➜ O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
➜ A aulas serão transmitidas ao vivo, com opção de perguntas pelo chat.
➜ Quem não puder assistir ao vivo, não há problema, pois todos os participantes terão acesso ilimitado aos vídeos durante 90 dias (incluindo o vídeo da primeira aula), após a transmissão de cada aula.
➜ Os participantes terão acesso aos links para baixar os áudios de todas as aulas (para obtê-los definitivamente será necessário baixá-los em até 90 dias) e ao material complementar (textos, vídeos e bibliografia).
➜ Cada aula será dividida em quatro partes (exceto a primeira aula): na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos participantes por meio do chat; na terceira parte, exposição dos conceitos; na quarta parte, perguntas dos participantes por meio do chat.
➜ Haverá certificado de participação com carga horária de 22 horas.
Sobre o tema:
Em "Genealogia da moral", Friedrich Nietzsche sublinha a importância do conhecimento das condições e circunstâncias do surgimento dos valores morais, ou seja, é necessário investigar sob quais condições o “bom” e o “mau” foram inventados. Essa investigação implica necessariamente a compreensão da relação entre a fisiologia, o ressentimento e o surgimento dos valores morais, o que permite realizar uma crítica radical a uma tradição cultural que adoece a humanidade. Por essa razão, Nietzsche enfatiza a importância de uma outra educação que pode se tornar o instrumento de uma cultura mais elevada do que a atual, de modo a estimular o favorecimento fisiológico dos indivíduos, livrando-os, desse modo, do veneno do ressentimento e da culpa.
Aula 1, em 21/06: Apresentação geral do curso (aula gratuita).
Aula 2, em 28/06: A relação entre a psicofisiologia e os valores morais.
Aula 3, em 05/07: O ressentimento como memória das impressões e como espírito de vingança.
Aula 4, em 12/07: A inversão dos valores pela interpretação sacerdotal do mal-estar.
Aula 5, em 19/07: A má consciência como fenômeno moral (o pecado cristão); a diferença entre o Jesus de Nazaré e o Jesus do cristianismo.
Aula 6, em 26/07: A cultura na pré-história da humanidade: justiça, castigo e mnemotécnica.
Aula 7, em 02/08: A má consciência como fenômeno psicológico (interiorização dos instintos); Estado e domesticação humana.
Aula 8, em 09/08: O ideal ascético e as medicações do sacerdote-pastor.
Aula 9, em 16/08: A tarefa da educação como instrumento da cultura superior.