12 mai - 2025 • 19:00 > 28 mai - 2025 • 21:00
R$ 480,00 (+ R$ 48,00 taxa)
em até 12x R$ 54,61
Vendas até 12/05/2025
Total
R$ 528,00
Total
R$ 528,00
A construção de marca para instituições culturais é um
processo contínuo e sistêmico, atravessado pelos objetivos, modos de atuação,
conceitos, programação e públicos próprios de cada projeto. Mais do que pensar
uma identidade visual, trata-se de refletir sobre como a marca se constrói a
partir de uma visão integrada entre estratégia, design e conteúdo — olhando
para dentro e para fora, para o agora e para o que se quer projetar no futuro.
Este curso é um convite para pensar os desafios e as
possibilidades na construção de marca/identidade, entendendo o papel do design
para além da atuação estética. Através de estudos de caso, dinâmicas e
discussões, os participantes serão convidados a desenvolver um olhar mais
consciente e estratégico sobre o papel da marca como elo entre instituições
culturais, seus públicos e o mundo contemporâneo.
Datas: 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de maio
Segundas e quartas-feiras
Duração: 06 encontros
Público:
interessados em geral
Investimento: R$ 480,00
Curso online
Ao vivo, via
plataforma de videoconferência
Aulas gravadas
disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla
certificado no final
Programação
Aula 1 – Introdução
Marca, identidade e branding: o
que se é e como é visto
Instituições culturais: sujeitos
criativos e desafios de comunicação e design
Construção de marca
Aula 2 – Estratégias e processos na construção de marca
Refletir o que se é e ser
reconhecido como
Design, inteligência sistêmica:
para além do visual
Briefing como processo
investigativo
Aula 3 – Design e construção de marca
Processos criativos
Olhar o que se faz para construir
o que se é
Identidade visual: coerência,
personalidade e inovação
Aula 4 – Digital na construção de marca
Pensar o digital e no digital
Ceci n'est pas un post:
estratégias proprietárias e espírito mutante
Métricas x objetivos x públicos
Aula 5 – Imagem é tudo – e conteúdo mais ainda
Imagem e conteúdo: contribuições
para a construção de marca
Para além de texto: formatos e
públicos
Aula 6 – Experiência de marca: muito além de visibilidade
Viver uma marca: experiência das
pessoas e percepção de marca
Produtos e extensão do valor de
marca
Ser hoje e projetar para o
futuro: construção de marca
Sobre o professor
Ricardo Lopes é profissional
com mais de 15 anos de experiência em instituições e projetos culturais,
atuando nas áreas de comunicação, estratégia, conteúdo, design e gestão de
projetos, tanto na iniciativa pública quanto na privada. É formado em
Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa
(ISCSP), com especialização em processos criativos, estratégia e branding.
Atualmente, é Gerente de Design no Inhotim, um dos mais importantes museus de arte contemporânea do Brasil e do mundo, onde trabalha há oito anos. Nesse período, foi responsável pela implementação do primeiro estúdio de design in-house da instituição. Também coordenou a área digital, liderando a reestruturação do site e a criação de uma nova linguagem digital para o museu – projeto premiado no Brasil Design Awards em 2022.
Amigo MAM tem 20%
de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
cursos mam
A programação dos cursos do mam tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre histórias das artes e temas contemporâneos. São cursos teóricos e práticos nas áreas de histórias e crítica da arte, fotografia, literatura, artes visuais, entre outras. Ministrados por profissionais renomados, os cursos atendem tanto iniciantes como especialistas.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.