17 dez - 2024 • 19:30 > 17 dez - 2024 • 21:00
17 dez - 2024 • 19:30 > 17 dez - 2024 • 21:00
Curso Letramento Racial- A questão do Pardo no Brasil: Módulo I
Este curso online, oferece uma imersão nos debates contemporâneos sobre raça, identidade e resistência no Brasil. Por meio de uma perspectiva teórica e prática, o curso reflete sobre as relações históricas e culturais que estruturam as hierarquias raciais no Brasil, destacando estratégias de resistência e valorização das identidades afro-indígenas e mestiças. Ideal para quem deseja aprofundar seu entendimento sobre temas decoloniais, o programa é e fundamentado em autores como Lia Vainer Schucman, Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes.
17/12/2024- Aula A Questão do Pardo no Brasil (Módulo I):
A aula aborda o conceito de como uma construção identitária e uma forma de resistência no contexto racial e cultural brasileiro. Baseando-se em autores decoloniais e brasileiros como Lia Vainer Schucman, Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes, a discussão explora como a mestiçagem foi historicamente usada para reforçar hierarquias raciais e apagar identidades africanas e indígenas. No entanto, a posição do pardo no Brasil é apresentada como uma ferramenta de reivindicação política e cultural que desafia o epistemicídio e promove a valorização de saberes mestiços. A aula também reflete sobre a colonialidade do ser e do poder, destacando como essas estruturas moldam as experiências pardas no Brasil.
Esta aula é uma oportunidade de imersão no tema da questão da identificação dos pardos e sua relevância para os debates raciais, identidade e resistência no Brasil contemporâneo. Com uma abordagem teórica e prática, serão explorados os seguintes tópicos:
História e conceito: Definições e contextualizações históricas, com destaque para o papel da mestiçagem no projeto de branqueamento e suas consequências culturais e sociais.
Identidade Racial: Como a identificação da existência do pardo contribui para a formação da identidade individual de integrantes de grupos inviabilizados.
Colonialidade do ser e do poder: O impacto do racismo estrutural e as dinâmicas de exclusão e invisibilidade enfrentadas pelos pardos no Brasil.
Narrativa de transformação: Reflexões sobre como os pardos podem construir narrativas de identidade e resistência, com base em suas raízes africanas, indígenas e europeias.
Objetivos da Aula
Junte-se a nós nesta aula e amplie sua compreensão sobre as práticas de solidariedade e resistência feminina a partir de uma perspectiva decolonial!
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Tainara Ferreira
Mulher negra, baiana, consultora de Diversidade e Inclusão, especialista em Letramento Racial e de Gênero, palestrante, influenciadora, experiência com gestão pública e marketing, bacharel em Artes pelo IHAC/UFBA, bacharelando nos estudos em Gênero e Diversidade pelo NEIM/UFBA, aluna especial na Pós Afro UFBA e pós-graduanda em Teologia, Cosmologia e Cultura Afro-brasileira.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.