03/04, qui, às 16h | online
Contatos com a arte + Volta às aulas
com Mirela Estelles e Amanda Falcão
Os percursos poético-musicais no programa Família MAM foram pensados para acolher bebês e suas famílias nas exposições de arte do museu, propondo experiências lúdicas, artísticas e educativas no ambiente do museu. Utilizando jogos musicais, rodas de versos e cantos da cultura tradicional da infância para mediar e aproximar as obras do público, procuram promover a memória cultural por meio da experimentação e do brincar. Neste encontro a educadora Mirela Estelles compartilha suas vivências nas exposições temporárias e no Jardim de Esculturas, integrando cantigas e brincadeiras ao diálogo com o público. Ainda na perspectiva das diversas formas de pensar a educação nos museus, a educadora Amanda Falcão alinhava uma reflexão sobre o entrelaçar dos processos artesanais aos processos pedagógico nos contextos em que o aprender e o ensinar se encontram, se modificam, brincam e jogam entre suas posições e transformações.
Mirela Estelles é mediadora cultural que investiga os desdobramentos da narração de histórias na educação em museus e exposições de arte. Estudou Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP e especializou-se em Linguagens da Arte no Centro Universitário Maria Antônia, onde iniciou as pesquisas e atividades do projeto Histórias para Ver e Ouvir (2011-). Com experiência em arte contemporânea, educação, livro e leitura, culturas da infância, patrimônio imaterial e públicos de museus, realiza a curadoria de exposições e de projetos educativos em escolas, livrarias, bibliotecas, museus e outras instituições culturais, com atenção aos aspectos de acessibilidade e diversidade na gestão cultural de equipes multidisciplinares. Atualmente coordena a área de educação do Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde atua desde 2009. Neste museu, fez a curadoria da exposição Elementar: fazer junto (2023); idealizou os projetos: Semana das Culturas da Infância (2012-), Festival Corpo Palavra (2021-) Histórias no Jardim (2022-) e estruturou o programa com narrações simultâneas em português e libras (2011), que originaram o projeto Histórias para Ver e Ouvir (2020).
Amanda Harumi Falcão é artista, educadora e artesã. Pós-graduanda em Arte Educação, formada em bacharelado de Artes Visuais e licenciatura em Artes, onde desenvolveu a pesquisa de iniciação científica “O Bordado como linguagem na mediação cultural”. Atuou em educativos de instituições culturais como Sesc Pompeia e Sesc 24 de Maio, lecionou o curso “Oficina de Bordado Livre: Costurando Memórias, Afetos e Reflexões” em Oficinas Culturais, proponente da “Vivência de Bordado Poético” no Instituto Adelina e atualmente é educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Em suas pesquisas, busca costurar a relação entre memória e o fazer artesanal e, também, criar estratégias e caminhos para o cruzamento dos saberes populares com os processos da mediação cultural e arte educação.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público.
Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.
Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.