Fale com o produtor
Ingressinho icon

curso online | design e construção de marca para instituições culturais, com Ricardo Lopes

12 mai - 2025 • 19:00 > 28 mai - 2025 • 21:00

Evento Online via Google Meet
Parcele em até 12x
Ingressos
Curso completo

R$ 480,00 (+ R$ 48,00 taxa)

em até 12x R$ 54,61

Vendas até 12/05/2025

1

Total

R$ 528,00

carregando
Entenda nossa taxa
A taxa de serviço permite a manutenção de nossa plataforma e a continuidade dos serviços prestados pela Sympla.Saiba mais.

Total

R$ 528,00

carregando
Entenda nossa taxa
A taxa de serviço permite a manutenção de nossa plataforma e a continuidade dos serviços prestados pela Sympla.Saiba mais.

Descrição do evento

A construção de marca para instituições culturais é um processo contínuo e sistêmico, atravessado pelos objetivos, modos de atuação, conceitos, programação e públicos próprios de cada projeto. Mais do que pensar uma identidade visual, trata-se de refletir sobre como a marca se constrói a partir de uma visão integrada entre estratégia, design e conteúdo — olhando para dentro e para fora, para o agora e para o que se quer projetar no futuro.

Este curso é um convite para pensar os desafios e as possibilidades na construção de marca/identidade, entendendo o papel do design para além da atuação estética. Através de estudos de caso, dinâmicas e discussões, os participantes serão convidados a desenvolver um olhar mais consciente e estratégico sobre o papel da marca como elo entre instituições culturais, seus públicos e o mundo contemporâneo.

 

Datas: 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de maio

Segundas e quartas-feiras

Horário: das 19h às 21h

Duração: 06 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$ 480,00

 

Curso online

Ao vivo, via plataforma de videoconferência

Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado

Curso contempla certificado no final

 

Programação

 

Aula 1 – Introdução

Marca, identidade e branding: o que se é e como é visto

Instituições culturais: sujeitos criativos e desafios de comunicação e design

Construção de marca

 

Aula 2 – Estratégias e processos na construção de marca

Refletir o que se é e ser reconhecido como

Design, inteligência sistêmica: para além do visual

Briefing como processo investigativo

 

Aula 3 – Design e construção de marca

Processos criativos

Olhar o que se faz para construir o que se é

Identidade visual: coerência, personalidade e inovação

 

Aula 4 – Digital na construção de marca

Pensar o digital e no digital

Ceci n'est pas un post: estratégias proprietárias e espírito mutante

Métricas x objetivos x públicos

 

Aula 5 – Imagem é tudo – e conteúdo mais ainda

Imagem e conteúdo: contribuições para a construção de marca

Para além de texto: formatos e públicos

 

Aula 6 – Experiência de marca: muito além de visibilidade

Viver uma marca: experiência das pessoas e percepção de marca

Produtos e extensão do valor de marca

Ser hoje e projetar para o futuro: construção de marca

 

Sobre o professor

Ricardo Lopes é profissional com mais de 15 anos de experiência em instituições e projetos culturais, atuando nas áreas de comunicação, estratégia, conteúdo, design e gestão de projetos, tanto na iniciativa pública quanto na privada. É formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP), com especialização em processos criativos, estratégia e branding.

Atualmente, é Gerente de Design no Inhotim, um dos mais importantes museus de arte contemporânea do Brasil e do mundo, onde trabalha há oito anos. Nesse período, foi responsável pela implementação do primeiro estúdio de design in-house da instituição. Também coordenou a área digital, liderando a reestruturação do site e a criação de uma nova linguagem digital para o museu – projeto premiado no Brasil Design Awards em 2022.

 

Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto

Dúvidas:

cursos@mam.org.br

WhatsApp: 11 99774 3987

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

cursos mam

A programação dos cursos do mam tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre histórias das artes e temas contemporâneos. São cursos teóricos e práticos nas áreas de histórias e crítica da arte, fotografia, literatura, artes visuais, entre outras. Ministrados por profissionais renomados, os cursos atendem tanto iniciantes como especialistas.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.