06 jun - 2023 • 19:30 > 27 jun - 2023 • 22:00
06 jun - 2023 • 19:30 > 27 jun - 2023 • 22:00
A proposta
Crítica é muito mais do que descrição ou julgamento. Um texto crítico deve ir além do que um trabalho artístico ou exposição apresenta em sua visualidade imediata, tornando visível para quem o lê aspectos salientados pela interpretação de quem escreve. Embora subjetiva, a interpretação do crítico deve ser coerente e fazer sentido para o leitor, cujas emoções e empatia diante da obra ou exposição são estimuladas por meio do texto.
O crítico, portanto, direciona a percepção do público e o convida a prestar atenção em detalhes especiais. Considerando essas questões, o curso oferece ferramentas que podem ajudar a quem deseja escrever sobre arte ou apenas se aprofundar na história e nos fundamentos da crítica. O curso apresenta alguns métodos de escrita sobre arte, o desenvolvimento histórico da crítica e almeja impulsionar reflexões sobre trabalhos artísticos e exposições.
Sobre as abordagens
O primeiro encontro, em linhas gerais, evidenciará as funções dos escritos sobre arte desde a Renascença até a atualidade. Serão destacadas as relevantes transformações ocorridas a partir da consolidação da Estética como um campo do conhecimento e, ainda, o surgimento dos salões de arte e da Crítica de arte, que dispõem trabalhos artísticos à opinião pública. As questões que passam a ser enfrentadas pela Estética e pela Crítica no contexto da arte contemporânea também têm valor nesse discussão.
O segundo momento do curso aponta para os pioneiros da crítica de arte no Brasil, fechando o conteúdo histórico do curso. O arco de questões voltadas à noção de “obra aberta”, pauta bastante significativa para a interpretação de obras de arte na contemporaneidade, tem lugar de destaque nessa discussão. Coletivamente, buscaremos observar imagens de trabalhos artísticos e construir interpretações para os mesmos. Discutiremos sobre os princípios da retórica e vamos observar como eles aparecem em alguns pequenos parágrafos dos textos críticos selecionados.
A terceira aula será dedicada as questões técnicas e processos de escrita. Começaremos destacando noções fundamentais para a construção de um texto crítico, aquilo que não pode ser esquecido e o que deve ser evitado. Veremos três possíveis etapas da construção de um texto sobre arte: a descrição daquilo que é visto ou que se sabe sobre a obra (tema, técnica, forma e contexto), a interpretação daquilo que foi descrito e a avaliação. Pequenos parágrafos de textos críticos serão “dissecados” para que possamos analisar cuidadosamente o modo como são construídos.
A quarta e última aula será dedicada a algumas metodologias que são utilizadas tanto pela História da arte como pela Crítica de Arte: a crítica formalista, que toma a forma da obra de arte como objeto de atenção; a iconologia, que se dedica à interpretação das imagens; e a crítica de caráter sociológico, que interpreta a obra de arte de acordo com seu contexto social, cultural e tecnológico. Serão destacados os possíveis usos de cada uma dessas linhas de pensamento, mas também seus perigos e limitações. Assim como na aula anterior, vamos analisar alguns pequenos parágrafos de textos nos quais as metodologias mencionadas podem ser percebidas.
Metodologia
Carga horária: 4 aulas com 2h30 de duração + 4h de atividades assíncronas (total: 14h)
Datas: 13 a 27 de junho (terças-feiras) de 19h30 às 22h.
Programa
Aula 1 – História da arte e crítica da arte
• Para quê serve a crítica?
• O desenvolvimento da estética e da escrita sobre arte
• Os salões de arte, a esfera pública e o surgimento da crítica
Tarefa 1 – atividade assíncrona: leitura de 2 textos indicados pelo professor.
Aula 2 – Encarando a obra de arte
• A gênese da crítica no Brasil
• A noção de obra aberta
• Pilares de um texto crítico
Tarefa 2 – atividade assíncrona: Escrita de um pequeno parágrafo sobre uma das imagens mostradas na aula.
Aula 3 – Questões técnicas e processos de escrita
• Descrever
• Interpretar
• Julgar
Tarefa 3 – atividade assíncrona: Escrita de um pequeno texto sobre uma obra de livre escolha.
Aula 4 – Possíveis abordagens e metodologias na crítica
• Crítica e forma
• Crítica e imagem
• Crítica, sociedade e tecnologias
Tarefa 4 – atividade assíncrona: Escrita de um pequeno texto sobre uma obra de livre escolha utilizando uma das metodologias apresentadas na última aula.
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Thiago Fernandes
Thiago Fernandes é mestre e doutorando em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em História da Arte pela UFRJ e em Design Gráfico pela Universidade Estácio de Sá. É colaborador do núcleo de curadoria e pesquisa do Museu de Arte do Rio. Lecionou na Escola de Belas Artes da UFRJ entre 2021 e 2022 e atua como crítico de arte independente, com textos publicados em diferentes revistas culturais, como Caju, Dasartes e seLecT.
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