiridos.
2. O Sínodo da Amazônia e pistas para pensar a
espiritualidade inaciana / ADELSON ARAÚJO DOS SANTOS SJ (Pontificia Universitas Gregoriana,
Roma, Itália)
Ementa: O Sínodo da
Amazônia é um marco na história recente da Igreja, pois, não só reflete sobre a
situação eclesial e os desafios pastorais da igreja na região, mas traz para o
discernimento da missão eclesial nesse contexto questões relacionadas ao
cuidado do meio ambiente, ao resgate dos aprendizados das culturas e religiões
tradicionais, tanto dos povos originários como afrodescendentes. Pistas para se
pensar a espiritualidade inaciana abertas pelo Documento Final do Sínodo e pela
Exortação Querida Amazônia.
3. Aprendizados da espiritualidade inaciana
com a experiência religiosa dos povos originários / JUNIO
NICACIO (Conselho Indígena de Roraima, RR)
Ementa: Deus falou
e fala de muitas formas, não só através dos antepassados judeus, do AT (Hb
1,1), e pelo Filho e seus discípulos, no NT (Hb 1,2), mas também através da
experiência religiosa e espiritual de todos os povos e culturas. O contato da
equipe pastoral dos jesuítas com a espiritualidade e a cultura Wapichana e
Macuxi, na região Serra da Lua, em Roraima, oferece aprendizados importantes
sobre a maneira de viver uma espiritualidade integral e integradora, que
enriquece a espiritualidade inaciana.
4. Aprendizados da espiritualidade inaciana com
a experiência religiosa dos afrodescendentes / CLÓVIS
CRISPINIANO CABRAL SJ (Centro de Estudos e Ação Social, Salvador, BA)
Ementa: Os
afrodescendentes cultivam uma espiritualidade profundamente enraizada em suas
tradições ancestrais, mantidas vivas por seu grande poder de resistência e por
conferirem sentido à existência em suas distintas dimensões, numa perspectiva
holística. No Brasil, apesar de perseguidas, essas tradições continuam vivas e
têm despertado não só interesse acadêmico, mas também espiritual, através do
intercâmbio fecundo que mantêm com outras espiritualidades e tradições.
Caminhos já realizados de aprendizados mútuos entre as religiões
afrodescendentes e a espiritualidade dos EE.
5. Aportes da obra O meio divino, de Teilhard
de Chardin, para uma espiritualidade do cuidado da casa comum / GERALDO LUIZ
DE MORI (FAJE, Belo Horizonte, MG)
Ementa: Teilhard de
Chardin, o paleontólogo jesuíta que ajudou a Igreja a dialogar com a ciência
moderna, mormente no tocante à questão da teoria da evolução, elaborou em O meio divino, uma mística do encontro
de Deus em todas as coisas considerada emblemática para quem passa pela crítica
das ciências modernas à religião. Que elementos essa obra aporta para uma
espiritualidade do cuidado da casa comum? Como torná-la mais conhecida para
que possa continuar alimentando quem hoje busca a Deus?
16hs | Encerramento
Comunicações
*Os resumos das propostas de comunicações devem ser enviados para [email protected], até 08/07/22. Junto à resposta de aceite, os aprovados receberão link próprio para inscrição e pagamento, também na plataforma Sympla, por e-mail.
Critérios para envio do resumo e texto completo
Os resumos deverão conter entre 150 e 200 palavras, apresentando com clareza e concisão: o tema do trabalho; os objetivos; a metodologia utilizada; as conclusões.Fonte estilo Times New Roman, tamanho 12. O editor de texto deverá ser o Microsoft Word ou compatível.
A estrutura do Resumo deve ser a seguinte:
-
título da comunicação;
-
nome(s) do(s) proponente(s);
-
maior titulação do(s) proponente(s);
-
instituição de origem;
-
a instituição financiadora da pesquisa desenvolvida (se houver);
-
resumo;
-
palavras-chave: entre 3 e 5 palavras, separadas por ponto.
O arquivo deverá ser enviado
pelo e-mail: [email protected]
Deverão ser observados os
seguintes critérios para o envio de propostas de comunicações:
1. A Comunicação inscrita
deve ser de autoria do (s) proponente (s), original e inédita (não foi
apresentada em outro evento);
2. A orientação de uma
Comunicação (resumo e texto final), entre professor e aluno, não caracteriza
coautoria. Para que esta ocorra os proponentes deverão ser efetivamente
autores;
3. As Comunicações em
coautoria que não tiverem, na apresentação, a presença e a participação dos
autores serão canceladas;
4. É vedada a
apresentação de mais de uma comunicação pelo mesmo proponente;
5. Os resumos deverão vir
corrigidos e erros comuns desclassificarão a proposta apresentada;
6. O resultado da
aprovação do resumo será no dia 15/07/2016. Os textos completos serão
publicados nos Anais do Colóquio após aprovação da comissão organizadora.
8. A Coordenação do Congresso
se reserva o direito de não publicar os textos completos que não estivem de
acordo com as normas definidas de publicação e/ou tenham qualidade teórica,
analítica ou metodológica considerada insatisfatória.
TEXTO
COMPLETO
Formato dos textos
completos para publicação nos Anais do Colóquio
1. ENVIO DO TEXTO
COMPLETO ATÉ DIA 30/09/2022. NÃO
SERÁ PRORROGADO O PRAZO.
2. Números de páginas:
até 12, incluindo as referências.
3. O texto deve ter a
seguinte estrutura:
-
título da comunicação - Fonte: Times new roman, tamanho 14, centralizado.
-
nome do (s) autor (es): itálico, fonte Times, tamanho 12, recuado à direita,
com (nota de rodapé com asterisco (*), na primeira página, contendo: maior
titulação do autor, filiação institucional, instituição financiadora da pesquisa
(se houver) e e-mail.
-
resumo (segundo padrão do resumo submetido e aprovado).
-
palavras-chave (entre 3 e 5).
-
Introdução
-
Corpo do texto (com as diversas partes do artigo, como tópicos numerados: 1,
1.1, 2., 2.1...)
-
Conclusão
-
Referências
4. Formatação:
-
A4, margens (superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm);
-
fonte: Times New Roman, Tamanho: 12;
-
espaço entre linhas 1,5;
-
parágrafo com recuo de 1,25 cm;
-
editor de texto Microsoft Word ou compatível.
-
tópicos numerados e subtítulos: Times, tamanho 12
-
As citações deverão ser feitas no corpo do texto da seguinte forma: (SOBRENOME,
ano, página = LIBANIO, 2011, p. 15) ou Sobrenome (ano, página) = Libanio (2011,
p. 15).
-
as citações com mais de três linhas, sem aspas, terão recuo a 4 cm, tamanho 10,
espaço simples.
-
as referências (não usar bibliográficas ou bibliografia), ao final do texto, em
ordem alfabética, deverão obedecer ao seguinte padrão:
-
Livro:
SOBRENOME, Nome. Título da obra. Cidade: Editora, ano.
-
Capítulos de livro:
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título da obra. Cidade: Editora, ano. páginas xx-yy.
-
Artigo:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da revista, Cidade, v. (volume), n. (número), p. (página) páginas (x-y), (mês e) ano.
-
Documentos eletrônicos:
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