Combinando história, teoria e exercícios de crítica, o curso apresenta a dança a partir de outras linguagens artísticas. Usando exemplos de obras de dança agrupados pelas linguagens que os inspiram, serão trabalhados elementos de análise de espetáculo para o desenvolvimento de discussões e debates sobre os processos de criação e recepção da dança.
Ao longo das aulas serão apresentados materiais em vídeo de espetáculos de dança, que serão discutidos e analisados pelos participantes do curso. Entre os temas a serem abordados, estão: a ligação histórica entre música e dança, a linguagem dentro da dança, as sonoridades do corpo, o cenário e o figurino como elementos de visualidade, a participação do espectador na obra de arte, a lógica do vídeo como recurso coreográfico, os experimentalismos e a dança no espaço dos museus.
O curso é voltado a interessados em geral. Não é necessário conhecimento prévio de dança, nem de análise de espetáculos cênicos.
Datas: às quintas-feiras, de 02 de fevereiro a 02 de março de 2023
Horários: das 19h30 até 21h30
Duração: 06 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas e disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Programação
Aula 1 - Dança e Música (1)
Elementos fundamentais de análise de espetáculos
Sistemas de inspiração, referência, adaptação e plágio em dança
Ligação histórica entre música e dança
A dança como música em movimento
A música como inspiração: referência e musicalidade
Aula 2 - Dança e Literatura
A matriz verbal da linguagem, na dança
Narratividade em movimento
Do libreto à referência literária: processos históricos
O movimento como verbo, a percepção da dança como ação
Poesia, prosa, e o que mais? - gêneros textuais e a dança
Aula 3 - Dança e Música (2)
A música como inspiração: experimentação e processualidade
Sonoridades do próprio corpo
Música gravada, música ao vivo
Composições para a dança, composições com a dança
A matriz sonora da linguagem, na dança
Aula 4 - Dança e Artes Visuais (1)
A matriz visual da linguagem, na dança
Decorativo, estrutural, contextual: as artes visuais como elemento cênico
Cenário, figurino, elementos de visualidade e sua proximidade com a dança
Da inspiração à construção conjunta: efeitos da participação de outras artes na criação da dança
A dominância do visual na recepção das artes da cena
Aula 5 - Dança e Vídeo
O vídeo como recurso de registro, o registro como perpetuação da dança
A câmera como recurso cênico
A lógica da câmera como recurso coreográfico
Edição de vídeo, edição coreográfica, edição de vídeo de coreografia
Experimentação, dança em vídeo, a dança em meio digital depois da pandemia
Aula 6 - Dança e Artes Visuais (2)
Criação coreográfica a partir de elementos de visualidade
Interferência estrutural propositiva
Escultura cinética, instalação, ativação
A dança no espaço dos museus
As artes como referência ampla para a dança: inspirações e contaminações
Henrique Rochelle é crítico de dança, pesquisador, doutor e mestre em Artes da Cena (Unicamp), especialista em Mídia, Informação e Cultura (USP), com estágio doutoral na Université Paris 8, e dois estágios de pós-doutorado na USP, onde também foi professor colaborador da Escola de Comunicações e Artes. É mestrando em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas (UFRGS).
É coordenador do upgrade.BR, método de formação em dança, e docente na especialização em Ensino da Dança da Unidança/UCAM. É redator da Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira, fez parte da equipe de pesquisa na realização dos livros de 50 anos e dos DVDs de 45 Anos do Balé da Cidade de São Paulo, foi editor assistente do Art Research Journal, editor convidado da Revista Brasileira de Estudos da Presença, Secretário Geral do Programa Danse Aller-Retour do Institut Français, FUNARTE, Secretarias do Estado da Cultura de São Paulo e do Ceará, e Bienal Internacional de Dança do Ceará.
Editor do livro “Dança, História, Ensino e Pesquisa”, contribuiu com coletâneas como “Interdisciplinarity in the Performing Arts”, “Periodismo Cultural en el siglo XXI”, “The Bloomsbury Handbook of Philosophy and Dance” e “The Oxford Handbook of Contemporary Ballet”.
Foi membro de comissões e presidente de bancas de avaliação de projetos, é parecerista da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, membro da Comissão de Dança da APCA - Associação Paulista de Críticos de Artes, e é editor do site Outra Dança e da Revista Sala Preta (PPGAC - ECA - USP).
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