07 jul - 2022 • 18:30 > 08 jul - 2022 • 22:30
07 jul - 2022 • 18:30 > 08 jul - 2022 • 22:30
Neste curso veja o que muda no projeto e dimensionamento.
CARGA HORÁRIA: 8 horas (Dias 07 e 08 de julho - das 18h30 às 22h30)
VALOR DO INVESTIMENTO: Gratuito para associados | Não associados R$ 480,00
PÚBLICO ALVO:
Engenheiros civis, arquitetos, alunos dos cursos de engenharia civil e arquitetura e urbanismo e todos os profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos na área de instalações prediais hidráulicas e sanitárias.
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA:
A ABNT NBR 5626:2020, cancela e substitui as antigas normas: ABNT NBR 5626:1998 – Instalação predial de água fria e ABNT NBR 7198:1993 – Projeto e execução de instalações prediais de água quente. A unificação das duas normas, em uma única norma, sem dúvida facilita o acesso à informação. A atualização da norma por si só deve ser considerada positiva, visto que, muita coisa mudou na construção civil, desde 1998, principalmente, depois da publicação da ABNT NBR 15575:2013 (Norma de Desempenho das Edificações).
A ABNT 5626:2020 está mais moderna, mais flexível para o projetista e alinhada com o mercado. A norma parece mais direcionada para uma proposição de manual de operação e manutenção das instalações. O conjunto de normas denominado ABNT NBR15575:2013 foi desenvolvido com a finalidade de estabelecer um padrão de desempenho mínimo nas edificações habitacionais, visando a qualidade e a inovação tecnológica na construção. Portanto, o alinhamento com a ABNT NBR 15575-6:2013 – Edificações habitacionais – Desempenho, particularmente, foi muito positivo, pois é uma tendência atual na engenharia civil.
Por outro lado, a ABNT NBR 5626:2020 aparenta não querer se comprometer com assuntos que podem gerar conflito, ou até mesmo serem invalidados ao longo dos anos como, por exemplo, a retirada das recomendações de materiais e procedimentos de dimensionamento. O ponto negativo ABNT NBR 5626:2020, sem dúvida, foi a remoção do Anexo A (ABNT NBR 5626:1998), que dava orientações precisas e específicas para o desenvolvimento do projeto e dimensionamento. A atualização da norma deixou os profissionais da área órfãos de dimensionamento, não trazendo nela diretrizes que possam ser seguidas.
A nova redação passou a ser menos específica e mais generalista. O foco passou a ser quesitos mais relacionados a desempenho (Norma de Desempenho) do que em detalhes e orientações para dimensionamentos. Para suprir essa deficiência, o objetivo deste curso é discutir os pontos positivos e negativos da ABNT NBR 5626:2020, com relação ao projeto e dimensionamento dos sistemas de água fria e água quente, bem como apresentar alguns exercícios com aplicação dos requisitos estabelecidos nesta norma.
METODOLOGIA
No curso serão desenvolvidas duas atividades básicas: de instrumentação (aulas expositivas com o apoio de recursos audiovisuais) e exercícios aplicados aos projetos de instalações de água fria e água quente de acordo com a nova norma NBR 5626:2020. A atividade de instrumentação terá como objetivo apresentar e discutir as principais mudanças que ocorreram no texto da nova norma (ABNT NBR 5626:2020) com foco no projeto, dimensionamento, execução, desempenho e manutenção das instalações de água fria e de água quente. Também serão aplicados em sala de aula alguns exercícios de dimensionamento dos sistemas prediais de água fria e água quente seguindo os requisitos informativos e normativos da nova norma.
PROFESSOR:
Prof. Eng. Roberto de Carvalho Junior
Engenheiro civil, licenciado em Matemática, com habilitação em Física e Desenho Geométrico. Pós graduado em Didática do Ensino Superior. Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Hidráulica e Saneamento. Projetista de Instalações Prediais desde 1982, já elaborou inúmeros projetos de edificações de médio e de grande porte, executados em várias cidades do Brasil. Desde 1994, atua na área acadêmica, em faculdades de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, como professor universitário das disciplinas de instalações prediais.
É palestrante e autor dos livros “Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura”; “Instalações Elétricas e o Projeto de Arquitetura”; “Patologias em Sistemas Hidráulico-Sanitários”; “Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias – Princípios básicos para elaboração de projetos”; “Interfaces Prediais” e “Como se – 99 soluções de instalações hidráulicas e sanitárias”. Todos os livros editados pela Blucher. É autor de diversos artigos e publicações em vários jornais e revistas do país voltadas a construção civil, falando especificamente sobre assuntos relacionados a sua área de atuação. Atualmente, trabalha na área acadêmica e como consultor independente.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
AEAT
A AEAT (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Taubaté) está localizada na Rua Santa Luiza de Marilac, 1347, e tem como foco promover a defesa e a qualificação profissional de seus associados. Ao longo do ano promove cursos, palestras, e eventos que visam integrar e enaltecer todos aqueles que contribuem para o crescimento da engenharia.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.