01 ago - 2024 • 23:30 > 01 ago - 2024 • 23:59
01 ago - 2024 • 23:30 > 01 ago - 2024 • 23:59
A primeira obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, "O anti-Édipo", é marcada por uma nova teoria do desejo e do inconsciente. Como alternativa à representação tradicional do inconsciente (Édipo como dogma), Deleuze & Guattari não dissociam o desejo do processo de uma linha de fuga criadora que é traçada pelas máquinas desejantes. Em razão das exigências de cada formação social, o desejo é necessariamente separado do seu processo e subordinado a um sistema de repressão-recalcamento que o desintensifica. Portanto, o problema ético-político-clínico da teoria de Deleuze & Guattari é devolver ao desejo o processo que o intensifica por meio de novos acoplamentos ou agenciamentos maquínicos, criando, desse modo, novos territórios existenciais ou modos de existência.
Aula 1, em 25/07: Apresentação geral do curso (aula gratuita)
Aula 2, em 01/08: A máquina territorial primitiva (corpo pleno da terra) e a máquina despótica bárbara (corpo pleno do déspota).
Aula 3, em 08/08: A máquina capitalista civilizada (corpo pleno do capital-dinheiro).
Aula 4, em 15/08: Capitalismo e esquizofrenia: a desterritorialização e a descodificação dos fluxos de desejo; Estado e paranoia: a reterritorialização e a axiomatização dos fluxos.
Aula 5, em 22/08: Distinções entre as terras familiares edipianas da neurose, as terras artificiais da perversão e as terras asilares da psicose.
Aula 6, em 29/08: A edipianização no capitalismo: a privatização familiar e o triângulo pai-mãe-eu.
Aula 7, em 05/09: Continuação da edipianização no capitalismo: a imagem deslocada da produção desejante como pulsões familiares incestuosas.
Aula 8, em 12/09: A edipianização na psicanálise: o falo transcendente; a identificação neurótica e a interiorização dita normativa; a aplicação das imagens sociais às pessoas familiares.
Aula 9, em 19/09: Continuação da edipianização na psicanálise: a culpabilização do inconsciente; Édipo como causa das perturbações neuróticas.
Aula 10, em 26/09: O inconsciente produtor sem Édipo: as máquinas desejantes e as sínteses do inconsciente.
Aula 11, em 03/10: Continuação do inconsciente produtor sem Édipo: o corpo sem órgãos, o recalcamento originário do desejo e o recalcamento propriamente dito.
Aula 12, em 10/10: A tarefa negativa ou destrutiva da esquizoanálise: desedipianizar o inconsciente.
Aula 13, em 17/10: A primeira tarefa positiva da esquizoanálise: quais são as suas máquinas desejantes?
Aula 14, em 24/10: A 1ª tese da segunda tarefa positiva da esquizoanálise: todo investimento é molar e social.
Aula 15, em 31/10: A 2ª tese da segunda tarefa positiva da esquizoanálise: a distinção entre o investimento pré-consciente de classe ou de interesse e o investimento libidinal inconsciente de desejo ou de grupo.
Aula 16, em 07/11: A 3ª tese da segunda tarefa positiva da esquizoanálise: todo investimento libidinal do campo social é primeiro em relação aos investimentos familiares.
Aula 17, em 14/11: A 4ª tese da segunda tarefa positiva da esquizoanálise: a distinção dos dois polos de investimento libidinal social.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Filosofia Livre
Cursos livres de Filosofia com transmissão de aulas ao vivo sobre Epicuro, Spinoza, Nietzsche, Bergson, Deleuze e Guattari. As aulas são ministadas pelo filósofo, escritor e professor Amauri Ferreira. Os cursos servem para quem deseja ter um contato inicial, com uma abordagem acessível (sem deixar de ser rigorosa), mas também servem para quem deseja um conteúdo específico que pode auxiliar o aluno na produção de uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.