13 set - 2023 • 09:30 > 28 set - 2023 • 11:30
O curso oferece uma abordagem detalhada sobre os processos envolvidos na produção de exposições de arte, fornecendo uma compreensão das etapas necessárias para concretizar uma mostra.
Explorando temas frequentemente
negligenciados, mas cruciais no cotidiano da produção de exposições, a proposta
é compartilhar experiências e práticas desse campo de atuação com profissionais
e entusiastas da área.
Os encontros estão organizados em sequência cronológica, abrangendo introdução ao tema, pré-produção, produção, pós-produção e produção de exposição na pandemia. Ministrado online, o curso conta com material digital, vídeos relacionados aos temas, depoimentos de profissionais e indicações de leitura.
Reconhecendo a natureza coletiva da atividade de produção, o curso incentiva também reflexões sobre o processo, suas implicações e como isso pode enriquecer outras áreas de atuação.
Voltado para estudantes,
pesquisadores, professores, artistas, curadores, gestores, produtores e
qualquer pessoa interessada no tema, o curso não exige conhecimento prévio.
Datas: 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de setembro
Terças e quintas-feiras
Duração: 06
encontros
Público:
interessados em geral
Investimento: R$
480,00
Curso online ao vivo,
via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas e
disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla
certificado no final
Conteúdo
programático
Aula 1 - Introdução
Apresentação do curso e referências bibliográficas
Exploração de espaços culturais e tipos de exposições
Linha do tempo da expografia: uma breve contextualização
O papel e as áreas de atuação da produtora/produtor de
exposição
Vídeo: Gestoras Culturais - uma conversa sobre produção de
exposições
Apresentação das etapas de trabalho: pré-produção, produção
e pós-produção
Como nasce uma exposição
Aula 2 – Pré-produção
Aspectos relacionados a leis de incentivos, editais
públicos e privados e captação de recursos
Elaboração de cronogramas, planilhas de custos e listas de obras
Documentação necessária para empréstimo, seguro e
transporte de obras
Contratos, licenças e autorizações essenciais
Aula 3
Concepção dos projetos expográfico, luminotécnico e gráfico
Logística de viagens, hospedagens e pagamento perdiem
Abordagem com a assessoria de imprensa
Exploração do setor educativo e suas funções
Possibilidades educativas para as exposições
Aula 4 – Produção
Execução do projeto expográfico e adequação do espaço
Processo de transporte e laudo das obras
Chegada da curadora/curador e dos/das artistas
Montagem das obras e instalação de equipamentos
audiovisuais
Execução do projeto luminotécnico
Aula 5
Comunicação visual da exposição
Impressão dos materiais gráficos
Limpeza do espaço e treinamento da equipe de segurança
Registro fotográfico das obras e da exposição
Cerimônia de abertura da mostra
Manutenção da exposição durante sua exibição
Aula 6 – Pós-produção e produção de exposição na pandemia
Desmontagem da exposição
Laudos e devolução das obras
Carta de agradecimento às coleções e fechamento do projeto
Prestação de contas e elaboração de relatórios finais
Abordagem específica sobre protocolos de segurança durante
a pandemia, apresentação de casos e atualidades relacionadas.
Sobre a professora
Daniele
Carvalho atua há dezoito anos na área da cultura e desde 2010 em produção de
exposições. Cursou Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC
SP, pós-graduação em Fundamentos da Cultura e das Artes pelo Instituto de Artes
da UNESP e bacharelado em Artes Plásticas pela mesma universidade. Trabalhou
como educadora na Fundação Bienal, Centro Cultural Banco do Brasil e Pinacoteca
do Estado; como produtora esteve na equipe das empresas Madaiart, Magnetoscópio
e Arte3. Por quatro anos fez parte do setor de Curadoria e Produção do Museu de
Arte Moderna de São Paulo. É fundadora da canaes_ , produtora cultural voltada
à produção de exposições e projetos de arte. Ao longo de sua carreira esteve na
produção de diversas exposições, entre elas: "Margens de 22: presenças
populares", curadoria de Joice Berth, Tadeu Kaçula e Alexandre Bispo, Sesc
Carmo, 2022-2023 | "Máquina Kalunga", de Aline Motta, curadoria
Claudinei Roberto da Silva, Sesc Belenzinho, 2022 | "Allegro", de Guto
Lacaz, curadoria Douglas de Freitas, Chácara Lane, Museu da Cidade de São
Paulo, 2019-2020 | "Trapézio", de Luiz Hermano, curadoria Cauê Alves,
Sesc Santo Amaro, 2018 | "Maria Martins: metamorfoses", curadoria
Veronica Stigger, MAM SP, 2013 | ”Bispo do Rosário", Art et Marges Musée-Museum,
curadoria Carine Fol e Wilson Lázaro, Bruxelas, 2011 | "I in U EU em
TU", de Laurie Anderson, curadoria Marcello Dantas, CCBB SP e RJ, 2011.
Amigo MAM tem 20%
de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores
e aposentados tem 10% de desconto
Dúvidas:
WhatsApp: 11 99774
3987
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
cursos mam
A programação dos cursos do mam tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre histórias das artes e temas contemporâneos. São cursos teóricos e práticos nas áreas de histórias e crítica da arte, fotografia, literatura, artes visuais, entre outras. Ministrados por profissionais renomados, os cursos atendem tanto iniciantes como especialistas.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.