07 nov - 2023 • 19:00 > 24 nov - 2023 • 21:00
Este curso tem como objetivo geral explorar e discutir o conceito moderno de moda, relacionando-o com as noções de arte na modernidade e no modernismo. Utilizando uma extensa bibliografia filosófica, sociológica, histórica e iconográfica, o curso busca analisar as interações entre moda, arte e design presentes nas obras de movimentos e artistas ligados às vanguardas modernistas do século 20.
Dentro desse contexto, os modernistas propuseram a dissolução das fronteiras existentes entre as linguagens artísticas por meio da criação da “roupa de artista”, ou seja, a concepção de vestimentas a partir do conteúdo estético-político de seus movimentos. Essas vanguardas buscavam aproximar a roupa do corpo da pintura, escultura, literatura e arquitetura. Exemplos incluem os estudos de pintura fauvista de Raoul Dufy, que se transformaram em estampas para a maison Paul Poiret; os vestidos de Robert e Sonia Delaunay, que criavam verdadeiros poemas têxteis sobre o corpo; o futurismo italiano e suas ideias arquitetônicas que influenciaram a forma das vestimentas; e o surrealismo francês, com a transposição onírica das esculturas e pinturas de Dalí, que reimaginavam os objetos vestíveis propostos pela costureira Elsa Schiaparelli. Todos esses exemplos eram capazes de expressar, como linguagem não-verbal da vestimenta, a experiência interior do sujeito moderno.
Público-alvo: estudantes,
pesquisadores, profissionais e interessados em moda, arte e ciências humanas, a
partir de 16 anos.
Datas: 27 de outubro, 03, 10 e 17 de novembro
Sextas-feiras
Duração: 4 encontros
Público: interessados
em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso online
Ao vivo, via
plataforma de videoconferência
Aulas gravadas
disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla
certificado no final
Conteúdo programático
Aula 1 – Moda,
modernidade e modernismo
- Os conceitos e as noções de moda e sua relação com o
moderno, a modernidade e o modernismo;
- O costureiro como artista;
- O que significa dizer que a moda é uma arte?
Aula 2 – O
modernismo como problema das Formas
- Do representativo ao abstracionismo: as influências de
Picasso e Braque no corte do vestido;
- Relações entre a moda modernista e a literatura, a poesia
e as artes visuais;
- Moda, arte e modernismo: Paul Poiret e as estampas de
Raoul Dufy, Chanel e o design moderno, o geometrismo art déco de Jean Patou nas
fotografias de George Hoyningen-Huene, os drapeados gregos em Madeleine Vionnet
e Mariano Fortuny, entre outros.
Aula 3 – A roupa
de artista nas vanguardas modernistas
- O futurismo italiano e as vestes de Giacomo Balla;
- A moda surrealista em Elsa Schiaparelli;
- O construtivismo russo e a moda: Liubov Popova e Varvara
Stepanov;
Aula 4 – A roupa
de artista no pós-modernismo;
- Os concretistas brasileiros e as vestimentas (diálogos
com o acervo do MAM-SP);
- Os parangolés de Oiticica;
- Os trajes de Joseph Beuys;
- O manto sagrado de Arthur Bispo do Rosário;
Sobre o professor
Brunno
Almeida Maia é um pesquisador em filosofia e teoria da Moda pela Universidade
Federal de São Paulo (Unifesp). Ele atuou como curador da exposição “Ema e a
Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos”, realizada na Casa
Museu Ema Klabin, bem como do Ciclo de Conferências “A atualidade de Marcel
Proust (1871-1922)”, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. Além disso,
atua como professor convidado em diversas instituições, como a Universidade de
São Paulo (USP), Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), Istituto Europeo di
Design (IED) e Centro Universitário Belas Artes. No momento, Brunno Almeida
Maia está trabalhando em seu próximo livro intitulado “Tempos de exceção:
ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, a ser lançado em breve).
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