2º Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - 2023
A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631, de 09.04.1980, que tem como objetivo incentivar a leitura e a construção do conhecimento através da difusão do livro, da informação e do acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais.
Em homenagem a esta data, a Biblioteca da UEMS realizará uma semana especial, entre os dias 23 e 27 de outubro, cheia de atividades, palestras, cursos e também premiações para todos os alunos, servidores e comunidade externa à UEMS.
O curso de "Métodos de Estudos" terá como
Ministração: Bruno Massayuki
Resumo:
Numa história antiga, há relatos de um sobrevivente de um desabamento de um grande salão de festas que conseguiu rememorar o nome de todas pessoas que estavam no evento antes do desabamento apenas reconstruindo o cenário em sua cabeça (FOER, 2012). Embora antiga, tal narrativa ajuda a compreender que nossa memória é muito eficaz em guardar informações relacionadas a contextos (FOER, 2102; FREIRE, 1996) e a diferentes percepções, que, neste caso, utilizou-se de percepção visual e até emocional decorrente da tragédia (LENTE, 2004).
Este exemplo apresentado é apenas uma das muitas formas de se aprender algum conteúdo. Há outros também, como a repetição que é muito comum na preparação de provas de concurso, ou indo além, para se aprender alguma aptidão física como nos treinamentos de "cobranças de faltas" no futebol ou de arremessos no basquete em que o jogador realiza o gesto inúmeras vezes.
Longe de trazer "receitas de bolo", penso em mostrar as diferentes formas de estudos que aprendi não só ao longo da minha longa trajetória para passar em medicina mas também que tenho utilizado na minha atual graduação. No decorrer da nossa conversa, irei comentar um pouco sobre as bases neurobiológicas desse tema para que tenhamos o máximo de aproveitamento de nossas capacidades.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FOER, Joshua. Moonwalking with Einstein: The art and science of remembering everything. Penguin, 2012.
LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. In: Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. 2004.
Carga horária: 4 horas
Currículo dos ministrantes:
Bruno Massayuk: Um pouco sobre mim: sou graduado em fisioterapia (UNESP), professor de redação no cursinho popular "Paralelus" há 3 anos, estudante quarto anista de medicina na UEMS. Tenho alguns artigos de revisão de literatura publicados e participação em dois livros, todos na área de psiquiatria. Só depois dos 25 anos que eu comecei a desenvolver o hábito da leitura, bem como a ter um cuidado maior pelo conhecimento. Por isso, gosto da área de ensino e desejo trazer um pouco dessas minhas vivências.
O curso terá certificado então atenção na hora de inserir suas informações.
ATENÇÃO: O curso será tanto online como presencial
Local do presencial: Bloco D - sala S09
Horário local do MS: 15h00
Ofertante e responsável pela organização: Equipe da Biblioteca da Unidade UEMS em Campo Grande