Eleito o melhor álbum brasileiro de todos os tempos, o álbum duplo “Clube da Esquina” comemora 50 anos de lançamento em 2022, ano que coincide com o aniversário de 80 anos do cantor Milton Nascimento e com a sua despedida dos palcos.
Para celebrar o cinquentenário do disco e o aniversário de Milton Nascimento, o mam oferece este curso que aborda as canções do Clube da Esquina em perspectiva histórica, estética e cultural, abarcando um arco temporal que vai do final dos anos 1960, período de auge dos festivais de MPB, de reestruturação do mercado fonográfico no Brasil e de recrudescimento do regime militar, até o final da década seguinte, marcada pelos primeiros sinais de redemocratização e pela segmentação do mercado musical.
A contextualização do álbum se dará a partir da análise e apreciação das canções, composições e arranjos registrados, da organização das faixas no álbum, da concepção do seu projeto gráfico e de outros aspectos e negociações que envolveram a sua elaboração.
Organizado em quatro aulas de caráter expositivo e dialogado, o curso também oferece ferramentas metodológicas para trabalhar com música popular na sala de aula.
Indicado para estudantes, pesquisadores, professores e interessados em geral em história e música e cultura e política.
Datas: às sextas-feiras, de 11 de novembro a 02 de dezembro
Horários: das 18h às 20h
Duração: 04 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 350,00
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas e disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Programação
Aula 1 - 11/11
Apresentação do curso - Milton Nascimento nos anos de 1960. A aula tecerá um panorama histórico e sociocultural da formação e produções fonográficas do Clube da Esquina, além de explicar o contexto dos festivais de MPB dos anos de 1960 para situar Milton Nascimento e os seus primeiros parceiros. Abordará também discos e canções dos compositores desse período, além de ideias e ideários como mineiridade, romantismo, engajamento e nacional-popular.
Aula 2 – 18/11
Clube da Esquina (1972), o álbum - A “metamorfose” de Milton Nascimento no LP Milton (EMI-Odeon, 1970) adiciona novos traços à linguagem e à musicalidade da turma de amigos e compositores posteriormente conhecida como Clube da Esquina. A apreciação do álbum homônimo de 1972, assinado por Milton e Lô Borges, com a participação efetiva de diversos outros artistas então vinculados ao “Clube”, permitirá apreender a obra tanto estética quanto social e historicamente. Transformações e impasses que caracterizaram o início dos anos de 1970 no Brasil serão discutidos a partir dos processos de gravação e montagem dos fonogramas, disposição e tratamento acústico das faixas, projeto gráfico, intertextualidades no conjunto do álbum, negociações com a censura, relações dos músicos com a EMI-Odeon e recepção do público, dos pares e da crítica.
Aula 3 – 25/11
Clube da Esquina (1972), as canções - Dando prosseguimento à apreciação textual e contextual do álbum Clube da Esquina (1972), a análise mais detida de algumas canções possibilitará enaltecer outros aspectos-chave como o experimentalismo, a coletividade na elaboração dos arranjos, os ritmos e métricas incomuns ao cancioneiro popular e a releitura de tradições culturais e musicais, bem como questões concernentes à contracultura, ao engajamento político, à crítica ao regime militar e ao diálogo com um certo ideário de integração latino-americana.
Aula 4 – 02/12
A aula apresentará outros álbuns de Milton Nascimento e parceiros lançados na década de 1970. A avaliação musical e histórico-social dessa produção fonográfica guiará a análise dos itinerários dos músicos e da gradativa dispersão de uma formação cultural, cuja informalidade e antiburocracia das relações foram marcas características.
Sheyla Diniz é atualmente pós-doutoranda (bolsista FAPESP) e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde desenvolve o projeto de pesquisa “Metá Metá: o conhecimento sociocultural através da canção contemporânea”. É mestre e doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio doutoral realizado na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines/França. É graduada em Ciências Sociais e em Música, com habilitação em violão, pela Universidade Federal de Uberlândia. Atua nas áreas de Sociologia da Cultura, Música Popular e História Social da Canção. É autora do livro: “...De tudo que a gente sonhou: amigos e canções do Clube da Esquina” (São Paulo: Intermeios/Fapesp, 2017) e da tese de doutorado “Desbundados e marginais: MPB e contracultura nos anos de chumbo” (1969-1974). Foi professora substituta de Sociologia (ensino médio e superior) no IFMT/Campus Alta Floresta.
Dúvidas:
WhatsApp: 11 99774 3987
Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto