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Curso de filosofia: Cartografia do desejo em Deleuze & Guattari

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Curso de filosofia: Cartografia do desejo em Deleuze & Guattari

25 mar - 2025 • 23:30 > 25 mar - 2025 • 23:59

Evento Online  
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Descrição do evento

A transmissão da PRIMEIRA AULA GRATUITA será na terça, 18/03, às 20h. A gravação estará disponível até terça, 25/03. ASSISTA AQUI


A partir de 18/03, durante 9 aulas às terças, com a primeira aula gratuita, serão expostos alguns dos conceitos mais importantes sobre o tema Cartografia do desejo em Deleuze & Guattari: o investimento libidinal inconsciente de desejo, as tarefas da esquizoanálise, os perigos das linha do desejo, distinção entre mapa e decalque, agenciamento e corpo sem órgãos, entre outros.


Inscrição SOMENTE até às 23h59 de terça, 25/03. Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos das aulas serão enviados por e-mail na data da transmissão de cada aula. 


As aulas serão transmitidas ao vivo das 20h às 22h30, sempre às terças, com opção de perguntas pelo chat. As gravações estarão disponíveis aos participantes durante 1 ano (incluindo o vídeo da primeira aula), após a transmissão de cada aula.


O acesso pode ser via telefone celular, desktop (notebook/PC) e tablet. Não é necessário instalar aplicativo. 


A duração do curso é de 9 aulas, de 18/03 a 13/05.


O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.

Os participantes terão acesso aos links para baixar os áudios de todas as aulas (para obtê-los definitivamente será necessário baixá-los em até 1 ano) e ao material complementar (textos, vídeos e bibliografia).


Cada aula será dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, comentários de citações selecionadas; na terceira parte, perguntas dos participantes por meio do chat.

Haverá certificado de participação com carga horária de 22 horas.


Para Gilles Deleuze e Félix Guattari, as sociedades, os grupos e os indivíduos são feitos de linhas de desejo que são objetos de estudo da esquizoanálise. Como manter o desejo pelo poder afastado de nós? Como impedir que o desejo, por desgosto com a existência, trace uma linha suicidária? Para isso é necessário, em cada caso, estudar as diversas combinações entre linhas que são de natureza diversa (linha dura, linha flexível e linha de fuga), ou seja, é indispensável cartografar o desejo para que, a partir de novas experimentações com o corpo, sejam traçados, prudentemente, novos territórios existenciais (modos de existência que intensificam a vida).  



Aula 1, em 18/03: 

O investimento libidinal inconsciente de desejo (aula gratuita)


Aula 2, em 25/03: 

As linhas do desejo: dura, flexível e de fuga


Aula 3, em 01/04: 

Os perigos das linhas do desejo: Medo, Clareza, Poder e Desgosto


Aula 4, em 08/04: 

Micropolítica do fascismo


Aula 5, em 15/04: 

Distinção entre a interpretação do inconsciente (decalque) e a cartografia do inconsciente (mapa) 


Aula 6, em 22/04: 

As tarefas da esquizonálise


Aula 7, em 29/04: 

O objeto prático da esquizoanálise: qual é o seu corpo sem órgãos?


Aula 8, em 06/05: 

Como criar para si um corpo sem órgãos


Aula 9, em 13/05: 

Um caso de esquizoanálise segundo Guattari




Dúvidas? 
Entre em contato pelo e-mail 




AMAURI FERREIRA é professor, escritor e filósofo. É pesquisador autônomo dos filósofos Epicuro, Baruch Spinoza, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019), "Singularidades Criadoras" (2014), e também de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Para saber mais, visite www.amauriferreira.com



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Filosofia Livre

Cursos livres de Filosofia com transmissão de aulas ao vivo sobre Epicuro, Spinoza, Nietzsche, Bergson, Deleuze e Guattari. As aulas são ministadas pelo filósofo, escritor e professor Amauri Ferreira. Os cursos servem para quem deseja ter um contato inicial, com uma abordagem acessível (sem deixar de ser rigorosa), mas também servem para quem deseja um conteúdo específico que pode auxiliar o aluno na produção de uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado.

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