13 mai - 2023 • 09:00 > 16 mai - 2023 • 21:30
13 mai - 2023 • 09:00 > 16 mai - 2023 • 21:30
Organização: LACLIMA – Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action
Data: Aula 1 - 13/05, das 9h às 11h30
Aula 2 - 16/05, das 19h às 21h30
Duração: 5 horas
Objetivo: O objetivo do curso é proporcionar uma visão ampla sobre os principais instrumentos de mercados de carbono, passando pela compreensão de onde eles estão inseridos dentro dos desafios de descarbonização da economia. O curso abrange desde os instrumentos regulados em tratados internacionais e em sistemas criados por governos nacionais e subnacionais até as experiências do mercado que se constituiu de forma voluntária, incluindo seus atores, processos e requisitos de participação, com uma abordagem prática sobre ciclo de projetos e aspectos contratuais e legais das transações de carbono. O curso também busca promover um olhar sobre riscos e meios de prevenção de greenwashing, que ameaça a integridade desses instrumentos.
Público-alvo: advogados, analistas, gerentes ou executivos de empresas e instituições financeiras, servidores públicos e quaisquer profissionais que atuam no ecossistema dos mercados de carbono e desejam se atualizar e ter uma visão mais ampla sobre o tema; bem como estudantes, acadêmicos e profissionais de quaisquer áreas que estejam ingressando no estudo ou atuação nestes mercados ou que apenas desejem ter uma visão geral, histórica e compilada sobre os principais instrumentos de mercados de carbono até a atualidade.
Formato: aulas online via plataforma Zoom. Aulas expositivas com espaço para perguntas e respostas. Os vídeos das aulas ficarão disponíveis para acesso online exclusivo por um período de até 03 meses, e as apresentações e material de leitura serão disponibilizados para download. Certificados de conclusão do curso serão entregues mediante comprovação de presença em 100% das aulas.
Programação:
Aula 1 – Precificação de carbono e sistemas de mercado de carbono regulado
Precificação do carbono:
O que é a precificação do carbono e por que precificar?
Tipologias de mercados de carbono e suas unidades
Sistemas e mecanismos internacionais vinculados à ONU:
Instrumentos do Protocolo de Quioto
Instrumentos do Artigo 6 do Acordo de Paris
Sistemas mandatórios domésticos:
Como funciona um sistema de comércio de emissões (SCE)
Experiências em jurisdições selecionadas
Expectativas de regulamentação no Brasil
Aula 2 – Aspectos teóricos e práticos do mercado voluntário de carbono
Mercados Voluntários de Carbono:
Dinâmica, fluxos e ecossistema de atores
Iniciativas autorreguladas e melhores práticas
Ciclo de projetos e critérios de elegibilidade
Metodologias e oportunidades para o Brasil
Prevenção de greenwashing
Aspectos comerciais e contratuais
Natureza jurídica e tributação do crédito de carbono
Professores:
Caroline Prolo: Advogada especializada em direito das mudanças climáticas e mercados de carbono. Consultora do International Institute for Environment and Development (IIED) e do grupo dos Least Developed Countries nas negociações da UNFCCC no tema de instrumentos de cooperação e mercados de carbono. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Direito pela University College London (UCL). Colunista dos jornais Valor Investe e Capital Reset em matéria de mudanças climáticas e mercados de carbono. Foi sócia da prática de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas no Stocche Forbes Advogados, onde atuou em consultoria para empresas, desenvolvedores de projeto, investidores, instituições financeiras e governo no contexto dos mercados voluntários de carbono e políticas públicas de regulação de carbono.
João Daniel de Carvalho: Empreendedor, gestor ambiental, advogado e conservacionista. Atua como Diretor de Estratégia da ERA – Ecosystem Regeneration Associates, desenvolvedora de projetos de créditos de carbono e serviços ambientais sediada no Brasil, que criou o primeiro projeto de REDD+ do mercado voluntário de carbono no Cerrado. É responsável pela estratégia comercial e de novos negócios da empresa, além de atuar diretamente como Head of Policy em todas as matérias de cunho regulatório e advocacy. Anteriormente já atuou como Legal Research Officer do Blockchain & Climate Institute e é co-fundador do hub brasileiro da Wellbeing Economic Alliance (WeAll) e membro da LACLIMA. João é graduado em direito pela PUC/RJ com MBA Executivo em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela COPPE/UFRJ.
Pedro Carvalho: Líder de Portfolio na Ecosecurities, onde é responsável pela análise regulatória e política e outras iniciativas de governança envolvendo mercados de carbono regulados ou não-regulados, bem como é responsável pela coordenação e gestão do portfolio de créditos de carbono da companhia. Possui mais de 10 anos de experiência em regulamentação de mercados complexos, tendo trabalhado com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no departamento de governança e política de convenções ambientais multilaterais. Graduado em Direito pela PUC/SP, L.LM pelo Insper e mestrado com foco em governança climática e política energética pela Universidade de St. Gallen (Suíça).
Natascha Trennehpohl: Doutora em Direito pela Humboldt-Universität zu Berlin na Alemanha e Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sócia do escritório Trennepohl Advogados em São Paulo. Trabalha com ESG, mercados de carbono e sustentabilidade. É autora de livros e artigos em matéria ambiental, incluindo a obra “Mercado de Carbono e Sustentabilidade” (SaraivaJur, 2022).
Moderação:
Rodrigo Sluminsky: Advogado especializado em direito das mudanças climáticas e transição energética. Diretor de Captação e Relação com Investidores da LACLIMA. Professor da FIA Business School e do CEDIN – Centro de Estudos em Direito de Energia – nas disciplinas de direito das mudanças climáticas, investimentos responsáveis e ESG, energias renováveis e financiamento climático. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com LL.M em Direito Corporativo pelo IBMEC e Executive MBA pela Fundação Dom Cabral. Atuou por muitos anos como Diretor Jurídico, General Counsel e membro do Conselho de Administração em empresas no setor de energias renováveis.
Investimento: R$495,00* **.
*Integrantes da LACLIMA receberão por e-mail voucher com desconto de 20%.
**05 ingressos cortesia serão oferecidos para integrantes da LACLIMA pessoas pertencentes a grupos minorizados em virtude de raça ou etnia, pessoas com deficiência (PCD) ou pessoas de baixa renda. O formulário para concorrer aos ingressos cortesia será enviado por e-mail para os integrantes da LACLIMA.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
LACLIMA
A LACLIMA é a primeira associação de advogados de mudanças climáticas na América Latina, que vem se dedicando ao estudo, desenvolvimento, compartilhamento e produção de conhecimento sobre o direito das mudanças climáticas. Para saber mais acesse: https://laclima.org/
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.