Apresentar o que é pesquisa de usuários e sua intersecção com o mercado como um todo que não somente o tecnológico. Analisar métodos e processos de pesquisa para dar sustentação teórica e demonstrar casos práticos, possibilitando que o aluno possa iniciar projetos de pesquisa, seja ele ingressante ou já atuante no mercado. Conhecer a teoria base dos processos de pesquisa qualitativa e quantitativas, transmitir boas práticas de mercado e propor a discussão da atuação do profissional na área.
PÚBLICO ALVO:
Product Designers, Profissionais de Marketing, Product Owners, Gerentes de Projeto, Scrum Masters, Fundadores de startups, Empreendedores, Profissionais que trabalham com UX Designers, Redatores, Criativos, Conteudistas, Estudantes de Comunicação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Aula 1: O que é e para que serve a pesquisa de usuário
Aula dedicada ao entendimento do que é e como atua um pesquisador de usuário e por onde começar um trabalho de pesquisa de usuário.
– Como atua um Pesquisador de usuário
– Processo de trabalho de um Pesquisador de usuário
– Matriz CSD – trabalhando um problema real|
– Desk Research – O que é e como fazer pesquisa de dados secundários|
– Benchmark – O que é e como fazer
Aula 2: Dados Comportamentais
Aula dedicada a aprofundar o conhecimento sobre pesquisa qualitativa, construção de roteiro e processos de recrutamento.
– O que é pesquisa qualitativa
– Pesquisa comportamental e atitudinal
– Construindo roteiro
– Processos de recrutamento (convite, amostra e crivo)
Aula 3: Dados Comportamentais
Aula dedicada ao processo de análise dos resultados das entrevistas em profundidade e o que fazer com eles.
– Entrevistando o usuário – direitos e deveres do pesquisador
– Analisando resultados – proposta de análise de entrevista em profundidade
– Personas – como utilizar os dados de pesquisa no desenho da persona
Aula 4: Dados estatísticos
Aula dedicada a aprofundar o conhecimento sobre pesquisa quantitativa, formulação e aplicação de um questionário.
– O que é pesquisa quantitativa
– Tipos de questionários|
– Tipos de perguntas|
– Construção e aplicação de um questionário
Aula 5: Dados estatísticos e outros tipos de pesquisa
Aula dedicada ao aprendizado e importância de como fazer um cálculo amostral e suas estatísticas básicas, desenho de personas e outras pesquisas quali e quantis.
– Aprendendo a calcular a amostra – universo/população, margem de erro e intervalo de confiança
– Pré-teste de questionário e disparo
– Encontrando padrões – proposta de análise de resultados de pesquisa quantitativa
– Criando rotina – como passar a se orientar por dados de pesquisa e manter uma rotina ativa de conversa com seus usuários.
Professora: Andréa Minichelli
Especialista em UX Research, com 14 anos de experiência em pesquisa de mercado e negócio. Atualmente, é UX Researcher na Catho. Trabalhou em empresas como Atento Brasil, Telefonica, Coca-Cola, Infracommerce e VAGAS.com.
Pós-graduada em Opinião Pública e Inteligência de Mercado pela FESPSP, UX Digital pela PUC São Paulo e Arquitetura da Informação e UX pela FIT. Já atuou em projetos para marcas como Sky, Porto Seguro, HP, Apple, Banco do Brasil e Unilever.
Informações:
Data: 22 a 26/maio/2023
Dias: Segunda à sexta-feira
Horário: 19h ás 22h
Carga horária: 15 horas
Aulas pela Plataforma Google Meeting – enviaremos o link.
***Com certificado.
Valores:
Associados: R$ 300,00
Não associados: R$ 450,00
Boleto/Pix
Inscrições: (11) 9 9166 3825 ou [email protected]
HORÁRIO
22 (Segunda) 19:00 - 26 (Sexta) 22:00