O Dia do Bibliotecário é uma data muito importante para celebrar a contribuição dos profissionais da informação na sociedade. Através do trabalho de catalogação, organização e disponibilização de informações, os bibliotecários ajudam a disseminar conhecimento e promover a cultura em nossa sociedade.
No entanto, além da organização e disponibilização de informações, é importante também se preocupar com a conservação dos acervos bibliográficos. Acervos bibliográficos são coleções de livros, revistas, jornais, documentos e outros materiais que compõem o patrimônio cultural de uma sociedade. Esses materiais podem ser danificados ao longo do tempo, seja por condições climáticas inadequadas, manuseio incorreto ou falta de manutenção.
Por isso, é importante que os profissionais da biblioteconomia, assim como os demais que atuam nos espaços das bibliotecas tenham conhecimentos básicos de conservação preventiva para acervos bibliográficos. Esses conhecimentos podem ajudar a evitar danos nos materiais e garantir a preservação desses acervos para as futuras gerações.
O curso "Noções básicas de conservação preventiva para acervos bibliográficos" é uma ótima oportunidade para bibliotecários e profissionais da informação adquirirem esses conhecimentos. Durante o curso, os participantes aprenderão sobre os principais fatores que podem danificar os materiais, como identificar e tratar problemas comuns, além de receberem dicas de como manter os acervos em boas condições.
Ao promover um curso como esse no mês de comemoração ao Dia do Bibliotecário, a Biblioteca da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Unidade de Campo Grande, está destacando a importância da conservação preventiva para a preservação do patrimônio cultural de nossa sociedade. É uma forma de valorizar a atuação dos profissionais da biblioteconomia e contribuir para a disseminação de conhecimentos relevantes para a área.
Ministração: Conservadora-restauradora Aline Rabello
Resumo: Este curso introdutório visa apresentar os principais conceitos relacionados à conservação de livros, os agentes de deterioração que afetam os acervos das bibliotecas e algumas medidas de conservação que auxiliam na prevenção e contenção dos danos ao acervo.
Carga horária: 4 horas
Currículo do ministrante:
Conservadora-restauradora Aline Rabello é Mestranda em História pelo PPGHIS/UnB. Especialista em História da Cultura e da Arte pela UFMG (2010); bacharela em Conservação-restauração de Bens Culturais Móveis pela UFMG (2015) e em História pela PUC-Minas (2009). Desde 2019 é conservadora-restauradora (terceirizada) na Coordenação de Preservação de Conteúdos Informacionais do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados. Foi integrante da equipe da Diretoria de Gestão de Acervos Museológicos na Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (2017 a 2019). Trabalha com acervos de arquivos e bibliotecas desde 2007 e já participou de projetos para preservação do patrimônio em diversas instituições, exercendo atividades dentro das áreas de gestão documental, educação patrimonial e conservação-restauração.
O curso terá certificado então atenção na hora de inserir suas informações.
Ofertante e responsável pela organização: Equipe da Biblioteca da Unidade UEMS em Campo Grande