São poucas as instituições culturais brasileiras que podem contar com equipes profissionalizadas de comunicação ou com agências especializadas que as auxiliem na missão de se conectar com o público. Especialmente no caso das instituições de pequeno e médio porte, a missão de divulgar projetos e atividades acaba sendo desempenhada por pessoas sem formação específica em comunicação, e que muitas vezes acumulam outras funções.
Este curso tem o objetivo de ajudar esses profissionais a compreender o universo da comunicação digital em instituições culturais e descobrir técnicas e ferramentas para facilitar o dia a dia e promover uma comunicação eficiente - dentro das possibilidades reais de atuação de cada um. O curso será baseado em estudo de casos reais e recentes, ferramentas online gratuitas e exercícios práticos com base na realidade dos participantes.
Datas: 19 e 26 de agosto, 02 e 09 de setembro
Segundas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
Programação
Aula 1 – Calibrando o potencial de trabalho em comunicação
- Por que comunicar? E quem comunica?
- O que é necessário fazer x O que é possível fazer
- Onde estão os públicos e como chegar neles.
- PRÁTICA: Torne sua instituição “encontrável”: as possibilidades do Google My Business
Aula 2 – Consistência nas redes sociais: parte 1
- Esse tal de algoritmo: como funcionam as redes sociais
- Plataformas mais utilizadas e seu potencial hoje
- PRÁTICA: Construindo coerência na mensagem – Texto e Design utilizando ferramentas gratuitas como Chat GPT e Canva
- BÔNUS: Como utilizar imagens na internet sem infringir direitos autorais – bancos de imagem e Wikimedia Commons
Aula 3 – Consistência nas redes sociais: parte 2
- Entendendo o “funil de venda” na realidade da cultura
- PRÁTICA: Como criar uma linha editorial e um calendário de postagens
- Ferramentas (gratuitas e pagas) para agendamento de posts
- BÔNUS: Métricas em comunicação digital
Aula 4 - Se organizando para desorganizar: técnicas e ferramentas simples para planejamento pessoal
- Construa um “HD externo” para sua mente
- PRÁTICA: Use o Trello e o Notion para organizar as próprias ideias
- BÔNUS: Organização compartilhada: como estabelecer um processo em comunicação
Sobre a professora:
Renata Beltrão é jornalista, especialista em gestão pública e mestre em Museologia. Tem mais de 20 anos de experiência em comunicação e, desde 2011, atua na área da cultura no Estado de São Paulo. Em 2019, assumiu a coordenação de Comunicação e Marketing do IDBrasil, organização social que gerencia o Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa. No momento, cursa o MBA em Marketing da Esalq/USP.
Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto
Dúvidas:
WhatsApp: 11 99774 3987