10 mai - 2023 • 19:00 > 31 mai - 2023 • 21:00
10 mai - 2023 • 19:00 > 31 mai - 2023 • 21:00
Através
da análise de obras representativas e suas particularidades, o curso explica
como as ideias conceituais em trabalhos de videoarte e time-based media
são ligadas à lógica funcional das mídias eletrônicas que amparam a sua
construção.
Além
de relacionar obras artísticas ao desenvolvimento da linguagem em que se
baseiam e ao momento de sua criação, o curso também problematiza as
dificuldades de inserção destas em acervos e coleções institucionais: como
preservar obras cujo conceito depende de equipamentos sujeitos à obsolescência?
Seria possível substituir esses equipamentos ou eles devem ser constantemente
restaurados? Quando exibida em diferentes contextos, quais parâmetros que
definem uma videoinstalação podem variar e quais devem ser mantidos?
Do
ponto de vista museológico, o que torna trabalhos dessa natureza fascinantes é que
as formas de conservar mídias eletrônicas não são as mesmas de esculturas ou
pinturas. Muitas vezes, o único elemento a ser preservado é a ideia do projeto,
seus parâmetros técnicos e instruções de montagem, ao passo que os equipamentos
necessários podem ser alugados a cada nova exibição.
É com o objetivo de compreender essas demandas e tomar decisões de preservação que arquivistas e pesquisadores devem dialogar com artistas para estabelecer instruções de montagem que mantenham intacto o conceito original de cada obra. Compreender as especificidades de determinado trabalho, discernir conceito de suporte e registrar orientações que permitam futuras montagens são as chaves para um colecionismo e conservação responsáveis em videoarte e time-based media.
Datas: 10, 17, 24 e 31 de maio
Horários: das 19h
às 21h
Duração: 04
encontros
Público:
interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso online
Aulas gravadas
disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Programa
do curso
10/05
– Aula 1, com Roberto Cruz
Processo
curatoriais e imagens em movimento: compreensão das formas de expressão que
utilizam a imagem em movimento e seus dispositivos como elemento de criação e
experimentação. Como abordar de maneira analítica e propositiva as experiências
neste campo de criação?
17/05
– Aula 2, com Roberto Cruz
Preservando
e difundindo o que ainda não se perdeu: um panorama sobre como instituições
museais têm lidado com a preservação em time-based media.
Time-based
media no acervo
do MAM-SP - Observações sobre o Lab. de Pesquisa.
24/05
– Aula 3, com Caio Meirelles Aguiar
Rafael
França no MAC-USP: modos de ler e administrar mudanças sobre quatro videoinstalações
Alguns
artistas brasileiros lidando hoje com essas questões: Luiz Roque, Cinthia
Marcelle, Rodrigo Cass, Mayana Redin, Darks Miranda, entre outros
31/05
– Aula 4: Caio Meirelles Aguiar e Roberto Cruz convidam a artista Leticia Ramos
A
artista convidada Leticia Ramos apresenta casos e situações problema que se
relacionam com o conteúdo do curso
Sobre os professores:
Caio Meirelles Aguiar
Arquiteto e museólogo, desenvolve
projetos relacionados à gestão e documentação de acervos híbridos, pesquisa
curatorial e edição de conteúdo relacionado à arte contemporânea. Após 10 anos
trabalhando com exposições, escritórios e galerias de arte, atualmente faz
parte do Núcleo de Memória e Pesquisa do Itaú Cultural e, paralelamente, presta
consultorias referentes à conservação de instalações, performances e outras obras
de arte multimídia.
Leticia Ramos
A sua investigação artística
centra-se na criação de aparatos fotográficos adequados para captar e
reconstruir o movimento e apresentá-lo através de vídeo, fotografia e
instalação. Com particular interesse pela ciência da ficção, desenvolveu
romances geográficos complexos em algumas das suas séries, como ERBF, Bitácora
e Vostok. O acaso, assim como a experimentação com a fotografia e o processo
artístico são direções que podem ser vistas em seu trabalho.
Roberto Moreira S. Cruz
Com formação em Comunicação e
Cultura (Mestrado – UFRJ -1999-2001), Comunicação e Semiótica (Doutorado –
PUC-SP – 2008-2011) e pós-doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação
Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo e do
Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP – 2017-2019. Como Gerente de Projetos no
Itaú Cultural (2001 – 2011), realizou projetos de pesquisa, mostras, exposições
e eventos culturais em geral nas áreas de Audiovisual e Artes Visuais. Foi
Diretor Executivo da Sociedade Amigos da Cinemateca (2016-2018) e do Conselho
editorial da Enciclopédia de Cinema do Itaú Cultural (2015-2019).
Como pesquisador e curador
independente, realizou projetos em colaboração com instituições como Oi Futuro,
Sesc-SP, Itaú Cultural, Sesi-SP, Usina do Gasômetro-RS, Palácio das Artes-MG,
Centro Cultural Banco do Brasil, MAM-RIO, Fundação Iberê Camargo – RS, Museu de
Arte Contemporânea (MAC-USP) entre outras.
Sócios do MAM têm
20% de desconto. Faça parte!
Estudantes,
professores e aposentados têm 10% de desconto
Dúvidas:
WhatsApp: 11 99774 3987
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
cursos mam
A programação dos cursos do mam tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre histórias das artes e temas contemporâneos. São cursos teóricos e práticos nas áreas de histórias e crítica da arte, fotografia, literatura, artes visuais, entre outras. Ministrados por profissionais renomados, os cursos atendem tanto iniciantes como especialistas.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.