A proposição deste curso é dialogar sobre o campo da escuta e da sonoridade como lugar de enunciação de sabedorias íntimas, comunitárias e coletivas anticoloniais. Partindo do som como elo comunicativo e da sua capacidade de uso como meio de codificação de conhecimentos, a formação vai propor aos participantes um encontro com vivências de escuta, práticas sonoras, diálogos com acervos, legados e sistematizações criativas das nossas experiências como povos negrodescendentes oriundos das rotas do atlântico.
Produzidas por coletividades e artistas, estas experiências modificam as esferas subjetivas, políticas e comunitárias, provocando, ao mesmo tempo em que se expandem, reações aos sistemas neocoloniais de silenciamento. Deste modo, além de evidenciar esses movimentos, a formação também busca mostrar as estratégias construídas por comunidades e seus indivíduos como forma de propor outros meios de convivência e circulação de informações.
O curso é dedicado a qualquer pessoa que tenha interesse pelo tema abordado, em especial pessoas que estejam envolvidas com artes, criação, tecnologias sonoras, lugares de escuta, produção de celebrações, tradutores de libras, vivências em corpo, coreografia e dança, áreas de artesanias de som e pesquisas afins.
Curso online
Segundas-feiras
Datas: 31 de julho, 07, 14, 21 e 28 de agosto, e 04 de setembro
Horários: das 19h30 às 22h
Duração: 06 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Programa do curso
Encontro 1 - Escuta, subjetividade e intimidade política
Os sentidos que não dormem
Corpo [de escuta / que escuta / canal]: meios para vibrações que nos atravessam
O matutar como escuta política dos tempos [não-lineares]
Estratégias para acordar a sabedoria da escuta
Encontro 2 - Ancestralidades como seletoras de frequências
Diferentes diásporas, diferentes sonoridades, diferentes escutas
Tecnologias de conexão ancestral: possíveis rotas de orientação dos legados recebidos
Ritmação como sabedoria comunitária/coletiva anticolonial
Os cantos e os sons nas rotas de liberação das violências
Encontro 3 - Sonoridades e criptografia dos legados (Parte I)
O que precisa de escuta e não pode ser dito?
Estratégias de movimentação e circulação pelos códigos sonoros
Os instrumentos como metáforas-membrana da manifestação dos legados
Metodologias radiofônicas como tecnologias de retroalimentação criativa
Relações de alteridade: discoteca || biblioteca
Encontro 4 – Sonoridades e criptografia dos legados (Parte II)
Coletividades sonoras para liberdades políticas
A expressão da escuta e das musicalidades como gesto narrativo
Movimento dos corpos, festividades-manifesto
A celebração como sabedoria comunitária
Encontro 5 – Corpos sonoros, tecnologias de controle
Pesquisa e controle das expressões de escuta e sonoridades dos povos negroatlânticos
Regras de legitimação como interferência no fluxo de expressão
As reações neocoloniais aos movimentos de liberdade
Tradução em via única: a continuidade dos protocolos de servidão
Encontro 6 – Movimentos contemporâneos de (re)liberação
Metodologias de (sobre)vivências: cuidando das escutas e dos legados sonoros como saberes s/em extinção
A não-tradução como gesto de recusa no campo sonoro
A rádio como lugar de reconquista e alteridade dos povos negroatlânticos
Experiências contemporâneas de criação sonora e movimentos de liberdade
Sobre a professora:
Ana Lira é artista visual, curadora, rádio host, fotógrafa, escritora e editora baseada no Brasil. É especialista em comunicação social pela UFPE com ênfase em Teoria e Crítica de Cultura. Possui uma prática baseada em processos coletivos e parcerias há mais de duas décadas. Nestas iniciativas, dedica-se a fortalecer práticas colaborativas de criação, as escutas das coletividades em que está envolvida, as dinâmicas culturais relacionadas com as sensibilidades cotidianas e as entrelinhas das relações de poder que afetam nosso processo de comunicação e a forma como produzimos conhecimento no mundo.
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Dúvidas:
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